Repolho Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

Você sabe dizer se o repolho engorda ou emagrece? Apesar de ser um legume saudável de baixa caloria, muitas pessoas o associam com a perda de peso por causa da dieta popular da sopa de repolho.

O marketing criativo fez as pessoas acreditarem que o repolho queima gordura corporal. Nenhuma comida, incluindo o repolho, realmente queima gordura.

Ainda que isso seja decepcionante para os nutricionistas, o repolho ainda é um elemento saudável em qualquer dieta para emagrecer, afinal de contas, não se pode dizer que o repolho engorda.

Antes de entrar em detalhes, aproveite para conferir algumas receitas low carb com repolho e todos os benefícios do repolho para a saúde e boa forma.

Repolho Para Regimes

Mesmo que o repolho não vá queimar gordura do seu corpo, ainda é ideal para a sua dieta de perda de peso por ter um teor de calorias tão baixo. Meia xícara de repolho só tem 17 calorias. Em outras palavras, o repolho engorda apenas se você consumir dezenas de xícaras de repolho, que é algo que ninguém conseguiria fazer .

Uma cabeça inteira de repolho, que pode ser usada em uma salada grande, tem menos de 300 calorias. No livro “The 150 Healthiest Foods on Eart” (ainda sem tradução ou título em português), Dr. Johnny Bown, PHD e clínico especialista em nutrição, diz que uma xícara de repolho cozido, tem 4 gramas de fibra dietética, motivo pelo qual é uma fonte tão insignificante de calorias.

A fibra dietética é importante porque te ajuda a controlar o apetite e mantém seus níveis de glicemia estáveis.

Perda de Peso

Como não se pode dizer que o repolho emagrece ou queima a gordura, você pode estar confuso sobre o que faz você perder peso. Perda de peso e queima de gordura, de acordo com a Universidade de Illinois, são na verdade, uma questão de “matemática simples”.

Em suma, para perder peso, você tem de queimar mais calorias do que consome. Substituir é a chave para perder peso com legumes de baixa caloria, como o repolho. Você vai ter de substituí-lo por ingredientes que tenham muitas calorias.

Por exemplo, preparar uma salada de 100 calorias ao invés de um prato de massa de 400, removeria 300 calorias da sua dieta. O ideal é que você remova de 500 a mil calorias do seu consumo diário de calorias para perder peso.

Efeito no Apetite

Uma das formas que o repolho pode te ajudar a controlar o peso está no efeito que ele tem na glicemia. As quedas na glicemia podem gerar desejo e picos de fome que podem levar a comer em excesso.

A pesquisa em humanos é limitada, entretanto, o teste em animais mostrou resultados eficazes. Um estudo feito em 2009 pela Universidade Nacional de Seul na Coréia no Sul mostrou que ratos diabéticos tiveram a glicemia estabilizada e a tolerância à glucose melhorada. A estabilização da glicemia é uma das chaves para um plano de dieta para diabéticos.

Incluir o repolho na sua dieta consiste mais em seus efeitos de saciedade do que no estímulo da perda de peso, dessa forma, não seria correto dizer que o repolho emagrece. Você apenas irá perder peso ao substituir os ingredientes com mais calorias pelo repolho.

Benefícios Nutricionais

O repolho é uma das coisas mais nutritivas que se pode comer, rico em cálcio, magnésio, potássio, vitaminas C, K e A, betacaroteno e luteína, que ajuda na visão. Também é rico em fitoquímicos antioxidantes.

O repolho é, especialmente, uma fonte concentrada de componentes antioxidantes chamados “antocianinas”, os mesmos que fazem do mirtilo tão saudável. Esses flavonoides reduzem significativamente estresse oxidativo e inflamação, grandes fatores em doenças cardíacas.

No fim das contas, por mais que não se possa afirmar que o repolho emagrece, ele pode te ajudar a perder peso e pode ser um agente muito útil em sua dieta.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já utilizou o repolho para perder peso? Tem alguma receita preferida que leve repolho? Comente abaixo sua experiência!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (63 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

11 comentários em “Repolho Engorda ou Emagrece?”

    • Eu To fazendo dieta e posso afirmar por experiência própria que ele sacia msm a fome, To comendo ele refogado na hora do almoço e na janta faço salada

  1. Faço um refogado de repolho, grão de bico e ovos cozidos… hmmm… não preciso de mais nada! 😉
    o pão com manteiga do café da manhã, substitui por pão com ovo (sem óleo). Fico saciada até a hora do almoço (ou mais).
    Não como mais macarrão. Nem arroz.
    Desde 04 de janeiro já emagreci 4,8 kgs. Além de ter mais energia, não sinto mais os incomodos da gastrite e continuo rumo ao meu objetivo!

  2. Comecei a comer repolho no lugar no arroz, nem imaginava que ele era tão poderoso assim. Me deixa satisfeita, não sinto fome. Estou amando!

  3. O repolho é realmente um ótimo inibidor da fome!
    Vai aí uma receita mega fácil para a janta ?
    1° – Refogue a cebola e alho em uma pequena quantidade de óleo,
    2° – Assim que refogado, acrescentar aproximadamente 1 litro de água,
    3° – Pique uma cenoura (de média a grande) e junte na panela. Deixe cozinhar até quase desmanchar,
    4° – Acrescentar meio repolho picado, espere ficar macio e desligue o fogo,
    5° – Bata no liquidificador, vai virar um creme, tempere com sal e o que mais desejar!

  4. Cozinho o repolho dentro do Arroz , além de ficar uma delícia, como menos quantidade de arroz e fico satisfeita!

  5. o repolho mi fez reduzir a comida ,antes comia 3 colheres de arroz e uma de feijão hoje como uma colher pequena de arroz e duas pequenas de feijão e repolho além de ser delicioso sacia minha fome super recomendo