Receita de risoto de camarão light com quinoa

Especialista da área:
atualizado em 11/01/2022

Ocasiões especiais como aniversários, almoços em família, jantares românticos e encontros entre amigos merecem um cardápio todo especial. Para quem está sem ideias, nós temos uma sugestão que é garantia de sucesso!

  Continua Depois da Publicidade  

Trata-se de um risoto de camarão. Entretanto, este é um risoto diferente: o arroz para risoto não dá as caras na preparação e quem faz companhia ao camarão são os benefícios da quinoa

A receita também leva outros ingredientes saudáveis como tomate, abobrinha, alho-poró, cenoura e cebola. Além disso, ela conta com o sabor do queijo parmesão e com os benefícios do manjericão.

Como se tudo isso já não fosse suficiente, o prato também recorre ao toque todo especial do vinho branco. O resultado é uma preparação diferente e saborosa, que deixará o seu almoço ou jantar ainda mais agradável.

Quer tirar a prova? Então, aprenda como fazer o risoto de camarão e prove como ele fica! As instruções da receita estão logo a seguir:

Risoto de camarão

Risoto de camarão light

Um risoto sem arroz, mas com muito sabor! Com camarão e quinoa.
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 1 hr
Tempo Total 1 hr 30 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 3
Calorias 436 kcal

Equipamento

  • Panelas
  • Coar
  • Frigideira
  • Liquidificador ou mixer

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Limpe os camarões e deixe apenas um com rabo para decorar. Separe as cabeças e reserve o corpinho dos camarões limpos.
  • Divida a cebola ao meio: corte uma metade em cubinhos pequenos e a outra metade em seis partes. Corte ⅓ da cenoura em cubinhos pequenos e o restante em cubos maiores. Corte o alho-poró ao meio e fatie em meia-lua.
  • Ponha um fio de azeite em uma panela, adicione as cabeças do camarão e refogue. Então, junte a cebola que foi cortada em seis partes, os cubos maiores da cenoura e metade do alho-poró fatiado.
  • Acrescente metade do vinho branco e deixe o álcool evaporar. Adicione água e deixe cozinhar em fogo baixo até o caldo reduzir um pouco. Coe e reserve.
  • Espalhe o parmesão ralado em uma frigideira ao fogo, modelando no formato de um disco. Logo que derreter levemente, retire o disco da frigideira e deixe esfriar em um prato.
  • Quando o disco de parmesão estiver frio e crocante, corte ao meio e reserve para usar na decoração do prato.
  • Faça um "X" na parte de baixo de um dos tomates. Então, coloque-o em uma panela com água fervente para soltar a casca. Após, retire a casca, as sementes e corte o tomate.
  • Bata o outro tomate no liquidificador ou com um mixer. Reserve os dois tomates.
  • Coloque um fio de azeite em uma panela e leve ao fogo. Acrescente a cebola em cubinhos pequenos, metade do alho-poró e refogue. Adicione a quinoa e o restante do vinho branco. Aguarde o álcool evaporar.
  • Junte também aquela primeira mistura das cabeças de camarão com os legumes e vinho branco, que você reservou nos passos anteriores.
  • Adicione os tomates e os camarões, com exceção daquele que ficou reservado para decorar. Junte também a abobrinha picada e a cenoura em cubinhos pequenos.
  • Tempere com um pouco de sal e finalize com o disco de parmesão, o manjericão, o camarão reservado para decorar e um fio de azeite.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Risoto de camarão light
Quantidade por Porção
Calorias 436 Calorias da Gordura 135
% Valores Diários*
Gordura Total 15g23%
Gordura Saturada 6g30%
Gordura Poliinsaturada 3g
Gordura Monoinsaturada 6g
Colesterol 56mg19%
Sódio 581mg29%
Potássio 964mg21%
Carboidratos 52g17%
Fibras 7g28%
Açúcar 8g
Proteína 21g42%
Vitamina A 5056IU169%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 2mg13%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 31mg34%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 3mg20%
Vitamina K 41mcg34%
Cálcio 467mg36%
Cobre 1mg
Folato 167mcg42%
Ferro 4mg22%
Manganês 2mg87%
Magnésio 170mg40%
Fósforo 615mg49%
Selênio 11mcg20%
Zinco 4mg36%
Colina 66mg12%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave risoco de camarão light, risoto, risoto de camarão
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário