Receita de hambúrguer vegano light delicioso

Especialista da área:
atualizado em 29/04/2021

Quem segue um estilo de vida vegano obviamente não come hambúrguer de carne de vaca, de frango ou de peixe. Afinal, uma grande característica do veganismo é justamente abandonar o consumo de qualquer produto de origem animal.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, não comer qualquer produto de origem animal significa que nem mesmo os hambúrgueres vegetarianos que levam ovo ou leite de vaca na massa servem para os veganos. A boa notícia é que existem versões do prato adaptadas especialmente para os seguidores do veganismo.

Por exemplo, hoje vamos conhecer uma receita de hambúrguer vegano light que é feito à base de grão-de-bico. A sua massa conta ainda com pasta de amendoim e farinha de trigo (ou farinha de arroz, para quem precisar que a preparação seja sem glúten).

Sua preocupação é com o sabor do hambúrguer? Então, fique tranquilo, pois a receita também leva vários ingredientes e temperos saborosos, como pimentão, alho, cebola, salsinha, cúrcuma e páprica doce.

Mesmo para quem não é vegano, vale a pena experimentar e comer algo diferente! Portanto, aprenda já como preparar o hambúrguer vegano light. O passo a passo está logo a seguir:

Hambúrguer vegano

Hambúrguer vegano light

Que tal um hambúrguer sem carne? É uma forma diferente de consumir o grão-de-bico!
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 50 mins
Refeição Almoço, Jantar, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 5
Calorias 165 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Peneira
  • Panela
  • Frigideira
  • Processador de alimentos

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Colocar o grão-de-bico em uma tigela, cobrir com água e deixar de molho por oito a 12 horas. Após, descartar a água, transferir o grão-de-bico para uma peneira e lavar na água corrente.
  • Juntar o grão-de-bico com um litro de água em uma panela e levar ao fogo. Quando começar a ferver, desligar o fogo, tampar e deixar descansar por 15 minutos. Após, com o auxílio de peneira, descartar a água novamente e reservar o grão-de-bico.
  • Aquecer o azeite de oliva em uma frigideira ao fogo. Acrescentar a cebola, o alho e a cenoura para dourar no fogo alto por dois a três minutos. Adicionar o pimentão e dourar por mais um minuto.
  • Juntar 150 ml de água na frigideira e deixar refogar até o líquido secar por completo. Desligar o fogo e reservar.
  • Colocar o grão-de-bico já frio no processador de alimentos e acrescentar a mistura da frigideira, que também deve estar fria. Adicionar ainda a pasta de amendoim, o sal, a cúrcuma, a páprica e duas colheres de sopa de farinha.
  • Processar um pouco, até formar uma massa pesada que dê para moldar, o que deve levar entre três a quatro minutos. Pausar o processamento de vez em quando para raspar as bordas e ajudar a misturar. Após processar, colocar a massa em uma tigela e levar à geladeira por um hora.
  • Passado esse tempo, enfarinhar as mãos e uma superfície bem limpa com a farinha que restou. Colocar a massa em cima da superfície e dividi-la, modelando no formato de hambúrgueres.
  • Aquecer um pouco de óleo vegetal em uma frigideira ao fogo. Cozinhar um hambúrguer (ou mais, caso caiba na sua frigideira) por vez: dourar dois minutos de um lado, dois minutos do outro, mais dois minutos do primeiro lado e mais dois minutos do outro. Prontinho!

Notas

  • Se quiser que o hambúrguer vegano seja sem glúten, troque a farinha de trigo por farinha de arroz.
  • Caso não tenha um processador, você pode misturar a massa com o mixer de mão. Basta colocar os ingredientes em uma tigela e bater com o mixer. Outra opção é usar o liquidificador. Mas, tome cuidado para não bater demais. Bata um pouco, pare, raspe a tigela ou copo para ajudar a misturar e bata novamente.
  • Os valores nutricionais e de calorias abaixo são apenas do hambúrguer e não levam em conta qualquer acompanhamento como pão, salada, molho ou queijo vegano. Para não elevar muito as calorias do prato, opte por acompanhamentos saudáveis.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 165kcalCarboidratos: 19gProteína: 5gGordura: 8gGordura Saturada: 3gSódio: 518mgPotássio: 296mgFibras: 4gAçúcar: 4gVitamina A: 3024IUVitamina C: 27mgCálcio: 62mgFerro: 2mg
Palavras Chave hambúrguer vegano, hambúrguer vegano light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário