As receitas de salada são uma ótima maneira de incluirmos na dieta as verduras e os legumes. Aliás, esses alimentos são essenciais porque nos fornecem nutrientes importantes como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Outro ponto bem bacana é que as saladas são bastante versáteis. Afinal, o prato funciona como acompanhamento ou entrada de um almoço ou jantar light, assim como pode ser uma opção de lanchinho da tarde saudável.
Hoje nós vamos te apresentar uma salada que permite aproveitar aquele brócolis que ficou na geladeira e você está com medo de perder. Além disso, o prato também conta com os benefícios cenoura na sua lista de ingredientes.
Para completar, a preparação leva gergelim e itens que servem para dar mais sabor ao prato, como azeite de oliva, pimenta calabresa e um pouquinho de sal.
Venha conferir como essa salada de brócolis é fácil de fazer! Você encontra o modo de preparo descrito logo abaixo:
Salada de brócolis
Equipamento
- Panela
- Frigideira
- Escorredor
- Tigela
Ingredientes
- 1 cabeça brócolis picado em pedaços muito pequenos
- 2 cenouras descascadas e cortadas
- 1 colher de sopa gergelim
- 2 colheres de sopa azeite de oliva
- 1 colher de chá pimenta-calabresa
- sal a gosto
- água
Instruções
- Colocar o brócolis e a cenoura em uma panela. Adicionar água )apenas o suficiente para cobrir). Levar ao fogo e cozinhar por 5 a 10 minutos com os talos do brócolis voltados para baixo.
- Não deixe cozinhar tempo demais porque o cozimento em excesso faz o brócolis perder nutrientes e prejudica a sua textura.
- Após cozinhar os legumes, retirar do fogo, passar na água fria e deixar escorrendo.
- Então, levar uma frigideira com azeite ao fogo. Quando estiver quente, adicionar o brócolis e a cenoura. Juntar o gergelim, temperar com a pimenta calabresa e um pouco de sal (se achar necessário). Refogar por um a dois minutos.
- Transferir a mistura para uma tigela e servir.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?