Receita de hambúrguer vegetariano de grão-de-bico!

Especialista:
atualizado em 26/10/2020

O amor e o cuidado pelos animais e com o meio ambiente motiva algumas pessoas a adotar uma dieta vegetariana, enquanto outras procuram a melhora da saúde. Entretanto, isso não significa que a tarefa seja fácil. Afinal, mudar os hábitos alimentares é algo que exige tempo de adaptação.

Neste meio tempo em que se adapta, o novo vegetariano pode sentir falta de algumas comidas. Por exemplo: aquele saboroso hambúrguer do final de semana. Mas ele não precisa ficar na vontade. Quem disse que vegetariano não come hambúrguer?

Existe uma versão do prato que é perfeita para eles: o hambúrguer vegetariano. Por exemplo, umas das opções é o hambúrguer vegetariano de grão-de-bico.

Ele permite aproveitar os benefícios do grão-de-bico, ao mesmo tempo em que ajuda a matar a saudade e a vontade de comer um hambúrguer. Além disso, até para quem come carne, a receita pode ser uma excelente e saudável opção!

Afinal, sem todas as gorduras que podem dar as caras em um hambúrguer tradicional, o hambúrguer vegetariano de grão-de-bico pode se tornar uma alternativa para quem deseja se alimentar de modo mais saudável.

Então, chega de papo! Vamos aprender já o passo a passo de como preparar o hambúrguer vegetariano de grão-de-bico:

Hambúrguer de grão-de-bico

Hambúrguer vegetariano de grão-de-bico

Um deliciosa hambúrguer sem carne. Ótima opção de lanche ou jantar para o final de semana.
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 10 hrs
Tempo de Espera 30 mins
Refeição Jantar, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 5
Calorias 163 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Frigideira
  • Processador de alimentos
  • Peneira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Despejar o grão-de-bico em uma tigela, encher de água e deixar de molho por oito a 12 horas. Peneirar para descartar a água do molho e lavar o grão-de-bico na água corrente.
  • Transferir o grão-de-bico para uma panela com um litro de água e levar ao fogo. Quando começar a ferver, desligar o fogo, tampar a panela e deixar descansar por 15 minutos. Após esse tempo, peneirar novamente para descartar a água outra vez e reservar o grão-de-bico.
  • Colocar uma colher de azeite de oliva em uma frigideira e levar ao fogo para aquecer. Juntar a cebola, o alho e a cenoura para dourar no fogo alto por dois a três minutos.
  • Acrescentar o pimentão vermelho e dourar por mais um minuto. Adicionar 150 ml de água e refogar até todo o líquido secar. Não pode haver excesso de líquido mesmo. Desligar o fogo e reservar.
  • Juntar o grão-de-bico frio e a mistura da panela também já fria no processador de alimentos. Acrescentar a pasta de amendoim, o sal, a cúrcuma, a páprica, a salsinha e duas de colheres de sopa de farinha de trigo.
  • Processar por aproximadamente três a quatro minutos, até formar uma massa pesada que dê para moldar. De vez em quando, pausar o processamento para raspar as beiradas da tigela do processador, antes de continuar.
  • Transferir a massa para uma tigela e levar à geladeira durante uma hora.
  • Após, enfarinhar as mãos e a superfície onde os hambúrgueres serão postos. Pegar a massa e modelar cinco porções no formato de hambúrguer.
  • Despejar uma colher de sopa de azeite de oliva na frigideira e levar ao fogo médio para aquecer. Acrescentar um hambúrguer por vez e dourar cada lado duas vezes, dois minutos cada vez. Após, servir.

Notas

  • O hambúrguer pode ser congelado cru ou já frito durante até dois meses.
  • Você pode servir o hambúrguer no pão ao lado de queijo, alface, tomate e outros vegetais. Mas haverá um acréscimo de calorias.
  • Se não tiver processador de alimentos, você pode processar com o mixer de mão em uma tigela. Outra opção é bater no liquidificador. Entretanto, tenha o cuidado de não bater demais: bata, pare um pouquinho para raspar a massa e bata novamente.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 163kcalCarboidratos: 18gProteína: 5gGordura: 8gGordura Saturada: 1gSódio: 497mgPotássio: 275mgFibras: 4gAçúcar: 4gVitamina A: 3014IUVitamina C: 26mgCálcio: 45mgFerro: 2mg
Palavras Chave hambúrguer, hambúrguer de grão-de-bico, hambúrguer vegetariano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário