Remédios caseiros para piolho mais usados

Especialista da área:
atualizado em 07/06/2021

Quem nunca teve piolho quando criança, não é mesmo? Se você está passando por esse problema depois de adulto, fique sabendo quais são os remédios caseiros para piolho mais usados.

  Continua Depois da Publicidade  

Talvez você tenha sido uma criança sortuda que nunca passou por isso, mas é provável que você já tenha lidado com piolhos pelo menos uma vez na vida.

Mesmo depois de adulto, você pode ter piolho e isso não significa que você não tenha bons hábitos de higiene. Às vezes, os piolhos se instalam mesmo e não há nada que você possa fazer a não ser tratar de tirá-los da sua cabeça.

Confira então quais são os remédios caseiros que você pode usar para eliminar a coceira na cabeça e os piolhos. Aliás, muita gente usa azeite no cabelo não só para eliminar o piolho, mas também para melhorar a saúde do cabelo.

Piolho em adultos

coceira no couro cabeludo

Os piolhos são pequenos insetos que podem infestar o seu couro cabeludo. Eles se alimentam do sangue humano e podem ser difíceis de tratar porque depositam ovos (lêndeas) no couro cabeludo e se reproduzem ali com facilidade.

Por isso, se você demorar para perceber que está com piolhos, eles podem aumentar de quantidade rapidamente – dificultando o tratamento.

Apesar disso, é possível acabar com os piolhos. Mas é importante entender que às vezes é preciso combinar mais de um método contra os piolhos para garantir que você está eliminando tanto eles quanto os seus ovos.

Por isso, veja abaixo quais são os remédios para piolho mais usados.

Remédios caseiros para piolho mais usados

mulher passando óleo no cabelo

1. Óleos essenciais

Existem vários óleos essenciais capazes de sufocar e eliminar os piolhos. Alguns deles incluem os óleos de:

Mas lembre-se de sempre que for usar um óleo essencial, diluir o produto em outro óleo – como por exemplo o óleo de coco ou o azeite, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, algumas pessoas usam ingredientes caseiros gordurosos para imitar o mesmo efeito de sufocar os piolhos – como o azeite de oliva ou a maionese.

2. Pentear o cabelo molhado

Usar um pente fino para remover os piolhos é uma das técnicas caseiras mais conhecidas para eliminar esses insetos.

No entanto, pentear o cabelo úmido com um pente fino não é capaz de remover todos os piolhos. Mas é possível eliminar boa parte deles.

Para obter os melhores resultados, é importante pentear todo o cabelo com pente fino 2 vezes por pelo menos 4 dias da semana. Além disso, também é preciso repetir o procedimento até que mais nenhum piolho seja encontrado.

O problema é que você pode não conseguir remover todas as lêndeas. Nesse caso, você pode usar também o óleo essencial ou outro remédio caseiro para complementar a técnica do pente fino.

3. Limpeza de objetos e itens pessoais

Além dos remédios caseiros para piolhos, é importante ter um cuidado especial com as roupas. Apesar de ser baixo o risco dos piolhos sobreviverem em utensílios ou roupas, é melhor prevenir do que remediar.

Sendo assim, siga as seguintes dicas:

  • Lave suas roupas com água quente;
  • Higienize objetos de uso pessoal como pentes, escovas e acessórios de cabelo com água quente e sabão;
  • Troque suas roupas de cama, principalmente a fronha do travesseiro.

4. Outros remédios caseiros

Apesar de serem bastante usados, não há estudos que comprovem a eficácia dos seguintes ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Vinagre de maçã;
  • Citronela;
  • Chá de arruda;
  • Álcool canforado.

Muitas pessoas lavam o cabelo e depois passam vinagre ou álcool no couro cabeludo com o objetivo de matar os piolhos. Mas não se sabe se isso realmente funciona.

Mais dicas para acabar com os piolhos

Como nem todos os tratamentos caseiros são comprovados pela ciência, você pode precisar de alternativas. Além disso, se for difícil eliminar os piolhos e lêndeas com essas técnicas caseiras, pode ser melhor usar um remédio.

Alguns ingredientes ativos que ajudam no tratamento de piolhos incluem:

  • Butóxido de piperonila com piretrinas;
  • Permetrina, na forma de loção ou shampoo;
  • Dimeticona;
  • Ivermectina.

Independentemente da sua escolha, é aconselhável procurar um dermatologista para indicar o melhor remédio para piolhos. Além disso, esse profissional é capaz de avaliar o grau da infestação, te ajudando a escolher a opção mais segura e eficaz para o seu caso.

Fontes e referências adicionais

Você já teve piolho quando criança? Sabia que adultos também podem pegar piolho? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário