Receita de pão com ora-pro-nobis sem glúten

Especialista da área:
atualizado em 24/11/2020

Consumir proteínas ao longo de todo o dia é algo muito importante. Afinal, o nutriente é fundamental para a sobrevivência do corpo, já que atua na reparação celular e na formação de novas células.

Além disso, as proteínas dão saciedade. Isso é excelente para quem precisa manter o apetite sob controle para não desandar na dieta e engordar. Por isso, vale a pena consumir alimentos com proteínas não apenas no almoço ou no jantar.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, como ingerir o nutriente no café da manhã ou lanche da tarde? Bem, um pão proteico como esse pão com ora-pro-nobis é uma excelente opção!

O melhor é que se trata de um pão sem glúten! Ou seja, uma opção a mais para variar a dieta de que não pode consumir a substância.

Ao lado da planta alimentícia ora-pro-nobis, que é uma boa fonte vegetal de proteínas, a receita leva outras fontes do nutriente como o grão-de-bico e a aveia.

Principalmente para quem é vegetariano ou vegano e, portanto, não come carne ou fontes animais de proteínas, o pão com ora-pro-nobis é uma maneira de reforçar a ingestão deste nutriente tão importante.

E aí, vamos colocar a mão na massa? Então, aproveite para conferir agora mesmo e testar já a receita de pão com ora-pro-nobis. O passo a passo está logo a seguir:

  Continua Depois da Publicidade  

Pão de ora-pro-nobis

Pão com ora pro nóbis sem glúten

Um pão proteico e sem glúten. Ótimo para o café da manhã ou da tarde!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 1 hr 30 mins
Tempo de Espera 45 mins
Tempo Total 2 hrs 15 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Porções 14
Calorias 168 kcal

Equipamento

  • Bacia
  • Liquidificador
  • Forma de pão

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar a farinha de arroz integral, a farinha de aveia, a araruta, o fermento, o sal, a goma xantana e o bicarbonato de sódio na bacia. Misturar muito bem e reservar.
  • Colocar os ovos, a ora-pro-nobis, o azeite de oliva, o grão-de-bico e a água morna no liquidificador. Bater até formar uma massa uniforme. Durante o processo, mexer com uma espátula para garantir que tudo fique bem misturadinho.
  • Despejar o conteúdo do liquidificador na mistura da bacia, mexendo com uma colher de pau. O resultado deverá ser uma massa densa, mas não seca. Se estiver seca, adicionar uma colher de sopa de água de cada vez até atingir a consistência ideal.
  • Transferir a massa para uma forma de pão. Deixar o pão crescer por cerca de uma hora em um local sem vento na cozinha ou dentro do micro-ondas desligado, ao lado de uma xícara de água fervida.
  • Assim que a massa estiver chegando ao topo, preaquecer o forno em 180º C. Quando a massa tiver bem crescida, salpicar as sementes por cima e levar ao forno para assar por cerca de 45 minutos.
  • Após retirar do forno, esperar esfriar por alguns minutos e desenformar em cima de uma grade ou papel-toalha. Esperar que o pão esfrie por completo antes de cortar.

Notas

  • Para garantir que a farinha de aveia usada na receita realmente não contém glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito na embalagem do produto (inclusive as letrinhas pequenas). Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Isso é necessário porque embora a aveia seja naturalmente livre de glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
  • Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten devido ao risco de contaminação cruzada.
  • Recomenda-se usar uma forma de pão de 22 cm de comprimento x 8 cm de largura x 6 cm de profundidade.
  • Se a sua forma for de metal, unte com óleo e polvilhe com farinha de arroz.
  • É possível trocar o grão-de-bico cozido por feijão cozido ou lentilha cozida.
  • Dá para substituir a araruta por polvilho doce.
  • Caso não tenha bicarbonato de sódio, use 1/2 colher de sopa de fermento em pó.
  • Você pode trocar as sementes de girassol por sementes de gergelim ou chia, por exemplo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pão com ora pro nóbis sem glúten
Quantidade por Porção
Calorias 168 Calorias da Gordura 63
% Valores Diários*
Gordura Total 7g11%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 4g
Colesterol 35mg12%
Sódio 230mg12%
Potássio 142mg3%
Carboidratos 23g8%
Fibras 3g12%
Açúcar 1g
Proteína 5g10%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave pão com ora-pro-nobis, Pão sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário