Pele de mulher

Silício Orgânico para Pele e Cabelos – Para Que Serve, O Que é, Contraindicação e Dicas

O silício é um mineral que pode ser utilizado como um anticoagulante na indústria de alimentos, além de aparecer na produção de cerâmicas e ferros fundidos.

No corpo humano, ele já foi associado à restauração do equilíbrio entre cálcio e magnésio, à estabilização de estruturas como tecidos corporais, membranas e paredes arteriais, à facilitação da absorção de cálcio por parte do organismo e a auxílio à produção de colágeno.

Vale lembrar que o colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, que está presente nos ossos, nos músculos, na pele e nos tendões. O colágeno também é responsável por manter a pele macia e sem linhas de expressão.

A proteína também é responsável por manter as células do organismo fortes e unidas, preservando a integridade e a flexibilidade da pele, das unhas e dos cabelos.

Ao longo do tempo, conforme envelhecemos, o nosso organismo perde a capacidade de absorver o silício dos alimentos.

O resultado da ausência do mineral é o enfraquecimento da matriz extracelular da pele, região onde justamente nascem o colágeno, a elastina e os fios de cabelos, fazendo com que eles não sejam produzidos da mesma forma como antes. Com isso, os cabelos podem ficar mas finos e cair com maior facilidade do couro cabeludo.

A elastina é uma proteína que fica na matriz extracelular ao redor da pele, de órgãos e de tecidos conjuntivos, fornecendo força e elasticidade a eles.

O que é o silício orgânico?

O silício orgânico biodisponível é a versão do mineral que passa por um processo de estabilização em colágeno hidrolisado, o que faz com que ele possa ser utilizado com maior eficiência pelo corpo do que o silício que é encontrado nos alimentos.

Em artigo publicado, a dermatologista Aleksana Viana escreveu que o silício orgânico é considerado um agente natural antienvelhecimento para as paredes das artérias, as peles e os cabelos.

A substância auxilia o rejuvenescimento porque proporciona uma ação regeneradora e restruturante para a pele. Além disso, a dermatologista explicou que o silício orgânico é um remineralizador de tecidos duros como os ossos e contribui com o reforço das células do sistema imunitário.

A recomendação é que as cápsulas de silício orgânico sejam tomadas depois dos 30 anos de idade, quando começam a aparecer os sinais de flacidez na pele.

Porém, o indicado é que isso ocorra especialmente a partir dos 50 anos de idade, período no qual o corpo sofre um decréscimo na produção de colágeno, passando a produzir somente 35% do colágeno que é requerido pelo organismo.

O silício orgânico para pele e cabelos 

A internet está cheia de relatos a respeito dos efeitos positivos do silício em relação aos cabelos e as unhas. Mas será que ele realmente funciona neste sentido?

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), que foi divulgado no Journal of Investigative Dermatology (Jornal de Dermatologia Investigativa, tradução livre), analisou os efeitos do suplemento de silício orgânico nos cabelos de 34 mulheres com idade entre 17 e 57 anos.

Durante o experimento, elas responderam a um questionário sobre a qualidade de seus fios antes e depois do tratamento e os pesquisadores analisaram a habilidade dos cabelos em manter a integridade das suas proteínas mesmo em condições fisicamente e quimicamente estressantes e mediram o crescimento dos fios mensalmente.

A conclusão à qual os pesquisadores chegaram foi que: 83% das participantes acharam que a qualidade dos cabelos havia melhorado e ocorreu uma diminuição da perda de proteínas capilares, 79% das mulheres tiverem aceleração do crescimento dos fios e dessas 79% o aumento médio da velocidade do crescimento dos cabelos foi de 37%.

Entretanto, de acordo com a publicação, esses resultados não podem ser considerados definitivos e são necessárias mais pesquisas para podermos afirmar que o silício orgânico biodisponível realmente traz esses benefícios para os cabelos.

De acordo com a PhD e autora do livro Revitalize Your Hormones (Revitalize os Seus Hormônios, tradução livre), Theresa Dale, o silício trabalha ao lado do enxofre para dar à pele e aos cabelos uma aparência e saudável.

O suplemento de silício orgânico com colágeno pode ser indicado para combater os sinais de envelhecimento da pele como rugas e linhas de expressão.

No mesmo sentido, a autora do livro Every Woman’s Guide to Beautiful Hair at Any Age (O Guia de Toda Mulher Para um Cabelo Bonito em Qualquer Idade, tradução livre), Lisa Akbari, disse que o silício também pode ajudar a evitar que os cabelos caiam.

Em seu artigo, a dermatologista Aleksana Viana disse que graças ao fato do silício orgânico ser indispensável para a síntese das fibras de colágeno e de elastina, a substância pode conferir elasticidade para a pele e para os cabelos.

Por outro lado, não existem evidências suficientes para determinar que o silício seja útil para casos de perda de cabelo.

Portanto, para se certificar de que você realmente receberá esses benefícios ao consumir o suplemento de silício orgânico, você deve antes consultar-se com um dermatologista.

Ele é o profissional qualificado para avaliar se o seu problema de pele ou cabelos realmente está associado a uma falta de silício ou colágeno, se o silício orgânico pode ser a solução para o seu caso e indicar a dosagem adequada do produto para você.

Aainda que a deficiência de silício possa estar associada à queda de cabelos, não trata-se de uma causa comum. Para ter certeza do que se trata, é preciso realizar exames de sangues que devem ser solicitados pelo médico para que ele possa avaliar como andam os níveis da substância no organismo e prescrever o suplemento, caso isso seja realmente necessário.

Caso compre e use o suplemento por conta própria, você corre o risco de perder tempo e dinheiro com um suplemento que poderá não resolver o seu problema. E mesmo se for uma situação que o silício orgânico possa ajudar, ao fazer isso você corre o risco de utilizar uma dosagem inadequada do produto e não obter efeitos positivos.

Lembre ainda que diferentes pessoas têm diferentes organismos com diferentes condições e não é somente porque o silício orgânico auxiliou o problema de pele e/ou cabelo de um conhecido que o produto será necessariamente bom para você.

Contraindicação e efeitos colaterais do silício orgânico 

Não existem evidências suficientes para saber se o suplemento pode prejudicar a saúde. Entretanto, o fato dele ter a sua comercialização regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) serve como indício de que ele passou nos testes de segurança da organização.

Ainda assim, para garantir a segurança no uso do silício orgânico e evitar riscos, recomenda-se procurar um médico antes de começar a utilizá-lo. Isso é necessário para todas as pessoas, especialmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou amamentando e pessoas que sofram com alguma doença ou condição de saúde.

Durante a conversa com o médico, informe a ele caso esteja utilizando algum tipo de medicamento, suplemento ou produto natural para que ele verifique se não existem riscos de interação entre o silício orgânico e a substância em questão.

E caso experimente algum tipo de efeito colaterais ao utilizar o produto, procure rapidamente a ajuda médica e informe ao fabricante do suplemento. 

Onde comprar o silício orgânico?

O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias, drogarias e nas versões virtuais de estabelecimentos como esses.

Você já experimentou algum produto com silício orgânico para pele ou cabelos? Como foram os resultados? Se não, tem curiosidade de testar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Achei mto interessante! Tenho sim,curiosidade de testar. Gostaria de vê o resultado principalmente dos cabelos,onde
    estou com uma gde perda dos fios.

  2. Glória Maria Ferreira Silva

    Funciona é ainda dá elasticidade no corpo.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*