Receita de leite dourado fácil e saborosa

Especialista da área:
atualizado em 23/09/2021

Aromático e cheio de sabor, o leite dourado é uma bebida indiana que vale muito a pena conhecer e experimentar. Ele também pode ser chamado de golden milk ou leite de cúrcuma e é ideal para ajudar a se esquentar nos dias mais frios.

A base da preparação é o leite, que pode ser de vaca ou um leite vegetal. Além disso, a bebida conta com especiarias que lhe conferem a coloração dourada, como a cúrcuma ou açafrão-da-terra.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao lado dela, alimentos termogênicos como canela, gengibre e pimenta também aparecem na lista de ingredientes, trazendo muito sabor e saúde. Para completar, a receita ainda conta com cardamomo verde, baunilha e adoçante.

Não tem como não ficar uma verdadeira delícia, não é mesmo? Ao juntar tudo isso, você obtém uma bebida que fica ótima para qualquer hora do dia: desde a manhã até a noite.

Portanto, não deixe de experimentar. Separe os ingredientes, aprenda o passo a passo a seguir e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!

Leite dourado

Leite dourado

Uma bebida indiana perfeita para o frio. Uma mistura incrível entre leite e especiarias!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 5 mins
Tempo de Espera 10 mins
Tempo Total 15 mins
Refeição Outras Bebidas
Rendimento 2
Calorias 100 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Peneira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Leve o leite, o pau de canela, as sementes da vagem de baunilha e os grãos do cardamomo abertos ao fogo médio.
  • Ao notar que o leite está começando a ferver, adicione o restante dos ingredientes (exceto as pitadas de canela) e misture.
  • Deixe o leite no fogo baixo por cinco minutos para que as especiarias liberem suas propriedades e sabores.
  • Passado esse tempo, passe o leite dourado pela peneira e sirva em duas xícaras ou canecas. Finalize com pitadas de canela.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles realmente não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
  • O leite desnatado pode ser substituído por um leite vegetal.
  • Recomenda-se usar os grãos de cardamomo abertos para que as suas propriedades sejam liberadas mais rapidamente.
  • Não exagere na quantidade das pimentas para que o leite dourado não fique com um sabor forte demais.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Leite dourado
Quantidade por Porção
Calorias 100 Calorias da Gordura 9
% Valores Diários*
Gordura Total 1g2%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 7mg2%
Sódio 101mg5%
Potássio 464mg10%
Carboidratos 16g5%
Fibras 2g8%
Açúcar 13g
Proteína 9g18%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave leite dourado
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário