Benefícios da Melancia – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 22/12/2020

A melancia é uma fruta deliciosa e refrescante, muito usada em sucos, principalmente durante o verão. Suas propriedades nutricionais trazem diversos benefícios, conforme veremos a seguir.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela não é apenas uma fruta bonita e saborosa. Ela é pouco calórica, além de ter propriedades medicinais importantes para a saúde e a boa forma.

Neste texto iremos explorar os benefícios da melancia, mostrando para que serve essa fruta.

Um pouco de história sobre a melancia

A melancia é oriunda da África, acredita-se que mais especificamente da região do deserto do Kalahari. Há relatos do cultivo da melancia em hieróglifos egípcios. Eles colocavam o fruto no interior das tumbas dos faraós, para que eles pudessem “comer depois da morte”.

Ela chegou à China durante o século X, local cujo cultivo prosperou, já que é o maior produtor mundial do fruto. Os mouros a introduziram na Europa no século XIII. A vinda para o continente americano data do século XVI. No Brasil, ela é uma herança dos africanos.

Propriedades da melancia

A melancia é composta majoritariamente por água, que ocupa cerca de 92% do seu conteúdo, o que faz dela um alimento pouco calórico, já que 100 g da fruta fornecem apenas 29 calorias.

ComponenteValor por 100g
Calorias29 kcal
Carboidrato6,52 g
Proteína0,7 g
Gorduras0,05 g
Fibra alimentar0,13 g

Mas, apesar das baixas calorias, o fruto é muito nutritivo. Isso porque a melancia é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e apresenta boas quantidades de carotenoides, como o licopeno e o betacaroteno.

E não é só a sua polpa que é comestível. Muitos locais fazem uso da casca e das sementes de melancia. Com a casca, podem ser feitas conservas. Para tal, são preferíveis os frutos orgânicos, pois as cascas estarão livres de pesticidas.

Sementes assadas são consumidas pelos povos do Oriente Médio. Os indianos, por sua vez, preparam um pão com uma farinha feita a partir dessas sementes.

Resumindo, podemos afirmar que se destacam na melancia sua ação antioxidante e anti-inflamatória, aliada à sua grande capacidade de hidratação.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios da melancia

A seguir, conheça quais os benefícios da melancia e suas propriedades para boa forma e saúde.

1. É rica em antioxidantes

A melancia é rica em antioxidantes, como a vitamina C, o fitonutriente “cucurbitacina E”, o licopeno e o betacaroteno.

Assim, um estudo publicado no periódico Nutrition research em 2015 mostrou que esses compostos ajudam a prevenir os danos causados pelo acúmulo de radicais livres no organismo.

Então, pode-se dizer que eles atuam na prevenção de uma série de problemas de saúde, como:

  • Câncer, pela prevenção dos danos causados pelos radicais livres ao DNA das células;
  • Inflamações, já que ajuda na regulação do sistema imune;
  • Degeneração macular, um problema que pode causar cegueira, e está relacionada a idade;
  • Doenças cardiovasculares, por conta da citrulina, potássio e demais agentes antioxidantes.

2. Boa para o coração

Uma xícara de polpa de melancia apresenta aproximadamente 250 mg de citrulina. Quando ingerimos o fruto, a citrulina é convertida pelo nosso organismo em outro aminoácido, a arginina.

Esse aminoácido atua sobre a enzima óxido nítrico sintetase (NOS) responsável pelo relaxamento da musculatura presente nos vasos sanguíneos, proporcionando a redução da pressão arterial, que é fator de risco para as doenças cardiovasculares.

Nesse sentido, em uma pesquisa, adultos obesos de meia-idade que consumiram extrato de melancia contendo esses aminoácidos, experimentaram uma redução da pressão arterial.

Além disso, outro componente da melancia, o potássio, também possui um efeito positivo na regulação da pressão arterial.

  Continua Depois da Publicidade  

Já os agentes antioxidantes, como o licopeno, o betacaroteno e a vitamina C, evitam quadros de estresse oxidativo, situação que leva á formação das placas arterioscleróticas.

2. Protege os rins

Um estudo publicado no periódico Biomedicine & pharmacotherapy em 2018 mostrou que a melancia pode ajudar a proteger os rins e também melhorar alguns problemas relacionados ao sistema urinário.

Além disso, a maior parte da melancia é composta de água, o que faz dela uma excelente forma de manter a hidratação.

3. Ajuda a manter a saúde dos ossos

Um dos agentes antioxidantes encontrados na melancia, o licopeno, estimula o processo de formação óssea, ajudando a prevenir o desenvolvimento de osteoporose.

Nesse sentido, em uma pesquisa, mulheres na pós-menopausa consumiram o licopeno, foi constatado uma correspondência entre o consumo de licopeno e a redução do processo de “degradação” óssea.

Entretanto os estudos sobre o assunto ainda são preliminares, como este, publicado no periódico Journal of bone and mineral metabolism, em 2019.

Então é necessária a realização de novas pesquisas para entender melhor esta propriedade do licopeno.

4. Auxilia no emagrecimento

Quando iniciamos alguma dieta ou entramos em um processo de reeducação alimentar, é comum sentir falta de comer doces. A melancia é uma excelente opção para driblar essa vontade, já que ela é doce, pouco calórica e uma escolha muito mais saudável.

O consumo da fruta também diminui a sensação de fome, graças ao seu grande teor de água e fibras.

Alguns cuidados importantes

  • Pessoas com hipercalemia, que é o nível aumentado de potássio no sangue, devem evitar o consumo de melancia, assim como de outros alimentos em ricos potássio;
  • Pessoas que são alérgicas ao látex, também podem apresentar alguma sensibilidade à melancia, pois ela contém uma substância com a estrutura parecida com o ele;
  • Sempre dê preferência ao consumo da fruta in natura, para evitar o consumo exagerado de carboidratos e outros nutrientes que, em excesso, podem fazer mal.

Assista abaixo os vídeos sobre os benefícios da melancia, e se ela engorda ou emagrece.

Tabela nutricional

Porção de 100g da polpa da melancia in natura.

ComponenteValor por 100g
Calorias29 kcal
Carboidrato6,52 g
Proteína0,7 g
Gorduras0,05 g
Fibra alimentar0,13 g
Cinzas0,22 g
Colesterol0
Ácidos graxos saturadostr
Ácidos graxos monoinsaturadostr
Ácidos graxos poliinsaturadostr
Ácidos graxos trans0
Cálcio8,06 mg
Ferro0,18 mg
Magnésio8,06 mg
Fósforo9,79 mg
Potássio83,6 mg
Zinco0,08 mg
Selênio0,6 mcg
Vitamina A (RE)61 mcg
Vitamina A (RAE)30,5 mcg
Vitamina C4,94 mg
Equivalente de folato2,63 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA) / tr = traços

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da melancia? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá consumi-la com maior frequência? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (184 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

34 comentários em “Benefícios da Melancia – Para que serve e como usar”

    • Curto melancia com pinga,muito bom e me deixa um bebado saudável!
      E está me deixando mais potente no sexo,é todo dia e as vzs tem que alivia fazendo justiça com as próprias mãos!

  1. Eu estou de resguardo e nesse mês do meu resguardo eu estou consumindo uma melancia por dia, as vezes uma e meia,Eu gostaria de saber se faz mal a saúde consumir esse tanto por dia,Tem dia que a única coisa que eu como é a melancia.

  2. Não sabia ser a melancia tão boa. Passei a ingeri-la com frequência. Espero regularizar minha pressão.

  3. Tenho alergia de contato. Fico completamente horrível com os olhos o rosto e por vezes corpo todo inchado. Já fui várias vezes ao pronto socorro para fazer inalação e antialérgico. Fui viajar em dezembro e no restaurante serviam no café da manhã, no almoço e jantar melancia e eu pegava. E fiquei sem alergia severa até agora. Sem tomar corticóides fortes e sem ir ao pronto socorro às pressas. Melancia não falta em casa. Fiz uma publicação no Facebook sobre isso e algumas fotos.