Como Funciona a Dieta da Sopa de Repolho Para Emagrecer?

Especialista:
atualizado em 12/04/2020

Existe uma dúvida como funciona a dieta da sopa do repolho funciona. Em uma análise simples, é uma dieta de perda de peso a curto prazo. Como o nome indica, envolve comer grandes quantidades da sopa do legume combinada com outros poucos alimentos. Os defensores deste plano alimentar dizem que ela pode ajudar a perder até 4,5 quilos em uma única semana, mas muitos especialistas em saúde alertam que a dieta não é saudável e seus resultados são insustentáveis, ou seja, assim que você interromper o regime de uma semana, é provável que recupere o peso que perdeu. Abaixo, você aprenderá mais sobre a dieta do repolho, como funciona, seus benefícios e muito mais.

Uma das melhores sopas para emagrecer é a sopa de repolho light, seja o repolho roxo ou o normal. Uma sopa de legumes e vegetais é sempre uma excelente escolha de refeição para emagrecer, pois é rica em fibras, nutrientes e vitaminas necessárias para o corpo desempenhar suas funções diárias, além de fornecer mais energia, disposição e ajudar na eliminação de excessos e retenção de líquidos. Veja abaixo e conheça as 10 receitas de sopa de repolho para emagrecer.

Para você que está seguindo uma dieta para emagrecer, possivelmente já sabe, ou irá descobrir, o poder que uma boa sopa pode ter. Para perder peso rápido e desinchar, preparar uma sopa de vegetais com ingredientes selecionados pode ser a melhor escolha. Confira abaixo as 10 receitas de sopas vegetais para emagrecer.

No inverno ou no verão, as sopas são uma excelente forma de emagrecer. São uma excelente opção de uma refeição leve e podem ser feitas de ingredientes com baixa caloria e muitos nutrientes. Podem até substituir um jantar, por exemplo. Você vai gostar de conhecer 7 receitas de sopas para emagrecer.

O que é a Dieta da Sopa de Repolho?

Um fator interessante é que não há qualquer organização ou pessoa que queira se responsabilizar por essa dieta para emagrecer! Então, não existe nenhuma versão “oficial”, mas diversos planos de dieta baseados no consumo de quantidades copiosas de sopa de repolho, e quase nada mais. Depoimentos sobre a dieta de sopa de repolho vão do exagerado, ou seja, declarações que a sopa de repolho em si tem propriedades que queimam gordura, ao duvidoso, dizendo que se pode perder 4,5kg em uma semana. Esta dieta geralmente é usada como uma maneira de perder peso rápido para um evento especial e os proponentes aconselham que seja seguida apenas durante uma semana.

O repolho é um alimento fácil de preparar, vai muito bem acompanhado por carnes e vegetais e acrescenta ao prato uma textura crocante que faz toda a diferença no sabor final da receita. E, se você estiver em uma dieta low carb, também pode aproveitar os benefícios desse incrível alimento. Confira também as 6 receitas low carb com repolho. 

O que está incluso na dieta?

A Dieta da Sopa de Repolho para emagrecer é bem rigorosa. A ideia é comer o quanto da sopa quiser – o suficiente para te manter satisfeito, então não trapaceie! Além de ingredientes específicos da dieta de sete dias. Álcool não é permitido e as únicas bebidas que se pode tomar são água, e sucos que emagrecem (ou seja, sem açúcar) nos dias que frutas forem permitidas.

  • Dia 1 Sopa de Repolho e quaisquer outras frutas, exceto bananas.
  • Dia 2 Sopa de Repolho e legumes, incluindo batata assada com um pouco de manteiga.
  • Dia 3 Sopa de Repolho e quaisquer outras frutas e vegetais, exceto batatas e bananas.
  • Dia 4 Sopa de Repolho e até oito bananas, e tanto o de leite desnatado que quiser.
  • Dia 5 Sopa de Repolho, bife de até 120g e seis tomates.
  • Dia 3 Sopa de Repolho o tanto de bife e legumes (exceto batatas) quanto quiser.
  • Dia 7 – Sopa de Repolho, arroz integral, legumes (exceto batatas) e suco de frutas sem açúcar

As receitas para a Sopa do Repolho são variadas, mas todas tem a mesma base: repolho, cebola, tomate cereja, pimentão verde, aipo, cogumelos e mistura para sopa de cebola.

A Dieta da Sopa de Repolho funciona?

A maior parte das pessoas emagrece em muito pouco tempo. Entretanto, a perda de peso vai vir da perda de água e tecido muscular, não de reservas de gordura. A combinação de ingredientes “permitidos” força a maioria das pessoas a quase morrer de fome todo dia. Isso pode ser ruim, forçando o corpo à inanição, funcionamento e metabolismo mais devagar, além de encorajar o corpo a depender das reservas de gordura! 

Essa dieta requer muito planejamento e idas ao mercado para comprar legumes e frutas. Para muitas pessoas, tem de se cozinhar e comer separadamente dos outros membros da família que não seguem o regime, o que pode trazer muito sofrimento e dificuldade par aderir à dieta.

A dieta da sopa de repolho e suas variações estão por aí há muitos anos. Sua origem é desconhecida, mas especula-se que ela começou em um hospital como um programa de perda de peso rápido para pacientes antes de cirurgias. Você gostará de descobrir tudo sobre a dieta da sopa de repolho e se ela emagrece mesmo.

Então, por que fazer?

Muitas pessoas se sentem atraídas por ser uma dieta tão rápida. Mas não é uma solução para um plano de dieta longo e saudável.

De fato, a dieta da sopa de repolho causa perda de peso, mas não porque o repolho tem alguma propriedade incrível que estimule o emagrecimento, e sim porque a ingestão de calorias é reduzida drasticamente. 

Assim, pessoas que estão desesperadas para perder peso podem ficar empolgadas com a dieta e realmente conseguem emagrecer em poucos dias e é isso que leva muita gente a seguir a dieta. Além disso, como o repolho é um vegetal saudável, as pessoas acreditam que a dieta da sopa de repolho também é uma escolha saudável.

Mas as desvantagens da dieta da sopa de repolho podem superar os supostos benefícios da dieta. Um estudo publicado na revista Current Obesity Reports em 2016 atesta que na primeira semana de qualquer dieta hipocalórica, apenas 34% do peso perdido vem das reservas de gordura. Os 66% restantes é proveniente da perda de água e da perda de músculos. Assim que você voltar à sua dieta normal, a tendência do corpo é de reconstruir rapidamente os estoques de energia e de água.

Não se engane, se você não tiver um plano alimentar para seguir depois dos sete dias de dieta é mais provável que você recupere todo o peso que perdeu e todo o seu esforço só vai ter servido para te deixar com fome e até desidratado e desnutrido em alguns casos.

Riscos da Dieta da Sopa de Repolho

Além do risco de ficar desnutrido e desidratado, há outros riscos associados à adesão à dieta da sopa de repolho.

Especialistas em saúde afirmam que a dieta da sopa de repolho é nutricionalmente desequilibrada e muito restritiva. Em média, a dieta quando seguida à risca não atinge nem 1.000 calorias por dia, o que está abaixo das calorias mínimas necessárias para a manutenção das funções vitais. Qualquer dieta hipocalórica com menos de 800 a 1.000 calorias por dia só deve ser recomendada sob supervisão médica.

A falta de nutrientes e minerais por uma semana não é capaz de causar estragos irreversíveis ao organismo, mas sem dúvidas pode prejudicar a saúde e causar mal-estar. Há muitos relatos de tontura, fraqueza e cãibras. E por causa do alto teor de fibras da sopa, algumas pessoas podem ter flatulência.

A dieta também pode alterar os níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente perigoso para os diabéticos que optam por seguir a dieta da sopa de repolho sem orientação médica adequada. 

A Dieta da Sopa de Repolho é saudável?

Os ingredientes da sopa de repolho para emagrecer são em sua maioria saudáveis – mas se forem usados junto com a mistura de sopa, o resultado final pode ter alto teor de sal. No geral, o repolho carece de proteínas, carboidratos e gorduras essenciais. Já que essa dieta deve ser seguida por sete dias, não deve causar problemas de longo termo para pessoas saudáveis, mas aqueles que têm necessidade de dieta específica, como diabéticos, definitivamente devem consultar um médico antes de começar esta dieta. Ninguém deve segui-la por mais de sete dias.

E nem tudo são flores na hora de emagrecer. Quando você ingere poucas calorias, é provável que tenha uma sensação contínua de fome. Na sua busca pela perda de peso, você sempre procurará alternativas que tenham menos calorias e ajudam na queima de gordura. Você vai adorar saber se vale a pena usar sopas para emagrecer.

Dietistas dizem:

“Uma dieta balanceada e saudável, combinada com exercício ainda é a maneira mais efetiva e segura de perder peso. Porém, os resultados são graduais e requerem perseverança.”

Não pense que uma dieta de sete dias vai mudar totalmente a sua vida. Ela pode até te dar um impulso para outras mudanças alimentares, mas não se apegue a uma dieta restritiva e curta como a dieta da sopa de repolho se o que você quer é obter bons resultados de perda de peso a longo prazo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já conhecia a Dieta da Sopa de Repolho? Tem vontade de experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (107 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Como Funciona a Dieta da Sopa de Repolho Para Emagrecer?”

  1. Fiz a dieta da sopa por 7 dias, segui direitinho e só emagrece 1kg.
    O que fazer?? tenho uma cirurgia de redução e sustentação de mama e preciso emagrecer 3kg e uma semana