Quando o verão chega com seus dias mais quentes, nada como arranjar algo para se refrescar, não é mesmo? Mas, para se refrescar, você não precisa necessariamente recorrer a um sorvete cheio de calorias e açúcar.
Isso porque existem alternativas mais saudáveis e hoje nós vamos te apresentar uma delas. É a salada de verão, que mistura os benefícios da melancia, a maçã e o limão com folhas, cebola e temperos.
Você pode usar alface, agrião ou outras folhas da sua preferência, porém, uma excelente alternativa para a receita (e para o verão) é incluir a refrescante hortelã no meio do prato.
Bem fácil de fazer, a preparação é uma excelente alternativa para quem quer amenizar o calor sem extrapolar tanto na dieta para evitar o ganho de peso. Só não dá para exagerar nas porções, pois tudo em excesso pode engordar.
Enfim, aprenda agora mesmo como montar essa salada de verão. Você encontra o passo a passo explicativo logo abaixo:
Salada de verão
Equipamento
- Tigela
- Travessa
Ingredientes
- ¼ melancia cortada em cubinhos
- 2 maçãs-verdes com casca, cortadas em cubinhos
- ½ cebola roxa pequena e picada (opcional)
- 1 limão taiti (as raspas e o suco)
- 1 xícara folhas de alface
- 1 punhado folhas de agrião
- 1 punhado folhas de hortelã (opcional)
- coentro a gosto (opcional)
- 4 colheres de sopa azeite de oliva
- sal marinho a gosto
Instruções
- Juntar a melancia, a maçã, a cebola e as raspas do limão em uma tigela. Misturar bem.
- Espremer o suco de limão por cima. Mas, faça isso aos poucos, provando a cada adição para saber quanto ficou bom. Não precisa usar todo o suco do limão. Temperar com duas colheres de sopa de azeite e reservar.
- Lavar as folhas, secar e distribuir em uma travessa. Regar as folhas com o azeite que sobrou e espremer um pouco do suco que restou no limão.
- Temperar com um pouco de sal, adicionar o conteúdo da tigela (melancia, maçã limão e cebola) e misturar tudo. Prontinho!
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- Você pode trocar o agrião e a alface por outras folhas da sua preferência.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?