Supino reto em pé com elástico – Como fazer e erros comuns

atualizado em

O supino reto em pé com elástico fortalece o peitoral e os braços, sem a necessidade de ir até uma academia.

Além da facilidade de poder treinar em qualquer lugar apenas com um elástico de resistência, o exercício se torna mais dinâmico. De fato, usar elásticos é uma boa alternativa para continuar treinando mesmo durante uma viagem em que você não tem acesso a uma barra ou a halteres, por exemplo.

Aproveite para conferir como fazer uma flexão de braços, que é outro exercício excelente para os membros superiores que não requer o uso de equipamentos.

Os músculos trabalhados no supino reto em pé com elástico são principalmente o peitoral, os deltóides (localizados nos ombros), o tríceps (que fica no braço) e o latissimus dorsi (encontrado na parte superior das costas).

Existem muitas formas de fazer supino com elástico. Também é possível fazer a versão deitada ou sentada do exercício. Independentemente de qual você escolher, os benefícios serão observados quando você precisar carregar um objeto pesado ou fazer muitas flexões de braço.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer supino reto em pé com elástico

supino reto em pé com elástico

Esse exercício com elástico é feito com a faixa presa a uma base fixa logo atrás dos seus ombros, como por exemplo uma porta trancada ou outro local ou objeto estável.

Assim que o elástico estiver bem preso, fique de costas para o local e segure as pontas da faixa com as palmas das mãos viradas para baixo. Em seguida, dê um passo à frente longo o suficiente para esticar o elástico e sentir uma leve resistência ao movimento.

Incline o tronco levemente para a frente e coloque um pé um pouco à frente do outro para ter mais equilíbrio. Mantenha as costas eretas, o abdômen contraído, a cabeça reta e o peito aberto.

A posição inicial é com os cotovelos alinhados com os ombros e braços dobrados a 90 graus. Então, comece a empurrar o elástico estendendo os braços para a frente até que as mãos se encontrem à frente do seu peito. Faça uma breve pausa e retorne à posição inicial lentamente enquanto controla a resistência da faixa elástica.

  Continua Depois da Publicidade  

Lembre-se que a tensão muscular deve ficar concentrada no peitoral e não deixe de fazer pelo menos 8 a 10 repetições por série.

Erros comuns

Supino elástico
Imagem: via Bicycling magazine

Os erros abaixo são os mais cometidos por quem faz supino reto em pé com elástico. Fique sabendo quais são para evitá-los.

Prender a faixa em uma base inadequada

Evite colocar o elástico em um objeto que pode sair do lugar, pois isso pode te machucar. Assim, veja se o elástico está bem preso para que você possa treinar em segurança.

Além disso, escolha uma base fixa para prender o elástico, como por exemplo uma porta fechada. Nesse último caso, não esqueça de puxar a faixa na direção contrária a de abrir a porta por precaução extra.

Abrir os cotovelos

Mantenha os cotovelos próximos ao corpo, sem abrir muito os braços. De fato, abrir os cotovelos pode diminuir o uso de certos músculos da parte superior do corpo, como por exemplo o tríceps.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você acha que seu triceps está precisando de uma força extra, veja também como fazer extensão de triceps em pé com elástico para turbinar seu treino.

Usar a faixa elástica de resistência errada

É importante reservar um tempo para avaliar qual é o melhor elástico de resistência para você. Se você é iniciante, comece com o elástico menos resistente e vá aumentando a tensão aos poucos. Geralmente, é possível identificar a resistência da faixa elástica pela cor ou espessura.

Fazer o exercício muito rápido

Para que o supino reto em pé com elástico seja eficaz, é preciso que os movimentos sejam lentos e controlados. Do contrário, o exercício não vai ativar os seus músculos.

Além disso, fazer o supino lentamente diminui o risco de acidentes.

Por último, saiba que utilizar faixas de resistência no seu treino ajuda a recrutar os músculos de uma forma diferente e isso é ótimo para promover a definição e a hipertrofia muscular.

  Continua Depois da Publicidade  
Fontes e referências adicionais

Você sabe escolher o elástico certo para este exercício? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário