Receita de pão com farinha de linhaça dourada – Sem glúten e low carb

Especialista:
atualizado em 09/11/2020

Existem inúmeras razões que podem fazer alguém evitar a farinha branca tradicional. Pode ser por seguir uma dieta low carb ou por simplesmente entender que a farinha de trigo engorda.

É possível ainda que ela tema que a farinha de trigo faz mal ou tenha a doença celíaca ou outra condição que impede a ingestão do glúten.

Mas se a farinha de trigo é o que dá origem ao tradicional pão branco, isso significa que a pessoa vai ficar sem comer pão? Não necessariamente! Ela pode optar por um pão sem farinha de trigo, como o pão com farinha de linhaça dourada.

Aliás, a farinha de linhaça dourada é uma farinha sem glúten, com poucos carboidratos, nutritiva e rica em fibras. Além de serem boas para a digestão, as fibras são uma aliada da dieta, pois contribuem com a sensação de saciedade.

Além disso, outro ponto bacana do pão com farinha de linhaça dourada é que ele não demora muito para ficar pronto – menos de uma hora – e tem um preparo muito fácil. Só não dá para exagerar nas porções, pois o pão não é exatamente pobre em calorias.

E aí, vamos aprender como preparar essa delícia saudável? Então, confere só o passo a passo e aprenda a fazer agora mesmo o seu próprio pão com farinha de linhaça dourada:

Pão de linhaça

Pão com farinha de linhaça dourada

Um pão low carb e sem glúten para a dieta. Uma delícia para o café da manhã.
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 35 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 8
Calorias 327 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Forma de pão

Ingredientes
  

  • 2 xícaras farinha de linhaça dourada
  • 5 claras ovos
  • 2 ovos
  • ½ xícara água (120 ml)
  • 5 colheres de sopa óleo vegetal
  • 1 colher de sopa fermento químico
  • 1 colher de chá sal

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 180º C. Misturar a farinha de linhaça, o sal e o fermento em uma tigela.
  • Em outra tigela, bater os ovos com as claras de ovos até espumar. Acrescentar óleo e água, Bater novamente.
  • Despejar os ingredientes da segunda tigela na primeira tigela dos ingredientes secos. Misturar.
  • Untar e polvilhar a forma de pão com óleo vegetal e farinha de linhaça. Despejar a massa por cima.
  • Levar ao forno para assar por 30 a 35 minutos. Após assar, desenformar em uma grelha. Esperar esfriar para cortar, caso contrário poderá esfarelar.

Notas

  • Polvilhe a parte de cima da massa, ainda na for antes de assar com as sementes de sua preferência, para adicionar mais fibras ao pão.
  • Dá para usar óleo de girassol, óleo de coco, óleo de linhaça ou azeite de oliva para fazer a receita.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 327kcalCarboidratos: 13gProteína: 11gGordura: 28gGordura Saturada: 9gColesterol: 41mgSódio: 513mgPotássio: 390mgFibras: 11gAçúcar: 1gVitamina A: 59IUVitamina C: 1mgCálcio: 203mgFerro: 3mg
Palavras Chave farinha de linhaça dourada, pão low carb, Pão sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário