Xarope de Cebola – O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 19/06/2020

Melhora da tosse, gripe, sinusite e bronquite: veja para que serve o xarope de cebola, como tomar e como fazer em casa!

Ao uso da cebola para refogar ou temperar alimentos, em receitas de saladas com cebola ou ao lado da carne no clássico bife acebolado, você provavelmente já está habituado. Entretanto, que tal essa nova forma de utilizar o alimento: o xarope de cebola?

Será que os benefícios da cebola podem ser experimentados por meio desse remédio natural preparado à base do alimento? E como fazer um xarope de cebola? Veremos tudo isso mais abaixo.

O que é e para que serve o xarope de cebola?

O xarope de cebola é uma preparação feita a partir da água liberada pela cebola, que é misturada ao açúcar ou mel. O remédio caseiro pode aparecer acompanhado ainda por outros ingredientes como limão, alho e agrião, por exemplo.

– Xarope de cebola para tosse

As propriedades expectorantes do xarope de cebola podem auxiliar a descongestionar as vias aéreas e podem ajudar a eliminar com maior rapidez a tosse persistente e o catarro.

Entretanto, o site WebMD alertou que as evidências a respeito do uso e da efetividade da cebola para a tosse são classificadas como insuficientes.

Apesar de não existirem trabalhos científicos que comprovem a eficácia dos remédios caseiros como o xarope de cebola, a observação mostra que em alguns casos eles podem auxiliar a aliviar os sintomas.

Ainda assim, é importante ter em mente que a tosse não é um problema que termina em si mesmo – ela é um sintoma e pode ser sinal de uma série de problemas de saúde.

Portanto, mesmo que você opte por experimentar o xarope de cebola para lidar com a sua tosse, se perceber que a tosse não passou e persiste há certo tempo ou que piorou, procure rapidamente o médico para descobrir qual é o problema por trás dela e tratá-lo devidamente.

– Xarope de cebola para gripe

Uma vez que a tosse pode ser observada em um quadro de gripe, podemos usar o xarope de cebola para lidar com a condição?

A verdade é que é preciso ter em mente que a gripe é uma infecção viral para a qual não se tem cura – é preciso esperar o seu curso se encerrar para se ver livre dela.

Segundo a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, geralmente uma pessoa saudável que pega uma gripe não precisa fazer nada além de descansar bastante e ingerir muitos líquidos para tratar a doença, embora ela também possa utilizar remédios para gripe como os analgésicos de venda livre para ajudar em relação aos sintomas.

Ou seja, não dá para afirmar que o xarope de cebola vai curar a gripe, mas ele pode ter seu papel de ajuda no tratamento da condição.

– Xarope de cebola para bronquite

O auxílio ao tratamento da bronquite também pode ser um dos usos populares atribuídos ao xarope de cebola. No entanto, o site WebMD advertiu que as evidências acerca do uso e da efetividade da cebola em relação à bronquite também são classificadas como insuficientes.

Além disso, é preciso lembrar que a doença é uma inflamação aguda ou crônica no revestimento ou mucosa dos tubos bronquiais, que pode resultar em pneumonia em algumas pessoas e que ataques repetidos de bronquite podem significar que a pessoa tem a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Em outras palavras: a bronquite é uma doença séria, portanto, o xarope de cebola não vai curá-la. O que ela pode é ajudar a amenizar seus sintomas como a tosse, mas quem foi diagnosticado com a condição precisa continuar a seguir todas as instruções que foram passadas pelo médico.

Uma pessoa com bronquite jamais deve substituir o tratamento prescrito pelo médico somente pelo uso do xarope de cebola porque isso poderá ser perigoso para a sua saúde.

– Xarope de cebola roxa para sinusite

A sinusite é uma doença que pode ser aguda ou crônica e é caracterizada pelo inchaço e inflamação dos seios paranasais, o que interfere com a drenagem e resulta no acúmulo de muco. A condição torna difícil respirar pelo nariz, costuma deixar a área ao redor dos olhos e do nariz inchada ou sensível e pode provocar uma dor facial latejante, além de dor de cabeça.

A lista de sintomas da sinusite aguda também inclui: gotejamento pós-nasal (corrimento grosso, verde ou amarelo do nariz ou da garganta), bloqueio ou congestão nasal, sensibilidade e pressão na região do rosto, dente dolorido, mudança no olfato, tosse, mau hálito, febre e fadiga.

A sinusite crônica pode causar ainda sinais como inflamação nasal, corrimento grosso e descolorido do nariz, gotejamento pós-nasal, obstrução ou congestão nasal, sensibilidade na região do rosto, perda de olfato e paladar, dor de ouvido, dor no dente e no maxilar superior, tosse, dor de garganta, mau hálito e fadiga. As informações são da Mayo Clinic.

Os defensores do uso da cebola roxa como um dos alimentos para a sinusite defendem que ela possui propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias que contribuem com o esvaziamento dos seios nasais e com a diminuição da inflamação.

A Mayo Clinic, no entanto, ressaltou que não há comprovações de que algum tratamento alternativo realmente possa amenizar os sintomas da sinusite aguda. Segundo a organização, as estratégias caseiras que ajudam a aliviar os sintomas são descansar, umedecer as cavidades dos seios paranasais com vapor da água quente e lavar as passagens nasais.

Caso o seu médico tenha indicado um tratamento mais abrangente para lidar com o seu quadro de sinusite, por exemplo, com remédios para sinusite, converse com ele a respeito do uso do xarope de cebola para auxiliar a amenizar os sintomas de condição.

Como fazer xarope de cebola – 4 receitas

1. Xarope de cebola e mel

Ingredientes:

  • 1 cebola grande;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Cortar a cebola em quatro pedaços e levar junto com a água em uma panela ao fogo baixo. Depois que a cebola estiver cozida, desligar o fogo, tampar a panela e deixar descansar ao longo de uma hora.

Então, coar a água da água e misturar bem com o mel. Armazenar o xarope obtido em um recipiente esterilizado de vidro bem tampado.

2. Xarope de cebola com mel e limão

Ingredientes:

  • 3 cebolas;
  • 3 colheres de sopa de mel, aproximadamente;
  • Suco de 3 limões.

Modo de preparo:

Ralar a cebola ou passá-la no processador para liberar a água que o alimento solta. Medir em colheres de sopa a quantidade de água que foi liberada pela cebola – isso porque a quantia de mel utilizada deve ser exatamente a mesma quantidade de água que o alimento soltou.

Juntar a água da cebola e o mel com o suco de limão e misturar. Transferir o xarope para um recipiente esterilizado de vidro e fechar. Deixar descansar ao longo de duas horas antes de usar.

3. Xarope de cebola e alho

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água;
  • 1 alho cru;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 cebola.

Modo de preparo:

Cortar o alho e a cebola no formato de cubos pequenos. Juntar todos os ingredientes em uma panela e deixar ferver até caramelizar. Em seguida, despejar todo o conteúdo em um recipiente de vidro esterilizado, tampar bem e deixar repousar até esfriar.

4. Xarope de cebola roxa com agrião

Ingredientes:

  • 3 cebolas da variedade roxa;
  • 1 maço de agrião;
  • 1 kg de açúcar mascavo.

Modo de preparo:

Cortar o agrião e as cebolas em pedacinhos pequenos. Despejá-los em uma assadeira juntamente com o açúcar e levar ao forno ao longo de uma hora, prestando atenção e tomando cuidado para não deixar queimar.

Passado esse tempo, desligar o fogo, coar a misturar e armazenar o xarope obtido em um recipiente de vidro escuro e esterilizado. Tampar bem.

Como tomar o xarope de cebola

A recomendação para os adultos é tomar até quatro colheres de sobremesa por dia do xarope de cebola com mel ao longo de sete a 10 dias.

Para o xarope de cebola e alho e para o xarope de cebola roxa com agrião, a indicação é tomar uma colher de sopa até quatro vezes ao dia.

Entretanto, por questões de segurança e eficácia, o ideal é que você consulte o seu médico para saber em qual dosagem você pode tomar o remedinho caseiro e por quanto tempo máximo ele pode ser utilizado por você.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o xarope de cebola? Pretende experimentar para algum dos usos listados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário