Especialista da Área:

Suco de Carambola Emagrece? Para Que Serve, Receitas e Como Fazer

🕐 20/12/2019

O suco de carambola é preparado a partir da fruta originária da Índia, que também é cultivada no Brasil e encontrada no Sudeste Asiático, no Pacífico Sul, na Ásia Oriental, na Colômbia, na Guiana, nos Estados Unidos e na República Dominicana.

Uma unidade média de carambola possui 28 calorias e é composta por nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio.

Por ser feito a partir de uma fruta que é pouco calórica, ao mesmo tempo em que fornece parte dos nutrientes que o organismo necessita, será que podemos afirmar que o suco de carambola emagrece?

O suco de carambola emagrece? 

A bebida feita a partir da carambola pode contribuir com o processo de emagrecimento devido ao fato de se tratar de uma fruta carregada de altos teores de fibras e de água. E por que isso beneficia a perda de peso?

Tanto as fibras quanto a água estimulam a sensação da saciedade no organismo. Como consequência, torna-se mais fácil controlar o apetite e consumir menos calorias durante o dia. Sabendo que para emagrecer é preciso consumir menos calorias do que a quantidade calórica que é gasta, dá para entender como o suco pode ajudar ao ser utilizado no dia a dia.

Ainda devemos destacar que a carambola é uma fruta que não possui índice glicêmico alto, ou seja, não é absorvida na corrente sanguínea de maneira muito acelerada e não aumenta rapidamente os níveis de glicose no sangue, causando picos que são seguidos de quedas nessas taxas.

Isso é importante para a perda de peso porque um crescimento muito rápido e grande, seguido de uma queda brusca nos níveis de açúcar no sangue causa a elevação do apetite e o desejo por doces.

Obviamente, não basta incluir o suco nas refeições para perder peso. Até porque não é verdade que o suco de carambola emagrece em um passe de mágica. Na realidade, ao ser incluída em um processo de emagrecimento saudável, a bebida simplesmente pode contribuir para que ele seja bem-sucedido.

Para eliminar peso com eficiência e segurança, o fundamental é seguir a fórmula básica de ter uma alimentação saudável, equilibrada, nutritiva e controlada e praticar atividades físicas com regularidade, contando com acompanhamento de médico, nutricionista e instrutor físico.

Outros benefícios da carambola

A fruta utilizada no preparo do suco também está associada aos seguintes benefícios:

  • Auxílio ao sistema digestivo, graças ao teor de fibras que estimulam os movimentos peristálticos de órgãos do sistema digestivo que são fundamentais para que a digestão aconteça adequadamente, garantindo que o bolo alimentar chegue ao estômago e que o bolo fecal seja eliminado pelo corpo. O nutriente também contribui com a normalização dos movimentos intestinais, o que previne cólicas, inchaço, prisão de ventre, úlceras gástricas e até mesmo câncer de cólon;
  • Ajuda a manter a pressão arterial saudável por ser rica em potássio e pobre em sódio. Isso ajuda a manter os vasos sanguíneos relaxados e a deixar a pressão em níveis apropriados;
  • Possui vitamina C, que tem ação antioxidante, o que contribui com o corpo no processo de combate a agentes infecciosos e previne contra a ação de radicais livres que causam malefícios como o câncer, doenças no coração e envelhecimento precoce. O nutriente ainda constrói e atua na manutenção do colágeno, uma proteína essencial para os cabelos e a pele;
  • Falando na saúde dos cabelos, a carambola também é fonte de vitamina A, um componente que através do aumento da produção de sebo, mantém o cabelo hidratado;
  • A fruta também é fonte de magnésio, um mineral associado diretamente à melhoria da qualidade, da duração e da tranquilidade do sono. 

Como fazer – Receitas de suco de carambola 

1. Suco de carambola  

Ingredientes:

  • 2 carambolas médias bem maduras com casca;
  • 1 l de água;
  • Gelo a gosto;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Higienizar bem as carambolas;
  2. Colocá-las juntamente com a água no liquidificador e bater;
  3. Passar o conteúdo para uma jarra e adicionar o adoçante a gosto. Servir com gelo. 

2. Suco de carambola com limão

Ingredientes:

  • 3 carambolas bem maduras com casca;
  • 500 ml de água;
  • 1 limão;
  • Gelo a gosto;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Bater a água e as carambolas, que devem estar bem higienizadas, no liquidificador;
  2. Passar o conteúdo para uma jarra e adicionar o adoçante a gosto. Acrescentar o suco do limão e misturar bem. Servir-se com gelo.

O limão é fonte de vitamina C, que é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo e a redução do inchaço abdominal.

A fruta também possui propriedades diuréticas. Isso significa dizer que ela combate o inchaço proveniente da retenção de líquido no corpo ao promover a eliminação do excesso de água no organismo por meio da urina.

Entretanto, indivíduos que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir o limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

Cuidados com a carambola 

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto – SP descobriram a presença de uma molécula denominada caramboxina na composição da fruta.

Apesar de ser encontrada em baixas concentrações e eliminada pelo organismo de pessoas com saúde normal, a caramboxina torna a carambola tóxica para quem sofre com problemas nos rins como insuficiência renal.

Isso porque a substância é retida pelo organismo das pessoas diagnosticadas com insuficiência renal. O resultado disso são efeitos como soluços com horas de duração, confusão mental e convulsão. Se não houver tratamento, a molécula pode levar até mesmo à morte esses pacientes.

Para os cientistas da USP, inclusive as pessoas que não sofrem com problemas nos rins devem tomar cuidado com a fruta e ingeri-la com moderação. A justificativa é que ao ser consumida em grandes quantidades, a carambola pode trazer problemas neurológicos e insuficiência renal aguda.

A intoxicação por carambola ainda pode trazer dormência, fraqueza e agitação como alguns de seus sintomas.

Outro perigo apresentado pela fruta é o de interagir com medicamentos. Assim, caso você esteja tomando algum tipo de remédio, consulte o médico de sua confiança e pergunte a ele se não há problemas em consumir carambola enquanto utiliza o medicamento.

Você já imaginava que o consumo de suco de carambola emagrece? Tem o costume de tomar esta bebida com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário