Receita de lasanha light vegetariana super nutritiva

Especialista da área:
atualizado em 12/01/2021

Há muitas receitas saborosas e tradicionais que não combinam tanto com uma dieta balanceada voltada para perder peso ou melhorar a saúde. Uma delas é a lasanha, que pode ser bem calórica e trazer uma massa cheia de carboidratos, além de recheios gordurosos.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, quem tem a lasanha como um de seus pratos favoritos não precisa sofrer tanto assim. Isso porque existem versões mais saudáveis e leves da receita. Por exemplo, essa lasanha light que vamos aprender hoje.

A preparação não leva aquela massa tradicional de lasanha. Quem faz as vezes da massa são legumes cortados, as super saudáveis e nutritivas abobrinha, cenoura e berinjela.

Então, na hora de montar a lasanha, é só intercalar essa massa fake de vegetais com um molho branco à base de ricota e com um molho de tomate caseiro e natural.

Não tem ideia de como fazer tudo isso? Sem problemas, pois o passo a passo de como preparar a lasanha light de hoje está logo a seguir:

Lasanha light

Lasanha light

Saboreie uma deliciosa lasanha light sem massa. Ótima para o almoço ou jantar!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 55 mins
Tempo Total 1 hr 25 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 6
Calorias 189 kcal

Equipamento

  • Liquidificador
  • Panela
  • Tábua
  • Frigideira
  • Tigela
  • Refratário

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar a ricota e o leite desnatado no liquidificador. Bater na velocidade alta por um minuto ou até formar um molho cremoso. Reservar.
  • Com o auxílio de uma faca, fazer um X na base dos tomates. Após ferver água em uma panela, colocar os tomates na água fervente por alguns segundos.
  • Depois que retirar os tomates na água fervente, mergulhá-los em uma tigela com água e gelo. Remover a pele dos tomates puxando pelo X feito com a faca.
  • Cortar os tomates ao meio, retirar as sementes e fatiar o que sobrar dos tomates em cubinhos.
  • Juntar os cubinhos de tomate com cebola picada e orégano em uma panela. Cozinhar no fogo baixo por 10 minutos. Após retirar do fogo, temperar com sal e pimenta. Acrescentar o azeite, misturar e reservar. Preaquecer o forno.
  • Cortar a cenoura ao meio e retirar uma fatia fina da lateral. Apoiar a cenoura em uma tábua, com a lateral que foi cortada apontada para baixo. Cortar fatias de cada lado da cenoura, para que ela ganhe um formato retangular.
  • Cortar o retângulo da cenoura em fatias finas e repetir o mesmo procedimento com a outra metade da cenoura. Reservar.
  • Levar ½ litro de água ao fogo alto. Assim que ferver, cozinhar as fatias de cenoura por dois minutos. Retirar do fogo, escorrer a água e reservar a cenoura.
  • Cortar a abobrinha e a berinjela em fatias finas. Grelhar os legumes em uma frigideira, 30 segundos de cada lado de cada fatia de legume.
  • Montar a lasanha em uma travessa refratária: começar com uma camada de legumes, fazer uma camada de molho branco, outra camada de legumes e uma camada de molho de tomate. Repetir a ordem até acabar com as fatias de legumes. Finalizar com o molho de tomate.
  • Levar ao forno para assar por 20 minutos.

Notas

  • Se quiser, decore a lasanha com folhas de manjericão antes de servir.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Lasanha light
Quantidade por Porção
Calorias 189 Calorias da Gordura 108
% Valores Diários*
Gordura Total 12g18%
Gordura Saturada 3g15%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 7g
Colesterol 9mg3%
Sódio 61mg3%
Potássio 823mg18%
Carboidratos 17g6%
Fibras 5g20%
Açúcar 11g
Proteína 6g12%
Vitamina A 3676IU123%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 2mg13%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 37mg41%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 3mg20%
Vitamina K 36mcg30%
Cálcio 106mg8%
Cobre 1mg
Folato 64mcg16%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 48mg11%
Fósforo 135mg11%
Selênio 3mcg5%
Zinco 1mg9%
Colina 30mg5%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave lasanha, lasanha light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário