Suco de Abóbora Emagrece? Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Incluir bebidas que auxiliam o emagrecimento no dia a dia certamente é uma boa forma de dar uma estimulada na perda de peso. Entretanto, o desafio aqui consiste em saber quais bebidas realmente podem contribuir neste sentido.

Por isso, vale a pena conhecer melhor aquelas que já foram associadas a esse tipo de benefício. Vamos entender abaixo se o suco de abóbora emagrece mesmo?

O suco de abóbora emagrece?

Um dos fatos que coloca a abóbora como um alimento que pode contribuir com o emagrecimento é o fato dela ser rica em fibras, um nutriente que está associado à promoção da sensação de saciedade no organismo. 

O especialista em nutrição clínica e PhD Jonny Bowden explicou que alimentos ricos em fibras – como a abóbora – colaboram com o controle do apetite por desacelerarem a digestão e permanecerem no estômago por mais tempo do que as comidas que são pobres no nutriente. 

Além disso, a fibra alimentar retarda o ritmo de absorção de açúcar por parte do organismo, mantendo os níveis de glicose no sangue estáveis, o que auxilia o processo de emagrecimento porque a elevação das taxas de açúcar no sangue desencadeia o indesejado armazenamento de gorduras no corpo. 

Entretanto, existe um porém nessa história toda – o questionamento aqui é se o suco de abóbora emagrece, não a abóbora em si. Como garantir que a bebida não tenha a sua quantidade de fibras diminuídas?

O problema reside no ato de coar o suco. A explicação apresentada é que quando coamos as bebidas, suas vitaminas e fitoquímicos continuam presentes mesmo que em menor quantidade, porém, as fibras são perdidas.

Por isso, a recomendação é não coar os sucos. Para quem não consegue beber um suco sem coar, a dica é adicionar uma colher de chia à bebida já coada como forma de aumentar a quantidade de fibras presentes no suco e não perder os benefícios atribuídos ao nutriente. 

Vamos com calma 

Mesmo mantendo o teor de fibras da abóbora na bebida, não devemos dizer que o suco de abóbora emagrece, mas sim que ele pode dar uma força para quem deseja perder peso. 

Não é o fato de comer a abóbora ou tomar o seu suco que faz com que o peso seja perdido. Nenhum dos alimentos que consumimos são capazes de queimar gordura ou mandar o peso embora do corpo.

Precisamos entender que se trata de todo um contexto de alimentação que influencia o peso corporal. Portanto, para quem deseja emagrecer, não tem como fugir: o jeito é encontrar uma boa dieta que seja saudável, controlada, equilibrada e nutritiva como forma de alcançar a perda de peso. 

Também vale a pena praticar exercícios físicos regularmente como maneira de maximizar a queima de calorias.

Como fazer – Receitas de suco de abóbora

1. Suco natural de abóbora

Ingredientes:

  • 100 g de abóbora de pescoço crua e picada;
  • Água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  • Lavar a abóbora, remover a casca e cortá-la em cubinhos;
  • Levar ao liquidificador com a água e bater. Se quiser um suco mais grosso, adicione menos água; se preferir uma bebida mais diluída, acrescente mais água;
  • Misturar o adoçante e servir-se imediatamente.

2. Suco de abóbora com maçã e gengibre 

Ingredientes: 

  • ¼ de abóbora crua e picada;
  • 1 maçã cortada em pedaços pequenos;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • 500 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Em seguida, bater bem e servir-se imediatamente.

Atenção

É importante tomar o suco natural de abóbora imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Você imaginava que o consumo de suco de abóbora emagrece ou não? Tem o costume de tomar essa bebida com frequência na dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 3,71 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Suco de Abóbora Emagrece? Receitas e Dicas”

  1. Eu tomei suco de abobora durante 20 dias e o meu colesterol e triglicerideos baixou pela metade, fiz exame antes e depois recomendo 100% ela se tornou parte de minha vida todos os dias tomo em jejum, vale a pena

  2. Tomar o suco de abobora pra mim foi um grande aliado, consegui perder peso, depois de 20 dias tomando em jejum acrescentei gigibre e chia. Fez grande diferença , consigo passar longo tempo sem sentir fome. E o suco não é ruim. Irei sempre tomar suco de abobora se puder . Será que após perder o peso desejado , pode continuar tomando o suco de abobora? Ou só fará ajudar perder peso enquanto estiver a cima do peso Vc pode me responder até quando se pode tomar o suco de abobora?

  3. Tenho diabetes tipo 2 e recentemente comecei a tomar suco de abobora em jejum tem me ajudado muito a controlar a glicemia principalmente pós orandial

  4. Eu não sabia q a abobara e boa pra auxiliar no emagrecimento e tão eficas na nossa saude. Vou começar a tomar o suco. Valeu gostei e muiti