15 alimentos com mais gorduras trans a se evitar

Especialista da área:
atualizado em 19/04/2021

Todos sabem que alimentos com gorduras trans, também conhecida como gordura hidrogenada, não fazem bem à saúde e que é importante evitar o seu consumo.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque a sua ingestão regular pode causar vários problemas de saúde, como por exemplo, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2.

Essa gordura foi desenvolvida pela indústria para aumentar a validade dos alimentos e também para deixar o processo de produção mais acessível, visto que ela é muito mais barata do que a manteiga, a banha e outros tipos de gordura.

Confira quais são os 15 alimentos que mais possuem gordura trans. Também vale a pena conhecer um pouco mais sobre o que é a gordura trans, seus perigos e como evitá-la.

O que é exatamente gordura trans?

Existem dois grandes tipos de gorduras trans encontradas em alimentos: as que ocorrem naturalmente e gorduras trans artificiais.

A gordura trans artificial é criada por meio de um processo industrial que adiciona hidrogênio à uma gordura, geralmente óleo vegetal.

Por outro lado, já a gordura trans natural é produzida no intestino de alguns animais. E, os alimentos feitos a partir deles (leite e derivados e produtos à base de carne) podem conter pequenas quantidades dessa gordura.

No entanto, ainda não há estudos o suficiente para determinar se a gordura trans natural tem os mesmos efeitos negativos que a gordura trans fabricada industrialmente.

Veja no vídeo a seguir quais são os alimentos com mais gorduras trans, ou se preferir continue lendo para saber mais abaixo.

Quais são os alimentos com gordura trans?

Alimentos processados, tanto os fritos quanto os assados, costumam ter gordura trans.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, você pode verificar a quantidade de gordura trans que um alimento possui analisando o seu rótulo. Portanto, verifique se há algum ingrediente parcialmente hidrogenado. Se positivo, há gordura trans no produto.

Antes de mais nada, é bom lembrar que existem versões de alguns alimentos listados abaixo sem gordura trans, logo, é preciso ficar atento ao analisar o rótulo.

15 Alimentos com gorduras trans

1. Frituras

O óleo parcialmente hidrogenado dura mais tempo, por isso é o preferido de muitos restaurantes e marcas de salgadinhos industrializados e congelados. Aliás, a maioria dos restaurantes de franquias usa gordura trans no preparo dos seus hambúrgueres e batatas fritas;

2. Comida pronta congelada

A gordura trans é usada em molhos, carnes, temperos, sopas, ensopados e massas para serem congelados, já que ajuda a conservar e a manter o sabor dos alimentos por mais tempo;

3. Margarina

Esse alimento é basicamente o óleo vegetal que foi convertido em um sólido através da hidrogenação, portanto normalmente as margarinas são alimentos com gordura trans. Dessa forma, é melhor optar pela manteiga;

4. Óleos vegetais

Um estudo norte-americano analisou diferentes marcas de óleos de soja e canola vendidos em supermercados e descobriram que até 4% das gorduras encontradas em todas as marcas eram trans. Nenhuma delas, entretanto, indicava na embalagem a presença dessa substância;

5. Sorvetes

Possuem alto teor de gordura, inclusive trans, além disso, eles também são ricos em açúcar.

Normalmente a gordura trans está presente no sorvete

6. Balas e chicletes recheados

Geralmente, cada unidade de bala ou chiclete recheado contém 0,5 g de gordura trans.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Gordura vegetal

Foi criada para substituir a gordura animal, mas faz mal à saúde.

8. Misturas prontas para bolos e tortas

A gordura trans garante a textura leve e a durabilidade desses produtos. Mas é preciso saber que cada porção dessas misturas possui, em média, 1,5 g de gordura trans.

9. Pizzas congeladas

Possuem cerca de 1 g de gordura trans por fatia.

10. Macarrão semipronto (miojo)

Cada meio copo desse alimento contém, em média, 1,5 g de gordura trans. Além disso, os temperos em pó que acompanham os pacotes de macarrão também contém essa substância.

Macarrão semipronto é rico em gorduras trans

11. Iogurtes e pudins embalados

Esses alimentos podem apresentar gordura trans. No entanto, não são todos os iogurtes que têm essa substância, mas fique atento aos rótulos na hora de comprar.

12. Pipoca de micro-ondas

É um dos alimentos mais ricos em gordura trans que você vai encontrar. Além disso, ela ainda é rica em sódio.

13. Biscoitos recheados

São ricos em gordura trans, açúcar e corantes.

14. Biscoitos salgados e de água e sal

Os biscoitos não poderiam durar nas prateleiras se não tivessem gordura trans, ela os mantém frescos como se tivessem sido produzidos no dia anterior.

15. Achocolatados e vitaminas prontas

A gordura trans é um dos principais conservantes desses produtos. Meio litro de achocolatado pode conter de 9 a 15 g de gordura trans.

Por que algumas empresas usam gorduras trans?

A gordura hidrogenada é fácil de usar, barata e tem grande durabilidade. Ela ainda melhora o sabor e a textura dos alimentos. Além disso, ela pode ser reutilizada muitas vezes em fritadeiras comerciais.

No entanto, a partir de 2006 as empresas foram obrigadas a incluir a quantidade de gorduras trans nos rótulos dos alimentos e desde então, cada vez mais países têm tentado restringir e até banir o seu uso devido aos malefícios que ela pode causar à saúde das pessoas.

Os efeitos dos alimentos com gorduras trans na nossa saúde

Uma dieta rica em alimentos com gorduras trans pode aumentar o risco de várias doenças como:

Gorduras trans e o risco de doença cardíaca

Segundo cientistas da Harvard School of Public Health, a gordura trans causou aproximadamente 50.000 mortes prematuras por ataque cardíaco por ano nos Estados Unidos na década de 1990.

Nas últimas décadas, inúmeros estudos clínicos têm mostrado que pessoas que se alimentam com gorduras trans apresentam fatores de risco para doenças cardíacas, pois ela aumenta significativamente o LDL (o colesterol ruim).

Além disso, pesquisas também mostraram que a gordura trans pode prejudicar o revestimento interno dos vasos sanguíneos, causando uma condição conhecida como disfunção endotelial.

Apesar da gordura trans ser ruim, nem todas as gorduras fazem mal à saúde. As gorduras poliinsaturadas, como o ômega-3, são boas para o organismo, tanto que ajudam a reduzir inflamações e estimulam o metabolismo. Os alimentos ricos nessas gorduras são:

Banimento da gordura trans no Brasil

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou em Dezembro de 2019 determinadas regras para limitar o uso de gorduras trans em alimentos.

Primeiramente, a presença de gordura trans nos óleos refinados será limitada a 2%. Essa regra vale até 1º de julho de 2021, quando essa regra será estendida aos demais alimentos industrializados.

Por fim, em 1º de janeiro de 2023 a utilização da gordura trans será banida de todos os alimentos industrializados, sendo que a única exceção fica por conta dos alimentos usados como matéria-prima para fins industriais.

Vídeo

Por fim, confira esse vídeo da nossa nutricionista com vários exemplos de alimentos com gorduras trans.

Fontes e Referências adicionais

Você tem dificuldades de largar estes alimentos com gorduras trans, mesmo sabendo que eles fazem muito mal à saúde? Quais são os seus pontos fracos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “15 alimentos com mais gorduras trans a se evitar”

  1. E o que a Organização mundial de saúde esta fazendo que não proíbe? Se que no Brasil estamos acostumados a comer somente porcarias, porque tudo que e bom mandam pra fora…mas envenenar a população? Meu Deus, não da pra comer nada de mercados e padarias, restaurantes e sorveterias….Nos países desenvolvidos a gordura já foi proibida…enquanto isso na selva de pedra….

    Responder