Um dos valiosos benefícios do pepino para a saúde é o fato do alimento ser rico em água. Logo, nada melhor do que aproveitar o vegetal para fazer uma salada refrescante nos dias em que o calor estiver forte.
Entretanto, calma, que não precisa ser uma saladinha sem graça ou sem sabor. Afinal, você pode usar o alimento para preparar o famoso sunomono, que é uma salada japonesa agridoce.
Bastante fácil de fazer, o sunomono fica pronto bem rapidinho. Assim, ele é uma ótima opção para acompanhar aquele almoço ou jantar que você não tem muito tempo de sobra para preparar.
Além do pepino fatiado em rodelas bem fininhas, a receita leva vinagre de arroz, sal, açúcar, sementes de gergelim e molho de soja (shoyu). Mas, vale o alerta: como muito sódio faz mal para a saúde, o melhor é que você opte por um shoyu com baixo teor de sódio.
Depois disso tudo, só ficou faltando aprender como fazer a receita, não é mesmo? Então, não falta mais nada, pois o passo a passo da salada de pepino japonês está descrito logo abaixo:
Salada de pepino japonês
Equipamento
- Tigelas
Ingredientes
- 350 gramas pepino
- 1½ colher de chá sementes de gergelim
- 3 colheres de sopa vinagre de arroz
- ¼ colher de chá sal
- 1 colher de sopa açúcar
- ¼ colher de chá molho shoyu com baixo teor de sódio
Instruções
- Corte os pepinos em fatias bem fininhas. Salpique sal nas fatias e deixe descansar por 5 minutos em uma tigela.
- Passado esse tempo, esprema bem a água das fatias de pepino. Reserve em outra tigela.
- Junte o vinagre de arroz, o açúcar e o shoyu em uma tigela pequena. Misture até o açúcar dissolver.
- Despeje a mistura por cima das fatias de pepino, acrescente o gergelim e misture bem. Prontinho!
Notas
- Para garantir que a receita seja realmente sem glúten e sem lactose, leia atentamente todas as informações das embalagens de todos os ingredientes que ela pede, inclusive e especialmente as letrinhas pequenas.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?