Arginina: O Que é, Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Especialista da área:
atualizado em 17/07/2020

O que é a tão falada arginina, afinal? A arginina é um aminoácido básico, também conhecido como ácido 2-amino-5-guanidino-pentanoico ou l-arginina. Considerada como aminoácido semi-essencial, a arginina é sintetizada numa quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

As proteínas que são ingeridas sofrem um processo de degradação que as transforma em arginina, sendo possível, assim, sua absorção e utilização no ciclo da ureia, dentre outras funções.

Para Que Serve

A arginina possui como uma de suas principais funções o transporte de nitrogênio em humanos e animais, fazendo parte da síntese de moléculas muito importantes. Sua importância está na manutenção dos responsáveis pela defesa imunológica e na cicatrização de feridas.

Esse aminoácido possui inúmeros benefícios, sendo seu consumo por meio do suplemento uma excelente maneira de estimular a produção de linfócitos (o qual possui papel importante na defesa do organismo).

Além disso, a arginina ajuda a inibir o crescimento de diversos tipos de tumores; estimula a secreção do hormônio de crescimento, ajuda a cicatrizar ferimentos; inibe a perda de massa muscular após cirurgias; trata problemas e doenças do fígado; ajuda na produção de esperma e na construção de novas células dos ossos e tendões, tratando artrite e desordens do tecido conjuntivo.

A arginina ainda está presente no processo de síntese do óxido nítrico, o qual produz a vasodilatação, levando mais sangue e oxigênio para tecidos e órgãos, contribuindo com a saúde destes. Pesquisas demonstram, inclusive, que a arginina é eficaz para reduzir sintomas de ansiedade.

Efeitos Colaterais

Não há muitos efeitos colaterais a curto prazo gerados pela suplementação com l-arginina, porém, se for consumida de maneira errônea, alguns efeitos negativos poderão surgir. Esse suplemento é contraindicado para diabéticos, pessoas com problemas cardíacos, mulheres grávidas ou amamentando.

Papel anabólico

Em resumo, pode-se dizer que a arginina tem importante atuação na síntese proteica no organismo. Isso explica-se pelo fato de que há uma melhora da retenção de nitrogênio.

A l-arginina ainda funciona como intermediária da síntese do fosfato e da creatina, importantes agentes na explosão de força durante os treinos, ajudando também na recuperação dos músculos após o período de atividade, fornecendo um maior fluxo sanguíneo para as regiões que foram mais tensionadas.

Um dos principais alvos de estudo quando se cita a arginina é o próprio óxido nítrico, sendo este o responsável pela vasodilatação e pelo melhor transporte de sangue e oxigênio pelo organismo. O NO2 é estimulado logo após a suplementação com arginina, por isso é aconselhável consumi-la antes dos exercícios físicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, essa suplementação ainda auxilia na estimulação de hormônios de crescimento (GH) responsável pelo estímulo ao aumento de massa magra. Algumas vitaminas, como a nicotinamida e a riboflavina, além do cálcio, são importantes compostos para a formação de NO2.

Para concluir, pode-se dizer que a arginina aumenta a capacidade de realização dos exercícios, contribuindo, também, com a produção de proteínas.

Como Tomar

É recomendável consumir a arginina duas vezes ao dia: a primeira dose, logo ao amanhecer; a segunda, após o treino. Os médicos costumam recomendar de 50 mg a 30 g do suplemento diariamente. Para entender essa grande diferença de quantidade, deve-se entender o tipo físico do atleta, seus hábitos alimentares e seu nível de condicionamento físico.

A arginina pode ser encontrada em diversos alimentos que consumimos no dia a dia, como por exemplo, os feijões. Com a alimentação balanceada, o ser humano consegue consumir até 5g de arginina diariamente. Não é aconselhável manter dosagens altas por muito tempo, pois isso pode gerar tensões no fígado e alguns prejuízos renais.

Veja no vídeo abaixo maiores detalhes sobre os benefícios da arginina.

Gostou das dicas?

Referências

Você já experimentou a suplementação de arginina? Como foram seus resultados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (253 votos, média 3,86)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

44 comentários em “Arginina: O Que é, Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. Realmente é um ótimo aminoácido que promove muita força. Faço uso a um tempo, só que numa dose básica de 1g.. depois que aumentei para 2g, a qualidade tanto dos meus treinos, quanto do meu sono melhoraram consideravelmente, onde nos treinos msm cansado o corpo segue puxando ainda mais carga!
    Trabalho em uma área que é bem prática e corrida, logo depois eu treino e em seguida apago, então preciso de um suplemento que me possibilite ter essa vida sem comprometimentos negativos.

    Responder
  2. Sou Marilza estou com câncer maligno no sangue e já estou fazendo quimioterapia no baço e medula óssea fiz 6 seções de quimioterapia agora estou bem e deve ser o período de Remissão e tenho herpes e pedra nos rins, se eu consumir Arginina vou piorar?

    Responder