Benefícios do repolho para a saúde e boa forma

Especialista:
atualizado em 18/09/2020

O repolho é uma variedade do couve com ampla utilização na culinária. Além de ser saboroso e, geralmente, de baixo custo, são vários os benefícios do repolho para a saúde.

Sua origem é da região da Turquia, mas foi muito utilizado nas grandes navegações pelos alemães e holandeses.

Na época o repolho era fermentado para ter uma maior durabilidade, e ele era também utilizado na prevenção do escorbuto, que é uma doença provocada pela deficiência de vitamina C.

Repolho verde liso
Repolho verde liso

Existem vários tipos diferentes de repolho, podendo ser roxo, liso, crespo, chinês ou de bruxelas, garantindo assim uma grande diversidade.

Benefícios do repolho

O repolho pode auxiliar no bom funcionamento do nosso organismo, trazendo benefícios para a saúde e a boa forma. No entanto, seu consumo deve estar acompanhado de hábitos saudáveis, que englobam alimentação balanceada, atividade física regular e boas noites de sono.

Assim sendo, veja a seguir os seus benefícios:

O repolho ajuda a emagrecer

Como vimos, tanto o repolho branco como o roxo são pouco calóricos e muito nutritivos. Por isso existe até uma dieta da sopa que é feita com esse vegetal.

É um alimento rico em fibras, que proporciona saciedade, reduzindo a quantidade de alimentos a serem consumidos ao longo do dia.

Ele contribui para a saúde do coração

Devido a sua quantidade de fibras pode ajudar na redução do colesterol, importante fator de risco cardiovasculares.

Além disso, o potássio contribui para o alargamento dos vasos sanguíneos (vasodilatação), ajudando a reduzir a pressão arterial e a poupar o coração de problemas gerados pela mesma.

O repolho auxilia na prevenção do câncer

É um alimento que contém vários nutrientes com capacidade antioxidante, como a vitamina C, o manganês e as antocianinas.

Eles auxiliam na neutralização de radicais livres, que provocam mutações no DNA das células, um dos fatores para o surgimento do câncer.

Além disso, o repolho possui uma substância chamada glucosinolatos, que pode auxiliar na prevenção de tumores de mama, próstata, cólon e bexiga.

Ele ajuda no sistema imunológico

O repolho é fonte de vitamina C que estimula a atividade das células brancas do sangue, principais células do sistema de defesa do organismo. Sendo assim, ajuda a evitar inúmeras doenças.

Ele protege o sistema digestivo

Pesquisas indicam que alimentos com glucosinolatos auxiliam no controle da bactéria Helicobcater pylori, um dos responsáveis por provocar gastrite e úlceras gástricas.

O repolho ajuda a prevenir o Alzheimer

O mal Alzheimer tem sido relacionado com o envelhecimento e o estresse oxidativo. Estudos indicam que a atividade antioxidante das antocianinas pode ajudar a evitar está doença.

A vitamina K também tem sido associada à prevenção Alzheimer, pois participa da síntese de uma gordura que forma uma barreira de proteção ao redor dos neurônios.

Ele fortalece os ossos

O cálcio, o fósforo, o magnésio e a vitamina K são os responsáveis pelos benefícios do repolho para a saúde dos ossos.

O cálcio e o fósforo são minerais que fazem parte da composição do osso. Já o magnésio e a vitamina K ajudam na fixação do cálcio nos ossos.

O repolho contribui para uma pele saudável

Devido a grande quantidade de agentes antioxidantes presentes no repolho, o seu consumo pode auxiliar a minimizar os sinais de envelhecimento, principalmente o envelhecimento precoce, como as rugas e manchas na pele.

Como utilizar?

O repolho é um vegetal que pode ser utilizado de forma abrangente na alimentação.

Pode ser consumido através de saladas, tortas, sopas, sucos, entre muitas outras. Em resumo, é importante apenas usar a criatividade.

Dicas

  • Coloque o repolho em um saquinho de plástico e armazene-o na geladeira (por até 10 dias).
  • Após o repolho ser cortado começa a perda de nutrientes, principalmente a vitamina C. Logo, o ideal é que ele seja cortado apenas no momento do seu consumo.
  • Na hora da compra, selecione aquele em que o centro está claro e firme, e que não apresente manchas escuras na parte externa.

Precauções

Em geral, o consumo de repolho não promove efeitos colaterais, entretanto, o seu consumo em excesso pode gerar aumento de gases, devido a sua quantidade de enxofre.

Pessoas com doenças relacionadas a tireoide não podem consumir o repolho em excesso, pois pode afetar a absorção de iodo.

Além disso, caso você consuma medicamentos anticoagulantes é importante buscar um médico ou nutricionista para verificar se o consumo é seguro. Trata-se de um vegetal rico em vitamina K, que estimula a coagulação sanguínea.

Informações nutricionais do repolho

Os seus benefícios devem-se a sua baixa quantidade calórica, ao mesmo tempo que é rico em fibras e vitaminas.

Não deixe de conferir também as deliciosas receitas low carb com repolho, aprender a fazer suco de repolho, e ver como o repolho emagrece para fazer dele parte da sua dieta.

Veja abaixo a composição nutricional por 100 gramas de repolho cru.

NutrientesPor 100 g de repolho cru
Calorias25 calorias
Carboidratos4,3 g
Proteínas1,4 g
Fibra alimentar2,5 g
Gorduras0,2 g
Vitamina A10 mcg
Vitamina C36,6 mg
Cálcio53 mg
Ferro0,57 mg
Fósforo32 mg
Potássio160,8 mg
Sódio41,1 mg
Cobre0,06 mg
Magnésio35 mg
Enxofre32,9 mg
Informação nutricional por 100 gramas de repolho cru

Veja abaixo os vídeos da nossa nutricionista falando sobre mais benefícios do repolho, tanto para a saúde como para a boa forma.

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do repolho? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (108 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

13 comentários em “Benefícios do repolho para a saúde e boa forma”

  1. Adoro repolho. Cosumo quase diariamente. Nos a faz muito bem. Dispenso carne para consumi-lo no almoço feito com leite de Coco , com nata de coalhada ( O mais gostoso ) ou até mesmo cozido com cheiro Verde e tempero..

  2. Aqui usamos o repolho com bastante frequencia…saladas…ensopados…sopas…no arroz (delicioso rozpolho)???…charutos…no feijão……muito bom.

  3. Tenho problemas gastrointestinais como queimaçao, arrotos e gases, comecei a comer repolho e senti uma leve melhora!

  4. Sempre gostei de repolho, quando menina comia muito o Branco mas agora consumo os dois tipos o branco e o roxo, refogados, mas vendo que eke cru em saladas o valor é mais benéfico. Obrigado pela informação.

  5. gosto de repolho, evito come-lo com mais frequencia por produzir muitos gazes, tenho propensão a forma-los. gostaria de saber como comer evitando esse incoveiniente. gratos

  6. Há mais de 25 anos que eu como três(03) vezes por semana salada de repolho branco cru. É uma verdadeira gostosura ele cortado bem fininho, com azeite e vinagre de maçã. Nunca tive a curiosidade de saber de suas propriedades, principalmente as vitaminas que ele contém. Gostei muito desta página sobre as propriedades dos repolhos, cru e roxo. Continuarei comendo sempre minhas saladas.