Investir em equipamentos para praticar exercícios em casa tem sido cada vez mais comum. Mas será que o simulador de caminhada emagrece mesmo?
A boa notícia é que, se utilizado com a frequência e intensidade recomendadas, o simulador de caminhada pode sim te ajudar a perder peso.
Entretanto, você sabe que para emagrecer é fundamental gastar mais calorias do que ingere. Assim sendo, é importante saber quantas calorias você deve consumir por dia para emagrecer.
É importante lembrar que se você está iniciando agora um programa de atividade física, é fundamental que faça primeiramente uma avaliação com seu médico.
Como funciona o simulador de caminhada?

O simulador de caminhada ajuda a emagrecer porque é um equipamento que permite fazer exercícios aeróbicos. Ele permite que você se exercite na faixa de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima, que é a faixa onde ocorre maior queima de gorduras.
Nesse sentido, para verificar sua frequência cardíaca e evitar riscos cardiovasculares, você pode utilizar um monitor cardíaco (alguns simuladores de caminhada já vêm com essa função).
Como o próprio nome diz, o princípio de funcionamento do simulador de caminhada é imitar os movimentos de uma caminhada normal, ou seja, você sobe no aparelho e segura nas manoplas (hastes) movimentando os braços e as pernas para frente e para trás, alternadamente.
Existem três maneiras distintas de usar o simulador de caminhadas:
- Posição neutra: Com o corpo alinhado, as partes do corpo mais trabalhadas são as pernas e os braços.
- Inclinado à frente: Essa posição fortalece principalmente a parte de trás das coxas e os glúteos.
- Inclinado para trás: A parte de trás das coxas é mais exigida nessa posição. No entanto, algumas pessoas acham essa posição um pouco desconfortável devido a sensação de desequilíbrio que ela provoca.
Assim sendo, para evitar lesões e queimar mais calorias, recomenda-se que você fique somente na posição neutra, contraindo o abdômen e mantendo a coluna reta.
Quanto vou emagrecer?
Assim como a prática ao ar livre, a quantidade de calorias que você irá queimar com o simulador de caminhadas dependerá do seu peso e da intensidade do exercício.
No entanto, se você for iniciante é interessante começar em um ritmo moderado e ir aumentando a intensidade dos exercícios gradualmente.
Alguns simuladores de caminhada possuem um monitor que estima número de calorias gastas durante o treino.
Segundo os fabricantes, uma caminhada leve pode queimar 250 calorias por hora, enquanto uma caminhada de ritmo intenso pode fazer você queimar até 600 calorias no mesmo período.
Entretanto, é importante lembrar que esses números são estimados e estão relacionados ao seu peso, nível de condicionamento, gasto calórico e intensidade do exercício.
Como treinar no simulador de caminhada?
- Aquecimento
Antes de você começar seu treino, faça um alongamento fora do aparelho com cuidado e sem força pois o corpo ainda está frio.
Em seguida, ao subir no simulador de caminhada aqueça por cinco minutos em uma velocidade menor que aquela que pretende utilizar durante o treino.
E por fim, faça movimentos leves para ir elevando gradualmente sua frequência cardíaca.
- Caminhada
Nos primeiros dias, após ter feito o aquecimento, comece praticando somente alguns minutos por dia. Dessa forma você irá se habituar à atividade e ao aparelho.
Inicialmente podem ser 10 minutos por sessão, uma vez por dia, ou você pode limitar a prática a poucas vezes na semana. Além disso, movimente-se em um ritmo leve e sem movimentos bruscos.
À medida que você se adaptar ao aparelho e seu condicionamento físico for aumentando, eleve seu ritmo (aumente a velocidade e a amplitude dos movimentos) e aumente a duração do treino.
Se o seu objetivo for emagrecer com o simulador de caminhada, programe-se para utilizar o aparelho por pelo menos quarenta minutos, quatro dias na semana.
- Desaquecimento
Reduza a velocidade nos últimos cinco minutos do treino para reestabelecer sua frequência cardíaca, caso contrário a mudança brusca de velocidade pode causar tonturas.
Ao finalizar, desça lentamente do aparelho e faça novamente uma série de alongamentos, sempre com movimentos suaves.
Benefícios
- A caminhada realizada no simulador é considerada um exercício de baixo impacto, portanto pode ser utilizado (com autorização médica) por quem tem problemas nas articulações ou está acima do peso.
- Possibilidade de se exercicitar em qualquer condição climática (chuva, sol, vento ou frio).
- Você pode caminhar assistindo à televisão ou ouvindo músicas (sem o risco de acidentes).
- Você pode praticar a caminhada a qualquer hora do dia.
- Os modelos mais básicos de simuladores de caminhada geralmente são mais baratos quando comparados às esteiras.
Desvantagens
- É preciso ser disciplinado e evitar as distrações do lar: telefone, crianças, geladeira. É fundamental reservar um horário exclusivo para praticar o exercício.
- Com o tempo, o simulador de caminhada pode começar a ranger, o que pode ser um problema para quem mora em apartamento ou precisa de silêncio em casa.
- Alguns modelos mais simples de simulador de caminhada não permitem aumentar a resistência do aparelho, limitando a intensidade dos exercícios.
- A limitação dos movimentos pode deixar a caminhada um pouco entediante com o passar do tempo. Portanto, para evitar que isso ocorra você pode variar a intensidade do exercício, acrescentando “tiros” ao longo do treino (intervale o ritmo lento e rápido).
Dicas sobre o simulador de caminhada
O simulador de caminhada é uma ótima opção para emagrecer, entretanto é importante seguir algumas dicas. Confira abaixo como obter melhores resultados.
- Se você já estiver adaptado ao aparelho e tiver um bom nível de condicionamento físico, adicione alguns treinos intervalados à sua rotina.
- Durante sua caminhada normal faça “tiros” (aumente a intensidade) de 30 segundos ou um minuto, descansando por alguns minutos e repetindo novamente.
- Para queimar calorias é importante adequar a intensidade do exercício para aquela de uma caminhada rápida.
- Assim como qualquer outra atividade física, um treino a cada cinco dias não trará resultados. Programe-se para subir no aparelho pelo menos três vezes por semana.
- À medida que sua resistência cardiorrespiratória melhorar você pode aumentar o número de dias que pratica o exercício, sempre tomando cuidado para progredir gradativamente na intensidade.
- Antes de comprar um simulador de caminhadas, verifique as especificações de cada aparelho para ver se correspondem às suas necessidades. Alguns modelos permitem monitorar a velocidade, distância percorrida e uma estimativa de calorias queimadas.
Já vimos que o simulador de caminhada emagrece mesmo, mas para que isso aconteça é fundamental que você tenha bons hábitos alimentares.
Aliás, é comum que os praticantes de atividade física superestimem a quantidade de calorias gastas durante o exercício. Assim sendo, nada adianta queimar 500 calorias em uma hora e comer em excesso por conta do exercício.
Além disso, se você é uma pessoa sedentária, consulte um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.