Sarapatel Engorda? O Que é, Calorias e Análise

atualizado em

Antes de começarmos a analisar se de fato o sarapatel engorda, precisamos conhecer o que é essa comida, não é mesmo?

Pois bem, o sarapatel é uma receita típica da região Nordeste do nosso país, definido como uma espécie de ensopado consistente, que é preparado à base das vísceras do porco, ainda que também possa ser feito com partes de outros animais como o cabrito e o borrego (cordeiro novo, que ainda não está na idade de procriar).

Originalmente, o sarapatel surgiu em Portugal e chegou ao nosso país por intermédio dos próprios colonizadores. A receita, que é apresentada como muito bem temperada e dona de muito sabor, também pode ser completada com ingredientes como limão, tomate, pimentões, cebola, alho, cheiro verde, coentro, hortelã, colorau, óleo, vinagre e pimentas.

As calorias do sarapatel

Vamos procurar entender se o sarapatel engorda ao conhecer qual é a quantidade de calorias que podem ser encontradas no alimento.

Entretanto, já adiantamos aqui que o teor calórico a ser apresentado é meramente uma estimativa, tendo em vista que estamos falando de uma receita que pode ter variações em seus ingredientes e no tamanho das porções desses ingredientes, o que faz com que uma receita de sarapatel possa ter uma quantia de calorias diferente de outra.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, uma porção de 100 g de sarapatel apresenta 129 calorias, ao mesmo tempo em que uma porção de 240 g do alimento é composta por 308 calorias.

Antes de seguirmos em frente, vale ressaltar que não submetemos uma receita de sarapatel a análises nutricionais, simplesmente reproduzimos as informações encontradas na internet.

Falando das calorias do sarapatel, encontramos diversas afirmações de que o sarapatel é um prato considerado calórico, principalmente se for preparado com o toucinho e a tripa do porco.

Ou seja, isso nos demonstra que para uma pessoa que deseja e/ou necessita diminuir o seu peso corporal ou para aqueles que simplesmente querem manter o peso e não engordar, é preciso tomar cuidado com o sarapatel e consumir porções moderadas do alimento esporadicamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Outro motivo para consumir o sarapatel com moderação

O sarapatel também deve ser consumido com moderação graças ao fato de ser rico em colesterol. Uma porção de 100 g do alimento pode chegar a apresentar 315 mg de colesterol.

No entanto, vale lembrar que podem haver algumas divergências nesses valores porque cada receita de sarapatel pode trazer ingredientes diferentes, em porções diferentes, o que vai resultar em diferentes valores nutricionais.

De qualquer forma, para quem já sofre de problemas com os níveis de colesterol altos, a atenção deve ser ainda maior, sendo fundamental seguir as recomendações médicas em relação à dieta e checar com o médico como e se o sarapatel pode continuar a ser consumido nas refeições.

Cuidado com os acompanhamentos

Para quem tem medo que o sarapatel engorda, saborear a receita em quantidades moderadas e de vez em quando provavelmente é uma regra. Mas além de cuidar do tamanho da porção e da regularidade do consumo do prato, é necessário preocupar-se com os itens que irão acompanhar o sarapatel.

Esses itens precisam ser saudáveis e nutritivos, além de favorecer o objetivo de manter o peso, não engordar ou perder peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Até porque não vai adiantar muita coisa a pessoa servir a si mesma apenas 50 g de sarapatel, se ela acompanhar a iguaria com massas calóricas e copos de refrigerante, não é mesmo?

Para emagrecer, ou pelo menos não engordar, é fundamental que toda a refeição seja montada com cuidado – não somente um de seus integrantes – de modo que excessos não sejam cometidos e o prato forneça nutrientes e energia para o dia a dia.

Um único alimento não pode ser considerado o vilão na luta contra a balança

Se uma pessoa comer pratos de sarapatel frequentemente em um típico almoço nordestino, isso vai favorecer o seu aumento de peso, obviamente. Por outro lado, alguém pode saborear o sarapatel somente de vez em quando em quantias moderadas e não sofrer tantos danos, desde que toda a sua dieta seja saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

O que queremos dizer com isso? Que mais do que a presença do sarapatel em uma dieta, o que influencia se a pessoa vai engordar ou não é o modo pelo qual ela escolhe consumir o típico prato nordestino e qual o contexto da sua dieta.

Como vimos no tópico anterior, se uma pessoa controlar rigorosamente apenas o seu consumo de sarapatel, as exceder com outros alimentos, ela pode sim engordar.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, além de regular o seu modo de comer a iguaria, quem deseja diminuir o peso corporal ou manter o peso que possui, sem engordar, deve necessariamente ficar de olho em toda a sua alimentação.

Existem casos em que encontrar uma dieta saudável que funcione para a sua rotina e gostos, ao mesmo tempo em que ajuda a atingir os seus objetivos, pode ser um tanto quanto difícil.

Para esses casos, vale a pena contar com o acompanhamento de um nutricionista, que indicará um programa alimentar saudável, controlado, equilibrado, nutritivo e que se encaixe no seu dia a dia, não somente para auxiliar a alcançar os seus objetivos, mas também para fornecer os nutrientes e a energia que o organismo requer para funcionar corretamente.

Além disso, o auxílio do nutricionista é essencial para descobrir como incluir o sarapatel sabiamente na dieta – em que porções e com qual regularidade – de maneira que não fique sem comer a iguaria, porém, também não acabe engordando.

Você já imaginava que o sarapatel engorda? Conhece alguém que coma esse prato com frequência? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário