Receita fácil de bolo de banana sem farinha de trigo

Especialista:
atualizado em 08/12/2020

A farinha de trigo é o ingrediente principal de muitas receitas que crescemos com o costume de comer. Entre essas receitas, está aquele bolinho caseiro que nossos mães e avós faziam para um delicioso café da tarde em família.

Entretanto, com o passar dos anos, alguém pode descobrir que precisa parar de consumir a farinha de trigo devido a um problema de saúde. Já outros decidem cortar o ingrediente porque temem que a farinha de trigo faz mal e que esse tipo de farinha engorda.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, quando a saudade de comer um bolinho caseiro bate, o que é que essas pessoas podem fazer? Elas podem recorrer a uma das diversas versões de bolo sem farinha de trigo. Hoje nós vamos conhecer uma em especial: o bolo de banana sem farinha de trigo!

Além de levar a fruta, a receita é feita com flocos de aveia e pode ganhar uma pitada de canela para dar um gosto todo especial à receita. Você também está tentando controlar o peso? Saiba que este bolo não leva açúcar!

E o mais legal? Ela não demora muito para fazer, em menos de uma hora já fica pronta. Que tal testar o bolo de banana sem farinha de trigo? Conheça as instruções de como preparar essa delícia e surpreenda toda a sua família com a sua própria versão de bolo caseiro:

Bolo de banana

Bolo de banana sem farinha de trigo

Uma delícia de bolo caseiro para quem não come farinha. Uma receita prática para o seu dia a dia!
5 de 1 voto
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 30 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 12
Calorias 80 kcal

Equipamento

  • Forma de bolo
  • Tigela
  • Fuê (batedor de claras)

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 180º C. Quebrar dois ovos em uma tigela e mexer com o auxílio do batedor de ovos (fuê).
  • Despejar as bananas amassadas na tigela dos ovos e mexer mais um pouco com o batedor de ovos. Adicionar a aveia e mexer novamente até ficar muito bem misturadinho.
  • Se quiser, adicionar um pouquinho de canela e misturar mais uma vez até a massa ficar homogênea.
  • Acrescentar o fermento e mexer mais um pouquinho, com delicadeza e cuidado, até o fermento ser totalmente incorporado à massa.
  • Despejar a massa em uma forma untada com manteiga. Decorar com as rodelas de banana por cima.
  • Levar ao forno para assar por 30 minutos ou até espetar o bolo com um palitinho ou talher e o objeto sair limpinho. Esperar esfriar um pouco antes de servir.

Notas

  • O número de porções do bolo, assim como a quantidade de calorias por porção pode variar conforme o tamanho em que você cortar cada porção.
  • É importante que as bananas usadas no bolo sejam bem maduras, porque a receita não leva açúcar e quanto mais maduras as bananas estiverem, mais docinho o bolo ficará.
  • Recomenda-se usar forma de 18 cm para assar o bolo.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 80kcalCarboidratos: 16gProteína: 2gGordura: 1gGordura Saturada: 1gColesterol: 27mgSódio: 117mgPotássio: 206mgFibras: 2gAçúcar: 6gVitamina A: 70IUVitamina C: 4mgCálcio: 70mgFerro: 1mg
Palavras Chave bolo de banana, bolo sem farinha de trigo
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 voto
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário