Refresque-se! Conheça os benefícios do banho frio

Especialista:
atualizado em 10/11/2020

Só de pensar em tomar uma ducha fria, muita gente acaba sentindo calafrios. No entanto, especialistas afirmam que um banho frio pode ser extremamente benéfico para sua saúde.

Banhos frios podem ser seus aliados seja para reduzir o estresse ou até mesmo manter a boa forma. Conheças os prós e os contras do banho frio e aproveite para verificar se esta não é a melhor forma de tomar sua ducha diária.

Estudos buscam compreender os benefícios do banho frio

Pode não parecer, mas um bom banho frio pode fazer toda a diferença no seu dia. Além de deixar você mais energizado, ele também pode reduzir o estresse. 

Agora, os cientistas também procuram entender como esta prática afeta nosso corpo. Um estudo publicado em 2016 mostrou que os banhos frios tiveram um efeito positivo na hipertermia por esforço.

Esta é uma condição em que a temperatura do corpo aumenta devido a exercícios intensos.

No entanto, de acordo com este estudo, o efeito da imersão em água fria por meio de um banho de gelo deu mais resultados no tratamento da hipotermia por esforço.

Outro estudo publicado em 2019 observou o efeito de banhos frios em participantes que tinham acabado de andar de bicicleta em altas temperaturas. A pesquisa demonstrou que um banho de água fria ajudou a reduzir a frequência cardíaca.

Porém, o mesmo estudo apontou que não houve efeito do banho frio sobre os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Em suma, estas duas pesquisas comprovaram que um banho frio pode ser benéfico para o seu corpo.

Mais benefícios

banho frio

Apesar disso, o médico Michael Richardson, diretor do escritório da One Medical, explica que há poucos estudos sobre o assunto. No entanto, mesmo sem estudos mais avançados, os cientistas já acreditam que esta pode ser uma prática saudável.

Richardson, por sua vez, também afirma que algumas pessoas se sentem mais alertas depois de uma ducha fria. Além disso, ele ainda pode estimular a perda de peso.

Isso porque, quando você toma um banho de água fria, a gordura marrom é ativada. Essa gordura é responsável pelo gasto de energia. Isso ocorre porque o corpo está tentando se manter aquecido.

Para quem sofre com dores musculares, banhos frios também são super indicados porque promovem a contração dos vasos sanguíneos. Portanto, devido a esta contração, as dores musculares diminuem. 

Banhos frios podem melhorar sua pele e, em alguns casos, a circulação

Sua pele também é outro órgão beneficiado pelos banhos frios porque eles impedem que a pele perca muito do seu óleo natural. Dessa forma, sua pele fica mais hidratada e seus poros menos entupidos. O mesmo ocorre com o seu cabelo. 

Além disso, um banho frio mantém os folículos planos e aumenta a sua aderência ao couro cabeludo. Portanto, se você tem queda de cabelo, tomar banho frio pode ajudar.

O banho frio também melhora sua circulação. Isso ocorre porque seu corpo envia mais sangue para os órgãos vitais para mantê-los aquecidos. Dessa forma, seu sistema circulatório é estimulado, o que é ótimo para a saúde cardiovascular.

Algumas contraindicações do banho frio

Como você pode ver, um bom banho frio pode trazer diversos benefícios. Apesar disso, você deve tomar alguns cuidados. É importante prestar atenção em alguns fatores.

Um banho muito gelado pode ser contraindicado para pessoas com problemas cardíacos, por exemplo. O banho frio aumenta a contração dos vasos sanguíneos, como vimos, o que, por sua vez, aumenta a pressão arterial.

Esta prática ainda é desaconselhada para quem tem hipertireoidismo, já que estas pessoas podem sentir mais a diferença de temperatura.

A ducha gelada também estimula o sistema nervoso. Sendo assim, se você tem insônia ou dificuldades em relação ao sono, evite tomar banhos muito frios.

Para quem pensa em começar a tomar banho gelado, os especialistas recomendam começar aos poucos. Você pode, por exemplo, começar pelos pés ou mãos até que o corpo se acostume com a temperatura.

Tomar banho gelado pode trazer vários benefícios para sua saúde. E você? Qual a temperatura perfeita para o seu banho? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário