Tamarine Emagrece? Para Que Serve e Dicas

Especialista:
atualizado em 10/09/2015

Quem nunca ouviu um amigo falar que tomou um remédio e conseguiu emagrecer? No entanto, por mais que determinada substância tenha funcionado com um conhecido e não trazido nenhum tipo de problema à saúde dele, não significa que tal medicamento terá os mesmos efeitos positivos no seu organismo.

É justamente por isso que antes de sair comprando o tal do produto é fundamental buscar informações extras sobre ele. Por isso, vamos falar sobre um dos remédios que já foi associado ao emagrecimento: o Tamarine.

Do que se trata essa substância? Para que serve? Será que Tamarine emagrece de verdade? Descubra isso e muito mais logo abaixo!

O que é? 

Disponível na versão gel oral, vendido em potes de 150 e 250 g, e no formato em cápsulas, que é comercializado em embalagens contendo 20 unidades, o medicamento é composto por um conjunto de plantas medicinais e apresenta um efeito laxativo. Por não trazer açúcar em sua fórmula, o produto também pode ser consumido por pessoas que sofrem de diabetes.

Para que serve?

Tamarine serve para tratar problemas de intestino preso, seja nos casos crônicos, seja nos casos secundários, constipação intestinal (também conhecida como prisão de ventre) experimentada por conta de viagens prolongadas, período menstrual, gestação, dietas pós-operatórias e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

O remédio ainda pode ser utilizado na preparação de exames radiológicos e de endoscopia. A ação laxativa do produto serve como auxílio para o processo de ativação das secreções das mucosas do trato digestivo, colaborando com a normalização do intestino, sem trazer irritação ao órgão.

Tamarine emagrece?

Não é possível dizer que o Tamarine emagrece por conta de um de seus efeitos colaterais, mas sim porque a sua ação no organismo também atinge o metabolismo, fazendo com que ele fique mais regularizado. Com um funcionamento normal, o processo de queima de calorias também se torna mais eficiente, o que contribui para o processo de perda de peso.

Entretanto, não podemos deixar de enfatizar aqui que o medicamento não é uma pílula mágica e que o seu simples uso não resultará na eliminação dos quilinhos em excesso. É preciso que a sua utilização venha acompanhada de uma reeducação alimentar, baseada em uma dieta equilibrada e saudável, que forneça os nutrientes que o corpo necessita para trabalhar direitinho ao mesmo tempo em que não extrapola na quantidade de calorias consumidas, além de um programa regular de atividades físicas.

Além disso, não dá para esquecer também que o remédio tem uma função específica atuando na regularização do intestino. Logo, quem não sofre com esse tipo de problema coloca-se em risco de causar prejuízos à sua saúde ao ingerir a substância somente porque o Tamarine emagrece, com esse intuito.

E mesmo que não seja necessária a apresentação de receita médica para levar Tamarine para casa, a nossa recomendação é que você converse com o seu médico de confiança a respeito da sua vontade de utilizar o remédio. Desse modo, ele poderá determinar os riscos que você corre e a dosagem e frequência mais adequada em que você deverá ingerir Tamarine, além da duração do seu tramamento.

Efeitos colaterais

Os usuários de Tamarine podem sofrer com as seguintes reações adversas:

  • Cólicas;
  • Gases intestinais;
  • Diarreia;
  • Dor no estômago;
  • Refluxo;
  • Vômito;
  • Irritação;
  • Sangue nas fezes;
  • Fraqueza;
  • Hemorragia fetal.

Ao observar um desses efeitos colaterais a orientação é que a ajuda médica especializada seja rapidamente procurada. Assim, o médico poderá determinar se deve ser suspensa ou interrompida a utilização de Tamarine para que a reação prejudicial cesse.

Contraindicações e cuidados

O medicamento não pode ser consumido por pessoas que apresentem sensibilidade a algum dos componentes da fórmula. Desse modo, nunca deixe de olhar a composição do remédio antes de finalizar a compra para certificar-se que você não é alérgico a nenhuma das substâncias encontradas nele.

Tamarine também não deve ser ingerido por indivíduos que apresentem reticolites – inflamação aguda no intestino -, doença de Crohn – doença inflamatória crônica no intestino – e que tenham síndromes que causem dores abdominais cuja causa ainda não seja conhecida.

As crianças e as mulheres que estejam grávidas somente devem utilizar o medicamento mediante recomendação do médico. Já as pessoas que fazem uso de antiarrítmicos – grupo de remédios utilizados para o tratamento de arritmias do coração – como quinidina, amiodarona, vincamina, digitálicos, anfotericina b e diuréticos hipocalemiantes – diurético indicado para abaixar a quantidade de potássio presente no organismo – devem tomar o remédio com bastante cautela e moderação.

Dicas de uso e armazenamento

De acordo com o site do próprio Tamarine, o uso frequente do medicamento pode causar dependência e trazer efeitos como perda da função intestinal normal, diarreia, perda de água e substâncias como potássio e sódio.

É por isso que mesmo que você se anime com o fato de que Tamarine engorda, a recomendação é que o produto seja utilizado durante apenas alguns dias ou uma semana, a não ser que haja uma indicação diferente dada pelo médico. Daí a importância de ter um profissional acompanhando o tratamento: será possível saber exatamente qual a dosagem ideal para o seu caso.

Para adultos e crianças com mais de 12 anos de idade, a dosagem indicada costuma ser de uma cápsula ao dia após a última refeição. Para os idosos a orientação é que seja ingerida ½ cápsula depois da refeição diária final. Já para as crianças, essa dosagem fica a critério exclusivo do médico.

Na versão em gel, a orientação é de uma colher de chá após a última refeição para os adultos, ½ colher de chá para os idosos depois da última refeição e uma colher de café para as crianças que também deve ser dada após a refeição final.

Mesmo nos casos de adultos e crianças maiores de 12 anos, para ter eficácia no tratamento o melhor ainda é perguntar ao médico responsável qual a dosagem ideal.

O remédio deve ser armazenado em temperatura ambiente – de 15º C a 30º C – e em um local protegido da luz e umidade.

Você conhece alguém que tenha tomado para algum outro propósito e tenha atestado que o Tamarine emagrece? Usaria esse medicamento para esse fim? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (128 votos, média: 3,72 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário