Comprou maçãs para a família toda, mas nem todo mundo comeu e está com medo de perdê-las? Então, que tal preparar uma receita com as que sobraram? Por exemplo, você pode preparar uma deliciosa torta de maçã light!
Além de ser uma maneira de evitar o desperdício da fruta, a preparação também pode ajudar a aliviar a vontade de comer um docinho sem exagerar na quantidade de açúcar. Isso porque ela não leva o ingrediente. Quem aparece em seu lugar no prato é o adoçante culinário.
Outro item considerado inimigo da dieta que não está presente na preparação é a farinha de trigo. Trata-se de uma torta feita com farinha de aveia. Entenda aqui como a farinha de trigo branca pode fazer mal.
Mas atenção: mesmo com esta torta, não dá para exagerar na quantidade de porções. É preciso manter a moderação na hora de comer para não ingerir calorias demais.
Apostamos que você está doido para testar esta delícia, não é mesmo? Então, é hora de olhar o passo a passo de como fazer a torta de maçã que está logo abaixo e experimentar já esta maravilha de receita!
Torta de maçã light
Equipamento
- Forma de aro removível
- Tigela
Ingredientes
- 4 maçãs médias, descascadas e picadas
- 2½ xícaras farinha de aveia sem glúten
- 150 gramas margarina light
- 1 xícara adoçante culinário
- 100 gramas uva-passa
- 1 ovo
- ½ xícara leite desnatado
- 1 colher de chá canela em pó
Instruções
- Preaquecer o forno em fogo médio. Juntar a farinha de aveia, a canela, a margina e adoçante para fazer uma farofa grossa.
- Forrar uma forma de aro removível com metade da farofa, pressionando com a costas de uma colher para formar uma camada uniforme.
- Espalhar as maçãs picadas e as uvas-passas por cima.
- Cobrir as frutas com o restante da farofa. Mas, não pressione, deixe solta e com alguns blocos de massa, para ficar crocante após assado.
- Bater o ovo com o leite e despejar por cima da torta.
- Levar ao forno para assar por 35 minutos ou até dourar. Desenformar só depois que a torta estiver fria.
Notas
- Para garantir que a farinha de aveia usada na receita realmente não contém glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito na embalagem do produto (inclusive as letrinhas pequenas). Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Isso é necessário porque embora a aveia seja naturalmente livre de glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten.
- Recomenda-se usar uma forma de aro removível que tenha 20 cm de diâmetro.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?