Sal Amargo Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Tomar

Especialista da área:
atualizado em 05/01/2015

Sal amargo, sulfato de magnésio, sal de magnésio ou sal de Epsom… Na verdade, trata-se da mesma coisa. O sal amargo, como é mais conhecido, nada mais é que sulfato de magnésio, que é um mineral proveniente de locais com formações rochosas onde ocorre a incidência de fontes termais. Será que o sal amargo emagrece mesmo? Essa premissa é verdadeira?

  Continua Depois da Publicidade  

Ele é conhecido desde a antiguidade, quando as pessoas se banhavam nessas fontes para tratar dores reumáticas, articulares e musculares, processos inflamatórios, problemas respiratórios e dermatológicos.

A partir da constatação de seus efeitos benéficos à saúde, os laboratórios e a indústria farmacêutica passaram a explorar o sal amargo comercialmente, proporcionando assim uma maior diversificação de seu uso, como também facilitando o procedimento, uma vez que basta comprá-lo em uma farmácia convencional ou de manipulação, não sendo necessário o deslocamento até uma dessas fontes.

Muitos vendem a afirmação de que o sal amargo emagrece, mas veremos a seguir que não funciona bem assim.

Como Funciona o Sal Amargo?

– Externamente 

Em contato com a água, o magnésio consegue ser absorvido pela pele, daí a origem dos banhos de imersão para tratamentos medicinais.

Essa reabsorção do mineral promove um bem estar quase que imediato, uma vez que o magnésio auxilia na produção de serotonina – a enzima do bom humor. Por esse motivo, esses banhos são relaxantes e calmantes, restaurando também o equilíbrio físico e emocional.

Vale ainda ressaltar que o magnésio desempenha um papel fundamental na atividade de dezenas de outras enzimas em nosso corpo.

– Internamente

Nosso organismo recebe tudo aquilo que comemos, seja através do sangue, seja através do sistema linfático. O que não aproveitamos será eliminado na forma de fezes.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando esse processo se prolonga e a evacuação não ocorre no período de tempo esperado, esses dejetos permanecem em nossas vísceras muito além do previsto, aumentando a fermentação e a produção de toxinas.

Essas toxinas provocam constipação intestinal, flatulência, mau humor, fadiga, irritabilidade, desconforto, entre outras coisas.

Quando esse quadro se prolonga por muito tempo, sem tratamento eficaz, essa fermentação exacerbada e constante poderá desenvolver toxinas altamente cancerígenas.

O sal amargo é utilizado para aliviar esses sintomas, uma vez que promove um esvaziamento intestinal, agindo como laxante.

Deve ser utilizado sob orientação médica, que indicará a dosagem correta para cada pessoa. Não se deve fazer uso de qualquer medicamento sem antes conversar com seu médico. Por esse motivo, não haverá indicações de como tomar o sal amargo nesse artigo.

Sal Amargo Emagrece?

Não! A resposta nesse caso é taxativa.

Muitas pessoas fazem uso do sal amargo para emagrecer, inadvertidamente. A sensação de que o sal amargo emagrece virá através de uma perda de peso ocasionada pela desidratação, uma vez que tomado em doses errôneas, provocará diarreia.

É preciso ter em mente que as pessoas que se utilizam do sal amargo com esse fim não estarão queimando gorduras, mas eliminando água. Assim que essa água for consumida novamente, o peso voltará aos níveis normais. Portanto, descarte o sal amargo de sua dieta se o intuito for emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios do Sal Amargo

Sabendo que não é verdade que o sal amargo emagrece, podemos verificar os seus reais benefícios. Quando utilizado com frequência, em banhos de imersão, ele atenua ou elimina vários problemas. Especialistas recomendam, no mínimo, 3 banhos por semana.

  • Atua nos processos inflamatórios;
  • Alivia tensão muscular;
  • Cura problemas dermatológicos;
  • Auxilia no processo respiratório;
  • Previne o enrijecimento das artérias;
  • Regula a pressão arterial;
  • Ajuda a melhorar a qualidade do sono;
  • Desestressante;
  • Alivia dores de cabeça;
  • Flebites;
  • Bursites;
  • Fibromialgia.

Em qualquer um desses casos, deve-se utilizar uma xícara de sal amargo para uma banheira cheia de água morna.

O tempo de imersão é enquanto a água não esfriar.

Para Que Serve o Sal Amargo?

Seu uso tópico permite uma série de aplicações:

  • Esfoliante leve: Misture uma colher de chá de sal amargo, ½ colher de chá de seu creme de limpeza ou óleo de massagem. Aplique suavemente com algodão sobre áreas da pele com cravos, promovendo uma esfoliação leve. Massageie por alguns segundos e enxague com água morna.
  • Picadas de insetos: Misture uma colher de sopa de sal amargo com um copo de água fria. Utilize para fazer compressas sobre a área afetada. Essa mistura poderá ser utilizada várias vezes ao dia, reduzindo a coceira e o inchaço.
  • Redução de odores nos pés: Mergulhe os pés num recipiente contendo 1 xícara de sal amargo dissolvida em 2 litros de água quente. Poderá ser feita uma esfoliação anteriormente. Esse procedimento ajudará também no tratamento de fungos nos pés.
  • Redução de hematomas: Faça compressas mergulhando algodão ou gaze em uma solução com uma colher de sopa de sal amargo dissolvida em um copo de água fria. Aplique várias vezes ao dia.
  • Na forma de cataplasma: Para tratar asma, bronquite e enxaqueca. Fazer uma pasta grossa com o sal amargo e água. Aplique nas costas, na testa, ou no peito. Deixe agir por alguns minutos.
  • Desintoxicação: A porosidade da pele permite a absorção de substâncias; no entanto, ela também efetua o processo inverso, chamado osmose reversa. Durante o banho de imersão em sal amargo, ela efetua esse processo, quando os minerais do sal amargo sugam essas substâncias para fora da pele. Esse processo de desintoxicação deve ser realizado uma vez por semana, dissolvendo-se uma xícara de sal amargo em uma banheira com água morna, e permanecendo por dez minutos.

Banho de Sal de Epsom

Muitos SPAs costumam incluir em seus programas de tratamento o banho de sal de Epsom.

É um nome sofisticado, que gera uma ilusão, remetendo a algo importado ou requintado. No entanto, o que está sendo oferecido nada mais é que um banho de imersão em sal amargo.

Esse famoso banho dos SPAs é feito numa banheira com água morna, onde se dissolverão 2 copos de sal amargo. O paciente permanecerá imerso por 15 minutos nessa solução. Nessa água também será adicionado meio copo de óleo hidratante.

Não se deve usar sabonete nesse caso, pois seu pH interfere com a ação do sal.

Contraindicações

  • Alergia ao sal amargo;
  • Pacientes com disfunções renais;
  • Pacientes com obstrução intestinal crônica;
  • Pacientes com colite ulcerativa e outras patologias intestinais;
  • Crianças menores de dois anos;
  • Doença de Crohn;
  • Gravidez;
  • Idosos.

*Exceções feitas a pacientes com prescrição médica.

Efeitos Colaterais

O mais comum deles é diarreia.

Considerações Finais

Esteja atento a falsas promessas afirmando que o sal amargo emagrece. Ele não foi desenvolvido para esse fim. Na mídia será possível encontrar indicações de seu uso para emagrecer, no entanto, isso tudo é balela.

O sal amargo oferece uma série de benefícios, principalmente quando utilizado topicamente.

Bons produtos, quando utilizados da forma correta, oferecerão grandes resultados. O uso deles, sem critério, poderá trazer danos à saúde. Vale conhecer o sal amargo para os casos onde seus resultados são cientificamente comprovados.

Você já presenciou alguma marca ou vendedor afirmando que o sal amargo emagrece? Já constatou em si mesmo que essa premissa é falsa? Comente abaixo suas experiências.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (120 votos, média 3,83)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

50 comentários em “Sal Amargo Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Tomar”

  1. Artenia eu concordo com vc. A caixa d’água faz as vezes de um ofurô. É o que eu vou fazer tbm. Tenho muitas dores no corpo.

    Responder
  2. Verdade perte peço sim, em um mês perti 6 kilos, todas as noite eu tomo uma colher de sapo em um copo americano com água morna. Quando vou dormir.

    Responder
  3. Boa noite !! Gostaria de saber se eu posso tomar esse sal amargo, pó tenho 63 anos, tenho diabetes altas pressão alta, dores na coluna etc… Então eu gostaria de uma respostas de vcs, porque, tomo insulina 2x ao dia e tomo 4 comprimidos tbm pra diabetes, mais só que não está adiantando, minha glicose chega 198 em jejum, e a noite 240 isso porquê eu cuido da minha alimentação, só nao faço exercícios, não tenho vontade pra nada, só Tenho vontade de dormir me ajudem pufavor

    Responder
  4. Oi, eu tomo sal amargo a mais ou menos 2 anos, os beneficios do sal amargo sao incriveis, eu tenho ritmia cardiaca e sopro, estava com a artéria parcialmente entupida de gordura, fui em varios cardio tomei varios remedios e as consequencioas foram orriveiz, por causa dos remedios eu inchava muito, entao comecei a tomar sal amargo duas vezes por semana e foi uma bencao pra mim. Antes eu pesava 98kl hoje peso 67kl, mais e caro o sal amargo ajuda muito so nao faz milagres, vc tambem tem q ter uma boa alimentacao. O sal amargo eliminou as toxinas e a gordura do meu sangue, ele elimina as gorduras ruins do nosso organismo, nao elimina gorduras localizadas,se vc quiser emagrecer tenha um bom abto de exercicios e boa alimentacao. E sal amargo regula sim o intestino.

    Responder
    • Deve ser utilizado sob orientação médica, que indicará a dosagem correta para cada pessoa. Não se deve fazer uso de qualquer medicamento sem antes conversar com seu médico. Por esse motivo, não haverá indicações de como tomar o sal amargo nesse artigo.

      Responder
    • Edílson Fera eu tive esse problema com coceira forte principalmente durante o banho e ficavam os vergões, depois de um ano com essa coceira e nada do que eu tirava da alimentação tinha resultado, tirei a carne
      e o leite . Sarei em poucis dias.

      Responder
  5. ADOLFO COSTA.
    Bom dia.
    Sou profissional da medicina chinesa e fitoterapia. Fiz uso do sal amargo no período de uma semana e perdi 4 kg. realizei o procedimento em casa com meus familiares o resultado foi exorbitante. Até as celulite sumiram.

    Responder
  6. Bom dia
    Eu tenho 2 stent no coração, agora fiz outro exame e consta mais entupimento das artérias no coração e me indicarão sal amargo, voce pode me ajudar urgente.
    grata
    Lurdes

    Responder
  7. Gente, a cada sinal de enfermidade o correto é procurar um especialista da área, o qual poderá diagnosticar a doença e prescreverá os medicamentos corretos. Cuidado com essas receitas malucas!

    Responder
  8. OLÁ, BOM DIA ! TENHO ARTRITE A MAIS 4 ANOS E OS REMÉDIOS QUE MEU ORTOPEDISTA ME PASSA NÃO ADIANTA E NEM TIRA A DOR. GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR SULFATO DE MAGNÉSIO. ANDEI PESQUISANDO E ME PARECE FAZER MUITO BEM. OBRIGADO

    Responder
    • Olá Fabio!
      eu tinha artrite e o meu medico falou que não tem cura, dai fiz uma pesquisa e passei usar o cloreto de magnesio(diluir todo conteudo em um litro d agua e tomar um pouco tipo 10ml pela manha)
      eu nunca mais tive dores…e a dor na coluna sumiu

      Responder
      • pode tomar o CLORETO de magnesio SEM MEDO. a minha dor na coluna desapareceu depois que passei a tomar. nem o médico acreditou. comecei com 2 doses diárias (amanhã e noite). minha dose agora é 50ml por dia antes de deitar. dilua 33g (colher de sopa cheia) num litro de água, coloque na geladeira.

        Responder
    • Eu Faço o procedimento pra tirar pedras da vesícula e no final toma-se o salamargo as pedras saem e eu na última limpeza que fiz diminui 6 KILOS em uma semana

      Responder
  9. Tenho tendinite a 3 anos, não sei mais o que fazer para melhorar… eu não tenho banheira… como seria a melhor forma de eu utiliza-lo? ingerindo-o? qual a proporção a ser tomada, meu intestino funciona muito bem

    Responder
  10. Boa-tarde! Desculpe! Não concordo que o SAL AMARGO NÃO EMAGRECE, EMAGRECE SIM, EU SOU PROVA VIVA DISSO!!!

    Responder
  11. Bom dia a minha amiga me indicou sal amargo para ver se consigo regularizar o meu intestino por que fico ate 20 dias corridos sem ir ao banheiro a minha barriga e muito dura. Para que nao fique tantos dias tomo laxante 1 vez por semana ou de 15 dias. tenho uma saude normal. Quero saber se posso tomar. Obrigada.

    Responder
    • Oii Heloisa, o ideal eh que vc tome o sal amargo uma vez ao ano, com 200 ml de limao menos o taiti, e uma colher de sal amargo, ele eh super benefico. Mas para o intestino use o tamarine em geleia que vc compra na farmacia, e tbem vc pode comprar 200 gramas de psyllium e 200 gramas de chia, e tomar 2 colheres de cada com agua 3x ao dia, mas nao esquece de tomar bastante agua, pois fibra sem agua da um gaz danado na barriga. Use tbem mamao, beterraba, alface e frutas. Espero ter ajudado. Bjinhus

      Responder
    • oii heloisa meu nomeé joão voce deveprocurar omedicogastro e procto aomesmo tempo é muito tempo 20 dias sem ir ao banheiro.mas ai vaiuma dica infalivel,para soltar o intestino preso é o que eu uso.voce bate no liquideficadoe uns 6 ou 7 pedaçoc de gengebre em meio litro dagua aí bota numa vasilha na geladeira sem coar.depois ferva meio litro de agua desligue o fogo e coloque duas mãos bem cheias de chá de erva laxante sene aí coa o cha espera esfriar e põe na geladeira em outra vasilha igualmente tanpada como o sucoda carne do gengebre.depois se alimente normal e beba 400 ml do suco de gengebre sendo 200ml de gengebre e 200ml de cha de erva laxante sene,beba tudo e não saia de casa que depois de 3 4 ou 5 horas vem o efeito voce ira no banheiro o dia ou a noite toda dependendo da hora que tomar.quando botar o cha de sene na agua abafar meia hora e se prepare pra ir ao banheitro acho que fazer isso 2 vezez por semana é o suficiente.eu atesto isso porque é o que eu faço e todos os outros remedios em mim de tão grave que é o meu caso não faziam efeito.nem lactopurga,nem ameixa nem tamarine nem ducolax nada mais como esse nunca vi igual se ajudei alguém deus abençôe a todos

      Responder
    • Heloisa falta de fibra a tomar agua ok , você tem que comprar falelo se trigo torrado umas casquinhas ai sempre que for comer vc coloca umas 3 colheres cheia dele na água do feijão aquilo e fibra pura outra coisa boa e o azeite de oliva extra virgem coloca ele por cima da comida mais sem esquentar ele ok e tem que ser o azeite extra virgem ok,outra coisa boa varelo de aveia com banana ou yougute mais tem que tomar agua bastante agua durante o dia ok ai vc vai ver vai ir no banheiro todo dia ..

      Responder
  12. boa noite,,,tenho 66 anos,,,,,eu posso tomar sal amargo,,,minha pressão esta desregurada,,,,hoje tomo medicaamento,,para pressão,,,,tiroide,,,,,boanoite..

    Responder