Receita de panqueca de ricota e espinafre light delícia

Especialista da área:
atualizado em 10/03/2021

A panqueca é uma receita muito versátil que pode receber diferentes recheios, tanto doces quanto salgados. Além disso, dá para usar o prato no café da manhã e lanchinho da tarde, assim como pode servir de entrada para um almoço ou jantar mais elaborado.

  Continua Depois da Publicidade  

Um exemplo de panqueca que serve para todas essas ocasiões é a panqueca de espinafre e ricota light. A preparação aparece na companhia de um molho de tomate caseiro e fica uma verdadeira delícia!

Assim, o prato também é uma maneira mais agradável de consumir o espinafre. Embora muitos saibam que o espinafre é um alimento cheio de benefícios, algumas pessoas são meio avessas ao sabor da hortaliça.

A receita pode ser uma excelente alternativa para aqueles dias em que você fica com vontade de comer algo diferente, mas não quer sair totalmente na dieta e nem abusar com as guloseimas e fast foods por aí.

Que tal experimentar agora mesmo como fica a panqueca de espinafre e ricota light? Então, confira como preparar a receita e corre até a cozinha para testá-la!

Panqueca de espinafre

Panqueca de espinafre e ricota light

Uma panqueca que combina com diversas ocasiões. Uma delícia para tirar a dieta da rotina.
5 de 2 votos
  Continua Depois da Publicidade  
Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 20 mins
Refeição Café da manhã, Entrada, Lanche
Culinária Brasileira, Portuguesa
Rendimento 6
Calorias 375 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Frigideira antiaderente
  • Papel-toalha
  • Escumadeira
  • Panelas

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Lavar as folhas de espinafre na água corrente e deixá-las de molho em uma tigela com água por 10 minutos.
  • Enquanto isso, juntar a farinha de trigo, o leite, o queijo ralado e o ovo em uma tigela. Misturar muito bem.
  • Levar uma frigideira antiaderente ao fogo alto. Assim que aquecer, colocar a margarina light e deixar derreter. Então, despejar uma concha pequena da massa na frigideira.
  • Girar a frigideira para que a massa cubra todo o fundo. Abaixar o fogo e cozinhar a panqueca por um minuto ou até dourar. Virar a panqueca e cozinhar o outro lado por mais um minuto. Repetir o processo com o restante da massa até acabar.
  • Após os 10 minutos de molho, tirar as folhas de espinafre da tigela sem escorrer a água. Colocar uma panela com água no fogo médio. Após esquentar, adicionar os espinafres e cozinhar por quatro minutos.
  • Então, retirar o espinafre da panela com uma escumadeira e apertar com as mãos para remover o excesso de água. Picar e reservar.
  • Despejar as duas colheres de sopa de azeite em uma panela e levar ao fogo baixo. Após esquentar, adicionar o alho picado e refogar por um minuto. Adicionar o espinafre e mexer bem. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Desligar o fogo.
  • Misturar o refogado de espinafre com a ricota e a noz-moscada em uma tigela, até ficar homogêneo. Rechear as panquecas com a mistura.
  • Não enxaguar os tomates na hora de retirar as suas sementes. Quando eles já estiverem sem a pele e as sementes, apertá-los com a palma das mãos até ficarem planos. Então, picar em cubinhos.
  • Juntar os tomates em cubinhos, o orégano e a cebola em uma panela e levar ao fogo baixo. Deixar cozinhar por 10 minutos. Depois que retirar do fogo, temperar com sal, pimenta-do-reino e com as quatro colheres de chá de azeite de oliva.
  • Servir as panquecas com o molho de tomate por cima.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 375kcalCarboidratos: 26gProteína: 18gGordura: 23gGordura Saturada: 10gGordura Trans: 1gColesterol: 79mgSódio: 291mgPotássio: 574mgFibras: 3gAçúcar: 5gVitamina A: 4360IUVitamina C: 21mgCálcio: 346mgFerro: 3mg
Palavras Chave panqueca de espinafre, panqueca de ricota, panqueca light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário