Saiu da Linha e Cometeu Excessos? 5 Dicas Para Ajudar o Fígado a Se Recuperar

Especialista:
atualizado em 07/07/2020

Você já deve ter ouvido falar como o fígado é um órgão importante para o organismo e como devemos previlegiar na dieta os alimentos que fazem bem para o fígado e evitar os  alimentos ruins para o fígado, para cuidar bem da saúde hepática.

Não é para menos, afinal o órgão é responsável por filtrar o sangue com nutrientes que vem do trato digestivo, antes de passá-lo ao restante do corpo: são as suas células, conhecidas pelo nome de hepatócitos, quem aceitam e filtram esse sangue. Elas atuam como pequenos centros de triagem, que determinam quais nutrientes devem ser processados, quais nutrientes devem ser armazenados, quais nutrientes devem ser eliminados pelas fezes e quais nutrientes devem retornar ao sangue.

Além disso, o órgão decompõe ou converte substâncias, extrai energia, torna toxinas menos perigosas ao organismo e remove essas toxinas da corrente sanguínea. O fígado ainda armazena vitaminas e minerais como ferro e cobre e libera esses nutrientes caso seja necessário ao organismo.

O fígado também desintoxica substâncias químicas, metaboliza remédios e o álcool, produz proteínas importantes para a coagulação sanguínea e fornece a bile, que é utilizada na digestão de gorduras. Como se não bastasse, o órgão também contribui com o sistema imunológico, armazena a glicose sanguínea excedente na forma de glicogênio e decompõe glóbulos vermelhos velhos e danificados.

Entretanto, mesmo cientes de todas as funções do fígado, existem determinados momentos em que algumas pessoas abusam e cometem excessos que não são nada bons para o fígado, como comer demais (incluindo os alimentos ruins para o fígado), abusar do consumo de bebidas alcoólicas e dormir pouco, o que pode ocorrer em um final de semana ou feriado prolongado com vários dias de folga, festas ou uma pequena viagem à praia, por exemplo.

Depois que isso acontece, não dá para voltar atrás – o que dá para fazer é tomar algumas atitudes que podem ajudar o fígado a se recuperar, como as que vamos conhecer na lista a seguir:

1. Cortar o açúcar

Cortar o açúcar é uma estratégia que contribui com a recuperação do fígado porque o açúcar sobrecarrega demais o órgão, fazendo com que ele precise trabalhar muito mais.

O excesso de açúcar também aumenta os níveis de glicose no sangue e provoca picos de insulina – que é o hormônio responsável por ajudar o corpo a usar toda essa glicose como energia. A glicose não utilizada como energia no momento termina acumulada na região abdominal e em volta do fígado, o que pode provocar o fígado gorduroso ou esteatose hepática quando isso acontece a médio e longo prazo.

A ideia não é abolir permanentemente o açúcar da vida, mas cortá-lo por cinco dias a uma semana para amenizar a sobrecarga do fígado. Saiba mais a respeito de quanto tempo começa a ter benefícios após cortar o açúcar da dieta.

Depois que esses dias passarem e que o açúcar voltar a aparecer nas refeições, será muito importante não voltar a abusar da substância ou os mesmos problemas se repetirão. Conheça dicas para limitar o açúcar em excesso da sua dieta.

2. Suco verde

Outra dica que vale testar é a de preparar um suco verde à base de ingredientes bons para o fígado como chá verde, gengibre e brócolis, por exemplo. Aproveite que está por aqui e conheça outras receitas de suco detox para o fígado, como este suco pós-carnaval para o fígado.

3. Aderir ao hábito de tomar café

Logicamente, o café deve ser consumido com moderação e sem exagero para não sofrer com os efeitos colaterais do excesso da cafeína, especialmente para quem sofre com a intolerância à cafeína.

Porém, incluir um cafezinho no dia a dia pode ser vantajoso para o fígado porque vários estudos já relacionaram o consumo do café à proteção hepática.

4. Evitar o consumo de alimentos muito gordurosos

O consumo de alimentos muito gordurosos – como frituras, salgadinhos, produtos industrializados e itens com gorduras trans, por exemplo – deve ser evitado porque essas comidas exigem que o fígado trabalhe demais para que eles sejam metabolizados e excretados. Toda essa gordura faz com que o fígado demore mais tempo trabalhando, o que deixa mais pesado e mais lento.

Mesmo depois que a dieta for normalizada, vale a pena dar uma controlada na ingestão desses alimentos com muita gordura para não voltar a sobrecarregar o fígado.

5. Consumir bastante água

O fígado é um órgão que desintoxica o organismo, no entanto, para que isso realmente aconteça, o corpo necessita estar bem hidratado. Portanto, consumir bastante água precisa se tornar um hábito diário.

Para quem não gosta tanto de beber água por achar o sabor sem graça, a saída para conseguir se hidratar melhor são as águas flavorizadas ou saborizadas, que recebem a adição de frutas, vegetais, ervas e/ou especiarias, que concedem um saborzinho agradável ao líquido.

6. Não consumir bebidas alcoólicas

Deveria ser óbvio que beber mais álcool vai ser pior para o fígado, mas nem todo mundo pensa assim. Não é tão incomum encontrar quem pense que curar uma ressaca com mais álcool é uma boa ideia.

Além de precisar enfrentar outra ressaca futuramente ao tentar curar a ressaca com álcool, é preciso ter em mente que bebida alcoólica e fígado não combinam nenhum pouco, uma vez que o álcool é tóxico para o fígado. Por isso, depois de abusar por uns dias da bebida ou comida, a regra é abster-se o máximo de tempo que conseguir do consumo de bebidas alcoólicas.

Atenção

As dicas acima não são um aval para continuar tendo hábitos que fazem mal à saúde do fígado, são apenas estratégias que podem ajudar a dar uma amenizada no sofrimento do fígado após alguns dias de excessos.

O ideal é que os abusos em comida e bebida sejam muito escassos e que as estratégias de controlar o açúcar e os alimentos gordurosos, limitar o consumo de bebidas alcoólicas e ingerir bastante água sejam incorporados permanentemente da rotina.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem cometido excessos que podem estar fazendo seu fígado sofrer? Pretende mudar hábitos e adotar alguns para ajudar o órgão a se recuperar? Comente abaixo!

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Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco se formou em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na área de transplantes na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Dr Lucio Pacheco é um profundo estudioso na área de doença hepática e escreveu dezenas de livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico - cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D´Or e do Hospital Copa D´Or. É diretor médico do Instituto de Transplantes. Tem vasta experiência na área de Medicina, com ênfase em Transplante hepático, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia,e transplante de fígado. Dr. Lucio é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos e diversos. Para mais informações, entre em contato com ele.

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1 comentário em “Saiu da Linha e Cometeu Excessos? 5 Dicas Para Ajudar o Fígado a Se Recuperar”

  1. Eu bebo um pouco de cerveja e no dia seguinte o ficado fica atacado, vômito o dia inteiro. Só paro de noite. Horrível. Não conheço ninguém que fique assim, relacionei logo ao fígado.