Suco de Laranja Engorda? Saiba a Verdade

O suco de fruta mais popular ainda é o suco de laranja, com mais de 25% da população tomando-o pelo menos três vezes por semana. Um novo estudo assistiu os efeitos de tomar suco de laranja no café da manhã. Investigadores compararam um café da manhã normal com suco de laranja ou água como a bebida, e analisaram os efeitos que eles tinham nos perfis lipídicos e utilização de gordura para definir se o suco de laranja engorda.

Qualquer suco de fruta contém uma alta concentração de açúcar. Mesmo que o suco tenha sido tirado da fruta, os efeitos do suco concentrado no corpo são bem diferentes do que acontece quando se consome um pedaço da fruta inteira. O processo pelo qual o suco comprado passa é muito mais do que simplesmente espremer a fruta. O suco de fruta é aceitável como uma “porção” de fruta, o que faz muitas pessoas pensarem que elas terão benefícios similares se tomarem o suco ou comerem a fruta. E já que tantas pessoas procuram pelo mais conveniente, é fácil entender por que elas escolhem o suco de frutas em vez da fruta inteira.

Suco de laranja engorda ou é saudável?

As pessoas parecem pensar que só porque estão bebendo suco de laranja, é saudável. Só porque é natural, é saudável.

Mas nem todos os açúcares se comportam da mesma forma no seu corpo. Frutas, por exemplo, contêm frutose. A frutose originalmente não era uma parte muito grande da nossa dieta porque, para aqueles que moram em regiões temperadas, a principal fonte de frutose são frutas – que são de época.

Mas agora, por causa do uso massivo de xarope de milho – que basicamente tem gosto de açúcar, mas é mais barato – a frutose é uma parte muito maior da nossa dieta. A frutose está em tudo. Refrigerantes, doces e biscoitos.

Frutose, quando consumida em proporções normais, não faz mal. Mas devido ao fato de as pessoas estarem tomando 2 copos de suco de laranja, depois um refrigerante com xarope de milho, e alguns biscoitos e salgadinhos (também com xarope de milho), e até pães que contêm frutose, seu consumo é muito alto o tempo todo.

Em estudos, grande consumo de frutose foi ligado a alterações nos níveis de gordura, mudanças no colesterol, assim como outras mudanças óbvias que ocorrem com uma grande ingestão de energia, como ganho de peso, desordens metabólicas e problemas cardiovasculares.

Tudo bem. Eu entendo. Não devo consumir muita frutose ou açúcar. Mas e a fruta?!

Duas Razões para Evitar Suco de Laranja Artificial

Há algumas razões por que o suco de laranja engorda e você deve tomar cuidado ao consumi-lo se deseja perder peso.

1. Muito suco de fruta = Maior ingestão de carboidratos líquidos

Para muitas pessoas, reduzir um pouco sua ingestão de carboidratos (sem nenhum esforço, apenas comendo os alimentos certos) resulta em perda de peso. Frutas são carboidratos, e suco de fruta tem um efeito muito mais rápido e visível no ganho de gordura do que a fruta sólida. Carboidratos líquidos (como a cerveja) tendem a ser mais engordativos que carboidratos sólidos. Além disso, há mais nutrientes e vitaminas em frutas frescas. Coma sua fruta se você vai consumi-la.

2. Muito suco de fruta = Muita Frutose (Açúcar)

Nem todos os açúcares são criados iguais. Cereais matinais, refrigerantes e sucos de frutas não se comportam da mesma forma no seu corpo. Um estudo comparou os efeitos de uma dieta que tem 25% das calorias vindas de alimentos líquidos que eram glicose ou frutose. Ao final de 12 semanas, os pesos eram similares (os dois grupos já eram obesos), mas o grupo consumindo mais frutose mostrou sinais de danos no fígado e formação de depósitos de gordura. Essa mudança não ocorreu no grupo da glicose. Reduza a frutose. Além disso, muitos sucos de frutas adicionam açúcar (incluindo xarope de milho). Realmente precisamos deixar o suco de laranja mais doce?

O Que Isso Significa Para Você

1 – Não se desespere com “conseguir sua vitamina C” das laranjas

Ao invés de beber 3 copos de suco de laranja por dia (o que provavelmente te deixará 3 quilos mais gordo no final do mês), aumente sua ingestão de vegetais e durma mais. Propagandas espertas de alguma forma fizeram você acreditar que a laranja é a melhor fonte de vitamina C. Mas definitivamente é a mais gostosa…

2 – Se você quer perder peso ou está tentando perder peso de forma constante, elimine o suco de laranja

Sucos de fruta podem ser ricos em carboidratos e açúcar. Mesmo que eles sejam “bons para você” há fontes melhores de nutrientes com uma fração do açúcar (ou sem nenhum). Coma frutas, não as beba.

Calorias no Suco de Laranja

Um copo de 240 ml de suco de laranja contém 110 calorias. Bebe vários copos de suco de laranja engorda, pois você pode estar consumindo de 400 a 500 calorias apenas de suco diariamente – que é menos saciante que alimentos inteiros. Diminua o suco e isso pode ser o bastante paraemagrecer – desde que você não o substitua por outras bebidas ou alimentos calóricos.

O suco de laranja é inerentemente ruim?

Não, mas:

  • Há fontes muito melhores de vitamina C do que suco de laranja;
  • Se você bebe muito suco de fruta todos os dias, você está bebendo muito açúcar (e seria melhor se você comesse a fruta).
  • Um copo por dia não vai te matar ou te fazer engordar – isso é primariamente para pessoas que bebem muitos copos por dia, se enchendo dele para não ficarem doentes, ou pessoas que pensam que estão fazendo um favor ao seu corpo por beber suco de frutas três vezes por dia ao invés de refrigerante.

Considerações

Se você trocar o suco de laranja por uma laranja inteira, você economiza 50 calorias e ganha 3 gramas de fibras. Uma laranja inteira também pode ser mais saciante, porque você precisa mastigar e leva mais tempo para comer. Você ainda consegue bastante vitamina C, ácido fólico e potássio na fruta inteira.

Vídeo

Gostou das dicas?

Para você, de acordo com a sua dieta e seus hábitos alimentares, o suco de laranja engorda? Você costuma consumir a fruta por inteira ou como suco? Comente abaixo.

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11 comentários em “Suco de Laranja Engorda? Saiba a Verdade”

  1. Antes da caminhada de uma hora por dia, entre 6 e 7 horas da manhã, bebo vitamina de três laranjas, às frutas que tiverem na geladeira, um pouco de iogurte e uma colher de aveia, junto com fatias de queijos magros; às vezes quando estou com muita fome, pão de forma integral com maionese -maionese é menos calórica que manteiga e requeijão-. O restante do dia, sou vegetariano -raramente como uma porção de proteína animal- só bebo água ou café sem açúcar durante os 5 dias semanais. Na sexta à noite, “enfio o pé na jaca”, com comidas gostosas , doces e muita cerveja, até domingo à noite. E, assim, perdi peso, baixei totalmente o colesterol, estabilizei a glicemia, e estou bem perto de acabar com o triglicerídeos e dizem que minha pele está boa. O único porém, é que, logo terei que comprar algumas roupas, principalmente calças. Detalhe: procuro usar carro o menos possível e faço um pouco de musculação em minha casa. Ou seja, NÃO FALE MAL DE MINHAS LARANJAS DIÁRIAS!. hahahahahaha

  2. Segundo estudos da faculdade UNESP, o suco de laranja NATURAL auxilia a perca de peso. O que acontece é que, tudo demais faz mal e consumo industrializado em demasia. Digamos que 90% da perca de peso é uma alimentação balanceada, e outros 10% atividade física.

  3. O suco de laranja é muito mais do que calorias. Tomando o suco de 8 a 10 laranjas, que pode até ser misturado com água o organismo começa a se livrar de muco, toxinas e inflamação, o que inclui colesterol e celulite. Não somente por causa da vitamina C, mas por causa do conjunto da vitamina A, vitaminas do complexo B e a acidez da fruta cítrica. Ele proporciona limpeza da sujeira encalacrada nas paredes dos orgãos e da corrente sanguínea. Ele ajuda os ossos a usarem todo o potencial do cálcio para se manterem fortes. Ele proporciona energia para uma corrida ou exercício e é muito melhor metabolizado do que um pré-treino com leite ou pães refinados. Na minha experiência de anos sinto uma digestão fácil, me sinto mais energizada e mais feliz tomando sucos de laranja frescos com frequência e em grandes quantidades e consumindo 0 refrigerantes e 0 alimentos com xarope de milho ou grãos refinados, que são produtores de toxinas e inflamação dentro do corpo da gente, que levam à preguiça e doenças.

    • Sudo de laranja frescos certamente são saudáveis, agora não concordo em tomar sucos pasteurizados e “sucos” de caixinha.

    • Concordo com você. Não acho que suco de laranja engorda, sempre tomei e me fez bem. Obviamente bebo sem açúcar e não bebo refrigerante. Eu não vou acreditar nessa pesquisa falsa de que suco de laranja engorda. Quem diz isso teve má intenção de prejudicar a população.

  4. Eu tiro a casca da laranja lima e como. Principalmente em jejum. Logo em seguida tomo meio copo de água. após uns 20 minutos tomo o cafezinho com um pouco de leite com 2 fatias de pão integral. ( preto ).

  5. Nossa, eu tomo muito suco de laranja durante o dia, faço dieta alimentar orientada por um nutricionista e não consigo perder peso, agora sei que é por causa do suco, pois realmente eu tomo bastante ao longo do dia.

    • Fiquei muito triste também 🙁
      Eu como bem certinho,ai eu não sabia porque eu estava meio que inchando a barriga.Agora descobri que era o suco de laranja =(

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