Tomar Banho Gelado Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 30/06/2017

Existe uma crença de que tomar banho gelado emagrece, assim como outras formas de exposição ao frio que podem contribuir para a perda de peso. Circulam algumas informações de que o banho frio pode queimar cerca de 500 calorias por dia! Este número significa que com uns banhos desses se perde mais peso do que uma ida regular à academia.

A ideia é, no mínimo, curiosa, embora estranha. Mas será que tem algum fundo de verdade nisso? Será que tomar banho gelado emagrece mesmo? Será que com eles aumentamos a velocidade do metabolismo, e podemos perder peso rapidamente?

Obviamente, existe o sonho de perder peso sem fazer muito esforço, sem uma dieta difícil ou um conjunto de exercícios dolorosos. Muitos pensam em alternativas, como usar as escadas em vez do elevador, ou substituir o sorvete por iogurte.

O fato é que existe outros fatores que podem influenciar a perda de peso. Pode parecer ficção científica, mas existem evidências científicas de que tomar banho gelado emagrece. Mas vamos ver se na prática é emagrecer mesmo ou algum efeito que ajuda, mas muito pouco.

Tecidos adiposos e Termogênese

Um conhecimento preliminar sobre o tipo de gorduras que temos no corpo é fundamental para que possamos compreender como e por que um simples banho gelado emagrece – ou pode ajudar a emagrecer.

Os tipos de gordura que temos no corpo são diferenciadas por sua cor e funções. Existe a gordura branca e a marrom (ou TAM = Tecido Adiposo Marrom e TAB= Tecido Adiposo Branco). A gordura branca se acumula quando consumimos mais calorias do que o nosso corpo precisa. Encontra-se acumulada por exemplo ao redor da cintura, na parte inferior do quadril e coxas.

A gordura marrom é encontrada, principalmente, em animais que hibernam e em crianças, recém-nascidos, e em menor quantidade na fase adulta dos seres humanos. O Tecido Adiposo Marrom possui uma função diferente do branco. Existe para gerar calor no corpo a fim de manter a temperatura corporal, que se chama de termogênese, através do desvio da energia de oxidação de metabólitos, em especial dos ácidos graxos.

A gordura branca coleta o excesso de energia do corpo, e a marrom serve para gastar essa energia. Acredita-se que ambientes frios estimulam a gordura marrom na queima calorias e no aumento do metabolismo, de forma muito eficaz.

O TAM fica geralmente inativo desde que você esteja numa zona de conforto térmica. Por isso, é difícil detectá-lo, e há muito é considerado irrelevante em adultos. Porém, estudos recentes mostraram que ele é muito mais comum em adultos do que se pensava – com maior probabilidade de se encontrar em mulheres e indivíduos mais magros.

Quando seu corpo está frio, acredita-se que o TAM esteja sendo ativado, gerando calor e aumentando a velocidade do metabolismo – e como consequência, a queima de gorduras.

É possível emagrecer tomando banho gelado?

Se tomarmos um banho frio, de pelo menos 30 segundos, e deixarmos a água cair sobre os ombros, pescoço e costas, podemos estar ajudando a perda de peso, porque é nestas regiões onde há muito acúmulo de gordura marrom.

O Joslin Diabetes Center, um afiliado da Harvard Medical School, afirma que banhos gelados podem levar à perda de peso de uma forma inesperada: pela presença da gordura marrom, que nos mantém aquecidos, que é ativada quando exposta ao frio extremo. Então, de fato, banhos gelados estimulam a atividade da gordura marrom. Mas antes de você se animar, vamos explorar mais um pouco esse efeito na prática e entender se tomar banho gelado emagrece mesmo.

Mais pesquisas

Existe um estudo muito conhecido, realizado em 2008, que é considerado uma evidência de que tomar banho gelado emagrece mesmo.

Foram escolhidos 11 homens magros, que passaram um dia inteiro numa câmara respiratória por alguns minutos. A exposição suave ao frio de 16 graus aumentou o valor da queima calórica. Porém, o aumento médio da perda calórica foi de apenas 76 calorias, em todos os 11 que se submeteram ao experimento.

Isso representa um aumento no gasto de energia diária na ordem de 2.8%. No entanto, concluiu-se que os resultados são pouco significativos, e podem variar muito de indivíduo para indivíduo.

Embora os pesquisadores especulem que “uma exposição ao frio pode ser benéfica na regulação do peso corporal”, eles não dão maiores detalhes de quanto tempo deve durar essa exposição, ou a intensidade que deve ser o frio para que isso aconteça.

Os indivíduos obesos possuem mais ou menos TAM?

Algumas pesquisas, encontradas no New England Journal of Medicine, mostram que, nas pessoas obesas ou com sobrepeso, a atividade do Tecido Adiposo Marrom é menor.

Em alguns estudos pode-se obter mais detalhes da forma como a atividade do TAM diminui, que é diretamente proporcional ao aumento da porcentagem de gordura.

As pessoas magras têm níveis mais elevados de TAM?

Talvez tenham níveis mais elevados de TAM para satisfazerem suas necessidades termogênicas, ou são magros porque têm TAM mais ativo.

Não se sabe, mas se você tiver muita gordura para perder, talvez um banho gelado seja menos eficaz para perder peso.

Banhos gelados melhoram a imunidade e circulação

O Dr. Josph Mercola, especialista em saúde natural, diz que a água gelada melhora a circulação, estimulando o sangue ao redor dos órgãos, o que pode combater alguns problemas de pele e do coração. No momento em que a água atinge o corpo, sua habilidade em fazer com que o sangue circule ativa as artérias, que bombeiam o sangue com mais eficiência, aumentando a saúde do coração. Da mesma forma, pode diminuir a pressão arterial, limpar artérias bloqueadas e melhorar o sistema imunológico.

A dermatologista Jessica Krant afirmou que água gelada ou morna podem evitar a perda da oleosidade natural da pele. E isso acontece de forma muito rápida. A água fria enrijece a pele temporariamente, apenas quando contrai o fluxo sanguíneo, mas não depois.

O boom da terapia de exposição ao frio

Muitos especialistas e terapeutas reúnem grupos para a realização de terapias de exposição ao frio extremo, desde a recente descoberta de que elas estimulam nosso metabolismo. Algumas dessas terapias são conhecidas como termogênese e crioterapia.

A exposição ao frio, segundo os adeptos dessas terapias, pode fazer muito mais do que emagrecer. Ela pode fazer com que você tenha um humor melhor, lhe dá mais energia, e pode auxiliar a recuperação após traumatismos.

Os conhecidos atletas de basquete LeBron James e Kobe Bryant são exemplos da eficácia desse tratamento. No entanto, essas são versões extremas da terapia do frio, não há ainda provas científicas de que essas terapias realmente emagrecem.

Mesmo assim, sabemos que uma exposição relativa ao frio pode ser muito saudável para todos, e as impressões que temos de dados científicos é a de que nos ajuda a perder peso.

Tratamento semanal de 4 horas diárias

O best-seller de Tim Ferriss, The 4-Hour Body (O corpo de 4 horas), causou uma febre sobre a expectativa de que tomar banho gelado emagrece mesmo.

Uma das abordagens do livro é a sugestão para ingerirmos muita quantidade de água gelada por dia, até mesmo fazendo aplicações com bolsas de gelo entre os omoplatas. Esses procedimentos podem nos livrar de alguns quilos excedentes, segundo Ferriss.

O estudo de caso contido no livro relata uma experiência que ocorreu com um amigo seu, ex-cientista da NASA, Roy Cronise. Ele estava perdendo peso através da adoção de uma dieta e exercícios, até chegar a um nível em que não conseguia mais perder o mínimo de gordura. Então, ele adotou as técnicas de exposição ao frio e com isso alcançou seu objetivo de perder mais peso.

Estudos recentes

O endocrinologista Dr. Paul Lee, do Instituto Sydney’s Garvan, toma banhos gelados há seis anos, como parte de seu estudo sobre a gordura marrom. Ele afirma que a gordura branca armazena as calorias em excesso, que levam à obesidade, e a marrom queima a energia. No National Institute of Health, em Washington, ele desenvolveu sua teoria durante dois anos, de 2012 a 2014, de que a exposição ao frio aumenta a atividade da gordura marrom.

“Convidamos indivíduos, saudáveis e os expusemos a temperaturas de 18 graus Celsius, até chegarem a 12º C, quando começaram a tremer, e medimos seus níveis hormonais”, ele disse. “Descobrimos que assim que a temperatura caiu, dois hormônios no corpo aumentaram”.

O que o Dr. Lee e seus colegas descobriram foi que os hormônios se comunicavam para gerar a conversão. ”Em resumo, este é um sistema hormonal, que permite que músculo e gordura se comuniquem, e nesse processo os hormônios são capazes de converter células de gordura em células de gordura marrom, que são benéficas”, ele afirmou.

Os cientistas, agora, vão criar uma droga que imite este comportamento.

“Qual é a vantagem de tal descoberta? Hoje em dia, todos preferimos um sistema de aquecimento central, e nos vestimos bem no inverno. Existe alguma forma de nos apropriarmos desses benefícios sem nos expormos ao frio?” Ele sugere que é como um exercício, requer treinamento. ”Dieta e exercícios são os tratamentos mais eficazes que conhecemos no combate à obesidade, diabetes, e uma gama de distúrbios.”

Banhos frios aumentam o vigor

A sensação da água gelada descendo pelo nosso corpo, ao tomarmos um banho pela manhã, pode parecer horrível, em vez de tranquilizante. Porém, a respiração profunda em resposta ao choque térmico nos mantém aquecidos, liberando um jato de sangue através de todo nosso corpo. Isso nos proporciona uma dose natural de energia para o dia.

Conclusão: Tomar banho gelado emagrece mesmo?

O mais honesto é afirmar que não é isso que irá fazer você emagrecer de fato. Você pode passar a tomar banhos gelado pelo conjunto de benefícios, se você não se incomoda com isso. Mas esperar a perda de peso apenas por conta dessa mudança é exagero. Tomar um banho gelado de 10 minutos pode contribuir com a termogênese, assim como beber água gelada, dormir no frio e outras situação relacionadas ao frio.

Mas se é só por uma questão de emagrecimento que você está pensando nisso, faz mais sentido fazer alguns minutos de exercícios, passar a subir mais escadas ou evitar aquela fatia de bolo. O resultado calórico vai dar no mesmo.

Você já tinha ouvido falar na teoria de que tomar banho gelado emagrece? Tem o costume de tomar banhos frios ou quentes? Mudaria isso a fim de perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Tomar Banho Gelado Emagrece Mesmo?”

  1. Tomo banho gelado todos os dias,fico exposto ao frio de 12 á 15 horas por dia e tem contribuído muito para definição do meu abdômen.