A cantora canadense Céline Dion, de 55 anos, sofre de síndrome da pessoa rígida (SPR). Voz por trás de muitas canções românticas famosas e uma das maiores cantoras da sua geração, Céline tem evitado saídas públicas e diz estar se dedicando totalmente à recuperação.
A cantora cancelou a sua turnê internacional que seria realizada ainda este ano em função do seu estado de saúde e, consequentemente, surgiram rumores de que Céline se aposentaria de forma definitiva.
Apesar do quadro ser grave e não haver cura para a síndrome, ela nega a sua aposentadoria definitiva. Em suas redes sociais, a artista afirmou que a melhor solução, por ora, é cancelar os shows até que possa voltar aos palcos. Além disso, ela afirmou que não vai desistir e expressou a sua ansiedade para rever os fãs.
O que é SPR?
A síndrome da pessoa rígida ou SPR, que atinge a cantora canadense, é uma doença neurológica que afeta uma pessoa a cada um milhão.
Esse problema provoca rigidez nos músculos do corpo e espasmos dolorosos, que, em alguns casos, podem chegar a provocar crises de falta de ar e rachaduras nos ossos.
O SPR aparece com mais frequência entre a idade de 30 a 60 anos e é duas vezes mais comum entre as mulheres.
Apesar de não se conhecer com precisão a causa do aparecimento da síndrome, ter doenças autoimunes como vitiligo e diabetes pode ter relação com o seu desenvolvimento.
Tratamento da SPR
Ainda que não tenha cura, a SPR conta com um tratamento que visa controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Esse processo depende da gravidade do quadro de cada paciente e pode envolver desde o uso de medicação que desacelera o sistema nervoso até a imunoterapia. As informações são do Metrópoles.