Abóbora Engorda ou Emagrece?

Se você é um dos que acham que a abóbora engorda por ser usada em receitas deliciosas como o “camarão a moranga”, saiba que a abóbora é considerada um dos melhores ingredientes para programas de perda de peso A abóbora tem fibra e poucas calorias, apenas 40 por porção (4 colheres de sopa – 100g). Quando você incorpora ingredientes como a abóbora com outros repletos de nutrientes, poucas calorias e um programa regular de exercícios, pode-se perder peso e melhorar a saúde. Uma porção de abóbora contém sete gramas de fibra dietética, assistindo bastante o corpo na digestão, evacuação, aliviando tanto a constipação quando a diarréia, diminuindo os níveis do colesterol LDL e ajudando na perda de peso.

Informação Nutricional

Refeições com baixa densidade de energia podem te ajudar a perder peso ao satisfazer sua fome com seus níveis de fibra e água, o que nos permite afirmar que a abóbora emagrece. O nível glicêmico baixo da abóbora, combinado com a pouca caloria, fazem com que seja uma boa escolha para a manter o seu nível de glicemia estável e possa controlar seu peso.

Medida: 4 c. de sopa = 100 g

  • Calorias: 40 cal
  • Carboidratos: 9,8 g
  • Proteína: 1,2 g
  • Gordura Total 0,3 g
  • Fibra: 2,4 g

Benefícios

Especialistas em perda de peso apontam que a abóbora emagrece e é um super ingrediente, não só por seu alto teor de fibra, mas porque oferece diversos benefícios para a saúde. É extremamente fácil de preparar, satisfatório e delicioso, e tanto o corpo quanto as sementes oferecem diversos benefícios. Uma porção de uma xícara não tem gordura ou colesterol e contém apenas oito gramas de carboidratos.

Abóboras são ricas em antioxidantes – oferecem vitaminas A, B6, C e E e são fontes excelentes de magnésio, ácido fólico, ferro, fósforo niacina, tiamina, luteína e zeaxantina. Também são repletas de carotenoides, inclusive betacaroteno, que é transformado em vitamina A.

Não só a abóbora emagrece como também te ajuda a perder peso com saúde – que é muito importante nesse processo. A luteína e a zeaxantina ajudam a prever a formação de cataratas e reduzem o risco de degeneração macular, enquanto o betacaroteno ajuda a prevenir cegueira noturna e outros problemas de vista. Outra razão pela qual os centros médicos de emagrecimento recomendam comer coisas como abóbora é por melhorar o seu sistema imunológico, dando-lhe mais de 11 miligramas de vitamina C.

O teor alto de magnésio e zinco das abóboras ajuda a fortalecer ossos e dentes, e também melhora a saúde do seu coração. As sementes ajudam na saúde da prostáta e seus benefícios anti-inflamatórios ajudam com a aliviar a artrite. Além disso, as sementes da abóbora contém fitosterol, um componente que ajuda a abaixar o LDL, o colesterol “ruim”.

Centros Médicos de Emagrecimento também promovem o consumo das abóboras porque suas propriedades antioxidantes têm um papel importante na prevenção do câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer Americano. Os carotenoides neutralizam radicais livres, o que pode ajudar a diminuir o seu risco.

Por último, mas ainda importante, especialistas em emagrecimento enaltecem o consumo da abóbora por ser carregada de potássio, dando-lhe energia para fazer exercícios (como uma corrida para emagrecer), maximizando as funções musculares e ajudando a restaurar o equilíbrio dos eletrólitos do corpo após o exercício.

Como ela fornece muita energia, alguns defendem que a abóbora engorda, já que associam essa energia ao efeito do carboidrato (que lhe dá muita energia mas que, se não for gasta, pode acabar acarretando em um aumento de peso). Todavia, a anergia fornecida pela abóbora não tem qualquer relação com isso e você não precisa se preocupar.

Armazenamento

As sementes podem ser guardadas durante um mês, desde que estejam em um lugar frio e seco. Uma vez que a abóbora tenha sido aberta, pode ser guardada por uma semana, mas tem de ficar na geladeira.

Modo de Preparo

A torta de abóbora é uma das refeições favoritas das pessoas. Infelizmente, este alimento com poucas calorias, que é ótimo para perder peso, pode ser transformado em uma refeição com muitas calorias, se você adicionar creme de leite e ovos. Nesse caso, a abóbora engorda por estar contido em vários ingredientes que promovem o ganho de peso.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já experimentou a abóbora na sua dieta? Conhece boas receitas saudáveis com ela? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (45 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...

5 comentários em “Abóbora Engorda ou Emagrece?”

  1. faço caldo quente vai ai a receita pega a moranga bem madura limpar bem e coloca na panela de pressão com casca sem as sementes depois de cozido e vai raspando a abobora tirando toda a maça de dentro dela e coloca na água que cozinhou e faz o caldo com temperos que vc gosta… eu coloco na minha cheiro verde gengibre e alho frito um pouquinho de sal e neste frio delicia com a moranga esta abobora da foto acima e chamado como e chamado na minha região que esta na foto acima

  2. Eu fiz pão de abobora cabotá ficou fofinho e delicioso, achei que fosse dar errado pois não usei leite e nem óleo. Usando a criatividade dar pra prepara muita receita com a abobora.

Deixe um comentário