Consumir proteínas ao longo de todo o dia é algo muito importante. Afinal, o nutriente é fundamental para a sobrevivência do corpo, já que atua na reparação celular e na formação de novas células.
Além disso, as proteínas dão saciedade. Isso é excelente para quem precisa manter o apetite sob controle para não desandar na dieta e engordar. Por isso, vale a pena consumir alimentos com proteínas não apenas no almoço ou no jantar.
No entanto, como ingerir o nutriente no café da manhã ou lanche da tarde? Bem, um pão proteico como esse pão com ora-pro-nobis é uma excelente opção!
O melhor é que se trata de um pão sem glúten! Ou seja, uma opção a mais para variar a dieta de que não pode consumir a substância.
Ao lado da planta alimentícia ora-pro-nobis, que é uma boa fonte vegetal de proteínas, a receita leva outras fontes do nutriente como o grão-de-bico e a aveia.
Principalmente para quem é vegetariano ou vegano e, portanto, não come carne ou fontes animais de proteínas, o pão com ora-pro-nobis é uma maneira de reforçar a ingestão deste nutriente tão importante.
E aí, vamos colocar a mão na massa? Então, aproveite para conferir agora mesmo e testar já a receita de pão com ora-pro-nobis. O passo a passo está logo a seguir:
Pão com ora pro nóbis sem glúten
Equipamento
- Bacia
- Liquidificador
- Forma de pão
Ingredientes
- 1 xícara farinha de arroz integral (135 gramas)
- ¾ xícara farinha de aveia sem glúten (90 gramas)
- ¾ xícara araruta (90 gramas)
- 3 ovos
- 100 gramas ora-pro-nobis (aproximadamente 2 xícaras de folhas)
- 1 xícara grão-de-bico cozido al dente (150 gramas)
- ¼ xícara azeite de oliva (60 ml)
- ½ xícara água morna (mais duas colheres de sopa)
- 1 colher de sopa fermento biológico seco sem glúten (10 gramas)
- 1 colher de chá sal (5 gramas)
- ½ colher de chá goma xantana
- ½ colher de chá bicarbonato de sódio
- ¼ xícara semente de abóbora (10 gramas, opcional)
Instruções
- Juntar a farinha de arroz integral, a farinha de aveia, a araruta, o fermento, o sal, a goma xantana e o bicarbonato de sódio na bacia. Misturar muito bem e reservar.
- Colocar os ovos, a ora-pro-nobis, o azeite de oliva, o grão-de-bico e a água morna no liquidificador. Bater até formar uma massa uniforme. Durante o processo, mexer com uma espátula para garantir que tudo fique bem misturadinho.
- Despejar o conteúdo do liquidificador na mistura da bacia, mexendo com uma colher de pau. O resultado deverá ser uma massa densa, mas não seca. Se estiver seca, adicionar uma colher de sopa de água de cada vez até atingir a consistência ideal.
- Transferir a massa para uma forma de pão. Deixar o pão crescer por cerca de uma hora em um local sem vento na cozinha ou dentro do micro-ondas desligado, ao lado de uma xícara de água fervida.
- Assim que a massa estiver chegando ao topo, preaquecer o forno em 180º C. Quando a massa tiver bem crescida, salpicar as sementes por cima e levar ao forno para assar por cerca de 45 minutos.
- Após retirar do forno, esperar esfriar por alguns minutos e desenformar em cima de uma grade ou papel-toalha. Esperar que o pão esfrie por completo antes de cortar.
Notas
- Para garantir que a farinha de aveia usada na receita realmente não contém glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito na embalagem do produto (inclusive as letrinhas pequenas). Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Isso é necessário porque embora a aveia seja naturalmente livre de glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten devido ao risco de contaminação cruzada.
- Recomenda-se usar uma forma de pão de 22 cm de comprimento x 8 cm de largura x 6 cm de profundidade.
- Se a sua forma for de metal, unte com óleo e polvilhe com farinha de arroz.
- É possível trocar o grão-de-bico cozido por feijão cozido ou lentilha cozida.
- Dá para substituir a araruta por polvilho doce.
- Caso não tenha bicarbonato de sódio, use 1/2 colher de sopa de fermento em pó.
- Você pode trocar as sementes de girassol por sementes de gergelim ou chia, por exemplo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?