Receita de hambúrguer vegetariano de grão-de-bico!

Especialista da área:
atualizado em 26/10/2020

O amor e o cuidado pelos animais e com o meio ambiente motiva algumas pessoas a adotar uma dieta vegetariana, enquanto outras procuram a melhora da saúde. Entretanto, isso não significa que a tarefa seja fácil. Afinal, mudar os hábitos alimentares é algo que exige tempo de adaptação.

Neste meio tempo em que se adapta, o novo vegetariano pode sentir falta de algumas comidas. Por exemplo: aquele saboroso hambúrguer do final de semana. Mas ele não precisa ficar na vontade. Quem disse que vegetariano não come hambúrguer?

  Continua Depois da Publicidade  

Existe uma versão do prato que é perfeita para eles: o hambúrguer vegetariano. Por exemplo, umas das opções é o hambúrguer vegetariano de grão-de-bico.

Ele permite aproveitar os benefícios do grão-de-bico, ao mesmo tempo em que ajuda a matar a saudade e a vontade de comer um hambúrguer. Além disso, até para quem come carne, a receita pode ser uma excelente e saudável opção!

Afinal, sem todas as gorduras que podem dar as caras em um hambúrguer tradicional, o hambúrguer vegetariano de grão-de-bico pode se tornar uma alternativa para quem deseja se alimentar de modo mais saudável.

Então, chega de papo! Vamos aprender já o passo a passo de como preparar o hambúrguer vegetariano de grão-de-bico:

Hambúrguer de grão-de-bico

Hambúrguer vegetariano de grão-de-bico

Um deliciooa hambúrguer sem carne. Ótima opção de lanche ou jantar para o final de semana.
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 hrs
Tempo de Espera 30 mins
Tempo Total 10 hrs 30 mins
Refeição Jantar, Lanche
Rendimento 5
Calorias 161 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Frigideira
  • Processador de alimentos
  • Peneira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Despejar o grão-de-bico em uma tigela, encher de água e deixar de molho por oito a 12 horas. Peneirar para descartar a água do molho e lavar o grão-de-bico na água corrente.
  • Transferir o grão-de-bico para uma panela com um litro de água e levar ao fogo. Quando começar a ferver, desligar o fogo, tampar a panela e deixar descansar por 15 minutos. Após esse tempo, peneirar novamente para descartar a água outra vez e reservar o grão-de-bico.
  • Colocar uma colher de azeite de oliva em uma frigideira e levar ao fogo para aquecer. Juntar a cebola, o alho e a cenoura para dourar no fogo alto por dois a três minutos.
  • Acrescentar o pimentão e dourar por mais um minuto. Adicionar 150 ml de água e refogar até todo o líquido secar. Não pode haver excesso de líquido mesmo. Desligar o fogo e reservar.
  • Juntar o grão-de-bico frio e a mistura da panela também já fria no processador de alimentos. Acrescentar a pasta de amendoim, o sal, a cúrcuma, a páprica, a salsinha e duas de colheres de sopa de farinha de trigo.
  • Processar por aproximadamente três a quatro minutos, até formar uma massa pesada que dê para moldar. De vez em quando, pausar o processamento para raspar as beiradas da tigela do processador, antes de continuar.
  • Transferir a massa para uma tigela e levar à geladeira durante uma hora.
  • Após, enfarinhar as mãos e a superfície onde os hambúrgueres serão postos. Pegar a massa e modelar cinco porções no formato de hambúrguer.
  • Despejar uma colher de sopa de azeite de oliva na frigideira e levar ao fogo médio para aquecer. Acrescentar um hambúrguer por vez e dourar cada lado duas vezes, dois minutos cada vez. Então, servir.

Notas

  • O hambúrguer pode ser congelado cru ou já frito durante até dois meses.
  • Você pode servir o hambúrguer no pão ao lado de queijo, alface, tomate e outros vegetais. Mas haverá um acréscimo de calorias.
  • Se não tiver processador de alimentos, você pode processar com o mixer de mão em uma tigela. Outra opção é bater no liquidificador. Entretanto, tenha o cuidado de não bater demais: bata, pare um pouquinho para raspar a massa e bata novamente.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Hambúrguer vegetariano de grão-de-bico
Quantidade por Porção
Calorias 161 Calorias da Gordura 72
% Valores Diários*
Gordura Total 8g12%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 5g
Sódio 510mg26%
Potássio 287mg6%
Carboidratos 18g6%
Fibras 4g16%
Açúcar 4g
Proteína 5g10%
Vitamina A 3759IU125%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 26mg29%
Vitamina E 2mg13%
Vitamina K 194mcg162%
Cálcio 54mg4%
Cobre 1mg
Folato 93mcg23%
Ferro 2mg11%
Manganês 1mg43%
Magnésio 35mg8%
Fósforo 94mg8%
Selênio 3mcg5%
Zinco 1mg9%
Ácido Fólico (B9) 7mcg2%
Colina 21mg4%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave hambúrguer, hambúrguer de grão-de-bico, hambúrguer vegetariano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário