O amor e o cuidado pelos animais e com o meio ambiente motiva algumas pessoas a adotar uma dieta vegetariana, enquanto outras procuram a melhora da saúde. Entretanto, isso não significa que a tarefa seja fácil. Afinal, mudar os hábitos alimentares é algo que exige tempo de adaptação.
Neste meio tempo em que se adapta, o novo vegetariano pode sentir falta de algumas comidas. Por exemplo: aquele saboroso hambúrguer do final de semana. Mas ele não precisa ficar na vontade. Quem disse que vegetariano não come hambúrguer?
Existe uma versão do prato que é perfeita para eles: o hambúrguer vegetariano. Por exemplo, umas das opções é o hambúrguer vegetariano de grão-de-bico.
Ele permite aproveitar os benefícios do grão-de-bico, ao mesmo tempo em que ajuda a matar a saudade e a vontade de comer um hambúrguer. Além disso, até para quem come carne, a receita pode ser uma excelente e saudável opção!
Afinal, sem todas as gorduras que podem dar as caras em um hambúrguer tradicional, o hambúrguer vegetariano de grão-de-bico pode se tornar uma alternativa para quem deseja se alimentar de modo mais saudável.
Então, chega de papo! Vamos aprender já o passo a passo de como preparar o hambúrguer vegetariano de grão-de-bico:
Hambúrguer vegetariano de grão-de-bico
Equipamento
- Tigela
- Frigideira
- Processador de alimentos
- Peneira
Ingredientes
- 1 xícara grão-de-bico cru
- 2 colheres de sopa azeite de oliva
- 4 dentes alho picados
- 1 cebola grande, cortada em pedaços
- 1 cenoura bem pequena, cortada em pedaços
- 3 colheres de sopa farinha de trigo
- 1 colher de chá páprica doce
- ½ colher de chá cúrcuma em pó (opcional)
- 1 colher de chá sal
- 1 maço salsinha (maço pequeno)
- 1 colher de sopa pasta de amendoim
- ¼ pimentão-vermelho médio, picado
- água
Instruções
- Despejar o grão-de-bico em uma tigela, encher de água e deixar de molho por oito a 12 horas. Peneirar para descartar a água do molho e lavar o grão-de-bico na água corrente.
- Transferir o grão-de-bico para uma panela com um litro de água e levar ao fogo. Quando começar a ferver, desligar o fogo, tampar a panela e deixar descansar por 15 minutos. Após esse tempo, peneirar novamente para descartar a água outra vez e reservar o grão-de-bico.
- Colocar uma colher de azeite de oliva em uma frigideira e levar ao fogo para aquecer. Juntar a cebola, o alho e a cenoura para dourar no fogo alto por dois a três minutos.
- Acrescentar o pimentão e dourar por mais um minuto. Adicionar 150 ml de água e refogar até todo o líquido secar. Não pode haver excesso de líquido mesmo. Desligar o fogo e reservar.
- Juntar o grão-de-bico frio e a mistura da panela também já fria no processador de alimentos. Acrescentar a pasta de amendoim, o sal, a cúrcuma, a páprica, a salsinha e duas de colheres de sopa de farinha de trigo.
- Processar por aproximadamente três a quatro minutos, até formar uma massa pesada que dê para moldar. De vez em quando, pausar o processamento para raspar as beiradas da tigela do processador, antes de continuar.
- Transferir a massa para uma tigela e levar à geladeira durante uma hora.
- Após, enfarinhar as mãos e a superfície onde os hambúrgueres serão postos. Pegar a massa e modelar cinco porções no formato de hambúrguer.
- Despejar uma colher de sopa de azeite de oliva na frigideira e levar ao fogo médio para aquecer. Acrescentar um hambúrguer por vez e dourar cada lado duas vezes, dois minutos cada vez. Então, servir.
Notas
- O hambúrguer pode ser congelado cru ou já frito durante até dois meses.
- Você pode servir o hambúrguer no pão ao lado de queijo, alface, tomate e outros vegetais. Mas haverá um acréscimo de calorias.
- Se não tiver processador de alimentos, você pode processar com o mixer de mão em uma tigela. Outra opção é bater no liquidificador. Entretanto, tenha o cuidado de não bater demais: bata, pare um pouquinho para raspar a massa e bata novamente.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?