Exercício Rosca Scott com Halteres – Como Fazer e Erros a Evitar!

Especialista:
atualizado em 15/07/2020

Enfatiza os bíceps, fortalece os braços e ajuda na construção muscular da região: conheça o exercício rosca Scott com halteres e como fazer!

O exercício rosca Scott com halteres recebeu o nome do atleta em honra ao fisiculturista americano Larry Scott, o primeiro vencedor do Mr. Olympia, que ganhou a competição duas vezes (1965 e 1966), que utilizava o movimento em seu treino para ajudar a construir seus volumosos braços.

O exercício, que também é conhecido pelo nome de preacher curl, trabalha os músculos da região dos braços, com destaque para os bíceps e a área dos antebraços. A atividade ainda utiliza músculos como o braquiorradial do antebraço como auxiliar para o movimento e os flexores do pulso como estabilizadores, sem os quais se teria pouco ou nenhum movimento.

Obviamente, a rosca scott com halteres não é o único, mas apenas um dos melhores exercícios para braço que você pode fazer em casa ou na academia.

Como fazer!

Nas variações da rosca Scott com halteres que você verá a seguir, o praticante deve ajustar seu assento de maneira que as axilas dos braços que fazem o movimento descansem próximas ao topo do banco em que o braço é apoiado. Já a parte de trás do antebraço correspondente ao braço que executa a rosca deve permanecer no banco de apoio durante todo a execução do exercício.

1. Rosca Scott com halteres unilateral

Segurar um halter e apoiar o braço correspondente à mão que segura a carga em um banco tipo Scott, deixando o cotovelo estendido e a palma da mão virada para a frente. O outro braço deve ser usado para estabilizar a posição e deve estar apoiado no banco com o cotovelo dobrado.

Manter os ombros fixos no topo do banco e a coluna alinhada. Subir o peso, flexionando o cotovelo por meio da força do bíceps. Ao alcançar o topo do movimento, segurar a contração máxima. Descer a carga de maneira controlada até o cotovelo ficar estendido. Fazer o número determinado de repetições em um braço, trocar as posições e passar para o outro.

2. Rosca Scott com halteres com dois braços

7aboaforma

Segurar um halter em cada uma das mãos e apoiar os braços em um banco tipo Scott ou em um banco inclinado, com os cotovelos dobrados e os pesos na altura dos ombros como. Enquanto inala o ar, abaixar lentamente os halteres até que os braços estejam estendidos e os bíceps alongados.

Exalar o ar ao mesmo tempo em que levanta os halteres até que os bíceps estejam completamente contraídos e os pesos se encontrem na altura dos ombros. Comprimir os bíceps na parte alta do movimento. A rosca Scott também pode ser executada com barras de peso, como é o caso da barra EZ, por exemplo, ou a barra W, ou até mesmo a reta.

Principais erros a evitar

  • Amplitude do movimento: o erro mais comum ao praticar o exercício rosca scott com halteres é pegar pesado demais e não fazer o movimento completo. Você não deve esticar seu braço completamente, deixando sempre ligeiramente flexionado no final. Mas você também não pode parar o movimento pela metade, quando o braço ainda está fazendo um ângulo de 90 graus;
  • Posição do corpo: Muitas pessoas ficam levantando o corpo a cada movimento para facilitar a alavanca. A parte de trás do braço deixa de encostar no aparelho, deixando somente o cotovelo encostado. Isso é um erro e aumenta o risco de lesão;
  • Ajuste do banco: O problema descrito acima acontece algumas vezes também pela má posição do banco. Se o banco está alto demais ou baixo demais, existe maior chance do braço sair do lugar certo durante o movimento.

Outros cuidados

Antes de começar um treino de musculação que inclua a rosca Scott com halteres, é preciso que você faça uma avaliação médica e certifique-se de que está apto para executar esse tipo de exercício. Verificar sua aptidão física com o médico é uma forma de evitar problemas futuros de saúde causados pela prática de atividades que o seu corpo não suporta.

Outro ponto importante é contar com o auxílio de um profissional de educação física na academia ou no treinamento feito em casa. O acompanhamento do treinador é necessário porque é ele que pode ensinar as técnicas adequadas, prevenindo assim contra lesões causadas por erros na execução, indicar o número adequado de séries e repetições e prestar socorro caso algum problema, lesão ou machucado ocorra.

Você tem o costume de praticar o exercício rosca Scott com halteres em seu treino para braços? Já sabia que o nome foi dado em homenagem a um importante fisiculturista? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário