Receita de bolo de cenoura sem glúten e sem açúcar

Especialista da área:
atualizado em 03/02/2021

Existem dois tipos de pessoas que podem ficar com receio de comer bolo de cenoura. O primeiro tipo é formado por quem não pode ingerir glúten por sofrer com a doença celíaca ou outro problema de saúde que impede a ingestão da proteína.

  Continua Depois da Publicidade  

Afinal, a maioria dos bolos é feita com farinha de trigo, um ingrediente que é fonte de glúten. Já o segundo grupo é o das pessoas que estão evitando os bolinhos porque resolveram seguir uma dieta para emagrecer.

Isso porque muitos bolos são cheios de açúcar, um ingrediente que não combina em nada com a dieta com foco na perda de peso. Mas hoje, vamos conhecer um tipo de bolo que serve tanto para quem não pode ingerir glúten quanto para quem está evitando o açúcar.

Estamos falando do bolo de cenoura sem glúten e sem açúcar. Uma delícia que tem direito até mesmo a uma calda de chocolate! O segredo? A farinha de arroz substitui a farinha de trigo e o adoçante xilitol toma o lugar do açúcar na receita.

Ficou curioso para saber como a receita fica? Então, aproveite que o passo a passo de como fazer a preparação está logo abaixo e experimente o bolo de cenoura sem glúten e sem açúcar agora mesmo!

Bolo de cenoura

Bolo de cenoura sem glúten e sem açúcar

Um versão mais saudável do clássico bolo de cenoura. Para quem não come glúten ou cortou o açúcar.
4.41 de 5 votos
Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 40 mins
Refeição Lanche, Sobremesa
Culinária Brasileira
Rendimento 15
Calorias 231 kcal

Equipamento

  • Liquidificador
  • Tigela
  • Forma média
  • Panela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 180º C. Juntar o xilitol, o óleo de coco, os ovos e as cenouras no liquidificador. Bater bem.
  • Colocar a farinha de arroz dentro de uma tigela. Adicionar uma pitada de sal e despejar a massa do liquidificador por cima. Misturar com uma colher até ficar homogêneo. Acrescentar o fermento por último e misturar delicadamente.
  • Despejar a massa em uma forma untada com óleo de coco e polvilhada com farinha de arroz. Levar ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Quando um garfo ou palito sair limpo após você espetar o bolo com o objeto, ele estará pronto.
  • Para fazer a cobertura, misturar o cacau em pó, a água, as duas colheres de sopa de xilitol e a colher de sopa de óleo de coco em uma panela e levar ao fogo.
  • Mexer até obter uma cobertura cremosa. Deixar esfriar por uns cinco minutinhos e despejar por cima do bolo já assado.

Notas

  • Você pode usar a mistura para bolos sem glúten no lugar da farinha de arroz ou misturar as duas na receita, se preferir.
  • Dá para utilizar leite sem lactose no lugar da água para fazer a calda, mas isso trará mais calorias ao bolo.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 231kcalCarboidratos: 20gProteína: 3gGordura: 17gGordura Saturada: 14gGordura Trans: 1gColesterol: 33mgSódio: 109mgPotássio: 78mgFibras: 1gAçúcar: 1gVitamina A: 2086IUVitamina C: 1mgCálcio: 59mgFerro: 1mg
Palavras Chave bolo de cenoura, bolo de cenoura sem açúcar, bolo de cenoura sem glúten, bolo sem açúcar, bolo sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.41 de 5 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário