Receita de iogurte sem lactose caseiro!

Especialista da área:
atualizado em 11/02/2021

O iogurte natural é um alimento saboroso que combina muito bem com um café da manhã ou lanchinho saudável. Além disso, ele pode servir como base de molhos para salada, shakes e até sorvetes.

Mas há um grupo de pessoas que não consegue aproveitar o iogurte: os intolerantes à lactose. Afinal, o iogurte é feito do leite, ao passo que a lactose é justamente o açúcar do leite.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, existe uma alternativa para essas pessoas. Basta aprender como fazer iogurte sem lactose! No lugar do tradicional leite de vaca, a bebida leva leite vegetal, como leite de coco e leite de amêndoas.

Logicamente, o perfil nutricional do alimento será diferente. Mas nem por isso o iogurte sem lactose deixa de ser saboroso e saudável. Desde que se use com moderação, dentro de uma dieta saudável e equilibrada, é claro.

Embora pareça complicado, não é tão difícil preparar o seu próprio iogurte livre de lactose em casa. Portanto, aproveite para conhecer já o passo a passo de como fazer iogurte sem lactose:

Iogurte

Iogurte sem lactose caseiro

Iogurte à base de leites vegetais. Opção para os intolerantes à lactose.
4.24 de 13 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 5 mins
Tempo de Espera 15 mins
Tempo Total 20 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Rendimento 4
Calorias 157 kcal

Equipamento

  • Tigela pequena
  • Panela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar a água morna e a gelatina em uma tigela pequena. Mexer para misturar bem.
  • Deixar descansar por 10 minutos para formar uma mistura gelatinosa.
  • Bater o leite de coco, o leite de amêndoas e o mel em uma panela média no fogo médio. Deixar cozinhar em fogo brando, mexendo sempre.
  • Desligar o fogo. Juntar a mistura gelatinosa à panela dos leites mornos. Misturar tudo até dissolver completamente.
  • Distribuir o conteúdo em potinhos. Deixar esfriar até chegar à temperatura ambiente. Após, levar para gelar de um dia para o outro.

Notas

  • Se também quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten.
  • Caso opte por usar culturas ativas de bactérias do bem no seu iogurte sem lactose, coloque-as logo após dissolver a mistura gelatinosa nos leites mornos. Bata para incorporar.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Iogurte sem lactose caseiro
Quantidade por Porção
Calorias 157 Calorias da Gordura 117
% Valores Diários*
Gordura Total 13g20%
Gordura Saturada 11g55%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Sódio 92mg5%
Potássio 130mg3%
Carboidratos 10g3%
Fibras 1g4%
Açúcar 9g
Proteína 3g6%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave iogurte caseiro, iogurte caseiro sem lactose, iogurte sem lactose
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.24 de 13 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário