Remada deitado no banco – Como fazer e erros comuns

atualizado em

A remada deitado no banco é um exercício excelente para os músculos das costas, principalmente para o latíssimo do dorso e o trapézio.

Este exercício trabalha o grande dorsal (latíssimo do dorso), o trapézio, o romboide e os deltoides posteriores. Além deles, músculos como o bíceps braquial, os flexores do antebraço e o manguito rotador também são ativados durante o movimento.

Para realizar a remada deitado, você precisa de um banco reto elevado. Ao deitar de bruços no banco, você dificulta o movimento de remada e consegue focar especificamente nos músculos da parte superior do corpo, sem se preocupar tanto com a posição das pernas e a postura, como acontece na remada no banco inclinado com halteres, por exemplo. Além disso, fica quase impossível usar o impulso para completar a série e isso exige mais esforço dos seus músculos.

Aliás, exercícios semelhantes a esse incluem a remada invertida e a remada com apoio no banco inclinado. A diferença é que a remada deitado no banco é melhor para quem sente dores na lombar. De fato, a dor na região lombar é um problema comum durante as remadas e ao deitar você reduz o estresse na parte inferior das costas e diminui o risco de sentir dor depois do exercício. Veja também as possíveis causas de dor na lombar e como tratar.

Confira então o passo a passo deste exercício para desenvolver força e aumentar sua massa muscular na parte superior do corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer remada deitado no banco

remada com barra deitado no banco

Coloque uma barra EZ ou uma barra reta com o peso desejado embaixo de um banco reto na altura do seu peito. Em seguida, deite-se de bruços sobre o banco, mantendo o corpo totalmente reto. Os pés podem ficar fora do banco, mas mantenha-os unidos e alinhados com o resto do corpo.

Olhando para baixo, pegue as extremidades da barra com a pegada pronada (palmas das mãos voltadas para baixo) e eleve-a do chão, mantendo os braços esticados. Considere esta a posição inicial.

Então, puxe a barra para cima flexionando os cotovelos até que eles fiquem na mesma linha que os ombros. Enquanto rema, tente aproximar as omoplatas trazendo os ombros para trás. Volte lentamente para a posição inicial e repita até completar a sua série que pode ter de 8 a 15 repetições a depender dos seus objetivos.

Expire ao levantar a barra e inspire ao voltar para a posição inicial. Faça isso lentamente com movimentos controlados.

  Continua Depois da Publicidade  

Vale ressaltar que quanto mais alto o banco, maior será a amplitude de movimento. O ideal é que o banco esteja alto o suficiente para você esticar os braços com facilidade sem que a barra bata no chão.

Erros comuns

remada deitado no banco
Para executar bem este exercício, é importante ter um banco de altura correta e se atentar ao movimento

Saiba o que evitar neste exercício para um treino mais eficaz e seguro.

Não completar o movimento

Concentre-se para esticar totalmente o braço e subir a barra até que os cotovelos alcancem a linha dos ombros. Isso vai garantir uma ótima amplitude de movimento e repetições de qualidade.

Mesmo que dessa forma você não consiga fazer uma série muito longa, é melhor prezar por poucas repetições com o movimento completo do que fazer um movimento incompleto e não atingir os músculos alvo.

Entortar o pescoço

É importante que o pescoço fique alinhado com o resto do corpo. Isso quer dizer que você deve olhar para baixo e manter o corpo em uma linha reta da cabeça aos pés. Uma boa dica é manter o queixo pressionado contra o banco para evitar mexer a cabeça ao levantar a barra.

  Continua Depois da Publicidade  

Mexer as pernas

Como as pernas ficam para fora do banco, pode ser tentador movimentá-las durante a execução. Porém, esse é um erro que pode mudar o foco do exercício para as pernas e aumentar o risco de lesão na parte inferior das costas.

Por último, lembre-se de contrair os músculos das costas, do abdômen e do bumbum enquanto levanta a barra para o alto, pois isso te ajuda a manter o corpo estável e a trabalhar os músculos alvo durante a remada deitado.

Fontes e referências adicionais

Você consegue fazer esse exercício deitado ou prefere outros tipos de remada? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário