Suplementos de óleo de peixe diminuem riscos de morte prematura, diz estudo

Especialista:
atualizado em 08/12/2020

Você provavelmente deve conhecer alguém que toma suplementos de óleo de peixe, que são famosas fontes dos ácidos graxos ômega-3. Também já deve saber dos benefícios do produto.

Entretanto, os especialistas ainda continuam a debater se esses suplementos realmente podem exercer efeitos benéficos para a saúde humana.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo a professora de ciência e política da nutrição, diretora e cientista sênior do Laboratório de Nutrição Cardiovascular da Universidade Tufts, Alice Lichtenstein, os dados sobre a relação entre o óleo de peixe e as doenças cardiovasculares têm sido, em sua maioria, positivos.

Tanto que uma nova pesquisa de março de 2020 pendeu para o lado dos benefícios dos suplementos de óleo de peixe.

O estudo relacionou o uso regular desses produtos à redução dos riscos de morte prematura e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Como eles chegaram a essas conclusões?

A pesquisa em questão embasou-se nas informações de aproximadamente 500 mil pessoas do Reino Unido com idade entre 40 anos e 69 anos de idade. Eles participaram do UK Biobank, um grande estudo de longo prazo.

Aproximadamente 1/3 dos participantes relataram no início do estudo que utilizam regularmente o suplemento de óleo de peixe.

Então, a partir dos registros de hospitais e dados de óbito, os pesquisadores acompanharam os participantes ao longo de nove anos, em média.

Os estudiosos identificaram que a utilização do suplemento de óleo de peixe estava associada a uma diminuição de 13% nos riscos de morte e a uma redução de 16% nos riscos de falecer em decorrência de uma doença cardiovascular.

Além disso, descobriu-se a relação com uma diminuição de 7% nos riscos de desenvolver eventos cardiovasculares como AVC ou ataque cardíaco.

  Continua Depois da Publicidade  

A possível ação do ômega-3

Ômega 3

A hipótese é de que esses benefícios sejam possíveis devido à presença dos ácidos graxos ômega-3 no óleo de peixe.

Isso ocorreria porque eles promovem um efeito benéfico na pressão arterial, diminuindo a inflamação e melhorando o fluxo sanguíneo ao coração.

Entretanto, é necessário destacar que se trata de um estudo observacional. Ou seja, a pesquisa não consegue dar a certeza de que foram eles que reduziram os riscos ou apontar se a diminuição aconteceu devido a outras características do estilo de vida e dieta dessas pessoas.

De qualquer maneira, vale registrar que, de acordo com os autores da pesquisa, a análise dos dados do estudo mostrou que os benefícios eram independentes de fatores como idade, sexo, dieta, medicamentos uso de (outros suplementos) e hábitos de estilo de vida.

Atenção às palavras de precaução

Embora o estudo dê indícios da efetividade dos suplementos de óleo de peixe, eles não são como uma varinha de condão. Ou seja, não acabam instantaneamente com os riscos de ter doença cardiovascular ou morrer prematuramente.

Além disso, a pesquisa não conseguiu esclarecer qual dosagem foi necessária para que os participantes do estudo atingissem um efeito clinicamente significativo.

Suplementos x alimentos

A orientação de especialistas é consumir o ômega-3 por meio da ingestão de peixe na dieta. No mínimo duas vezes por semana. Isso dentro do contexto de uma dieta balanceada.

Para quem não consome peixe, existem outras fontes de ômega-3. Por exemplo, nozes, sementes, produtos de soja como tofu e vegetais verdes folhosos. Saiba mais sobre as fontes veganas de ômega-3.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora usar suplementos de óleo de peixe não represente riscos para a saúde, é mais importante analisar os padrões alimentares de maneira geral.

Atenção

Portanto, antes de começar a utilizar um suplemento de óleo de peixe, é fundamental que você consulte um médico, para confirmar que o produto é bom para você, garantir que não pode fazer mal e saber qual dosagem é eficiente e segura.

Enquanto isso, não deixe de ter um estilo de vida saudável. Tenha hábitos que reconhecidamente fazem bem para a saúde do coração e para a saúde do organismo de maneira geral.

Você usa suplementos de óleo de peixe? Acha que eles fazem bem para a sua saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário