Receita de iogurte de kefir com apenas 2 ingredientes

Especialista da área:
atualizado em 11/06/2021

Como um alimento probiótico que é, o kefir traz uma série de benefícios ao organismo. Para quem não sabe muito bem como usá-lo, a boa notícia é que existem várias formas de incluir o alimento nas refeições.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, hoje nós vamos ensinar uma receita de iogurte de kefir. Para prepará-la, você precisa apenas de grãos de kefir e de um litro de leite. O resultado final é uma ótima opção para o café da manhã ou lanchinho da tarde.

É preciso ter um pouco de paciência, pois ele demora um tempinho para ficar pronto. Entretanto, valerá a pena esperar para ter uma opção saudável no seu dia a dia. Mas, lembre-se: para aproveitar as vantagens do kefir, é fundamental manter uma alimentação equilibrada.

Você também se preocupa com os efeitos colaterais do probiótico? Então, entenda se muito kefir faz mal. Além disso, não deixe de conhecer cuidados e dicas de como cuidar do seu kefir

Para experimentar o iogurte de kefir é preciso saber como prepará-lo, não é mesmo? Então, conheça o passo a passo da receita a seguir:

Kefir de iogurte

Iogurte de kefir

Um iogurte caseiro com os benefícios do kefir! Leva apenas dois ingredientes.
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 1 d
Refeição Acompanhamento, Bebidas, Café da manhã, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 4
Calorias 153 kcal

Equipamento

  • Pote de vidro esterilizado
  • Colher de plástico esterilizada
  • Pano limpo
  • Plástico
  • Peneira de plástico esterilizada
  • Jarro

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Colocar os grãos de kefir reativados dentro do pote de vidro esterilizado. Acrescentar a quantidade de leite indicada para o tanto de grãos que você tem – usa-se 500 ml para cada colher de sopa de grãos ou uma colher de chá de grãos para cada 250 ml de leite.
  • Tampar o vidro com o pano, colocar o plástico e levar para fermentar por 24 horas em um local escuro e fechadinho.
  • Passadas as 24 horas, coar o kefir, passando por uma peneira de plástico esterilizada. Transferir o líquido para um jarro e levar para a geladeira. Esse líquido já é o iogurte.
  • Esterilizar o pote de vidro e retornar os grãos de kefir ao recipiente.

Notas

  • O iogurte pode ser fermentado por no mínimo 12 horas e no máximo 36 horas.
  • Se quiser um iogurte mais grosso, use 100 ml a menos de leite do que o indicado.
  • Quando for beber o iogurte, você pode bater com frutas, suco ou outro ingrediente de sua preferência. Apenas tenha o cuidado de usar coisas saudáveis, para não anular os benefícios do kefir.
  • O iogurte de kefir dura até sete dias na geladeira.
  • Para conservar os grãos de kefir, mantenha-os em um recipiente com água filtrada e açúcar.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 153kcalCarboidratos: 12gProteína: 8gGordura: 8gGordura Saturada: 5gColesterol: 25mgSódio: 108mgPotássio: 330mgAçúcar: 13gVitamina A: 406IUCálcio: 283mgFerro: 1mg
Palavras Chave iogurte caseiro, iogurte de kefir, kefir
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário