Recentemente, viralizou no TikTok um vídeo mostrando uma nova técnica utilizada para tratar dores de cabeça: puxar o cabelo.
Não é de hoje que vídeos sobre os mais variados assuntos viralizam no TikTok, mostrando truques de beleza, tendências e dicas de maquiagem, por exemplo.
Mas a bola da vez, no entanto, foge um pouco desses tradicionais temas. São vídeos ensinando uma controversa técnica, chamada de Hair Popping, Hair Cracking ou ainda, Scalp Popping, que defende a tese de que estalar o couro cabeludo faz acabar com a dor de cabeça.
Pois é, embora já até estejamos acostumados a nos deparar com bizarrices de tempos em tempos, como propor o uso de creme para hemorroidas para diminuir as bolsas dos olhos, por exemplo, desta vez, sem dúvida, o TikTok se superou.
São mais de 1,7 milhões de visualizações de vídeos mostrando a técnica, que consiste em dividir o cabelo em pequenas partes, enrolar mechas nas mãos e puxá-las com força perto do couro cabeludo, fazendo um característico barulho, como se estivesse estalando o couro cabeludo.
Mas, o fato é que, ao contrário do que muita gente imagina, Hair Popping não é uma técnica nova, já é realizada em diversos salões asiáticos e turcos há muitos anos.
De qualquer modo, essa viralização demonstra que os transtornos causados por dor de cabeça são uma realidade para a qual é preciso um olhar mais cuidadoso.
Por exemplo, é preciso considerar que dor de cabeça ocupa a quinta posição no ranking das doenças que mais afetam a população mundial de 25 a 49 anos, portanto, poderia estar aí a explicação para a viralização desse vídeo e, consequentemente, a técnica apresentada.
Como era de se esperar, essa técnica já está dando o que falar, principalmente, entre dermatologistas, que logo reagiram aos vídeos, desaconselhando veementemente a prática. Enquanto alguns realmente consideram a prática benéfica, especialistas alertam para os perigos da disseminação desses vídeos.
Então, de um lado, algumas pessoas defendem a técnica, afirmando que, realmente, ela ajuda a aliviar a tensão ou até enxaquecas, desde que realizada corretamente. Do outro, especialistas afirmam que ela não tem nenhum benefício comprovado e ainda ressaltam que pode trazer sérios riscos.
Assim, é preciso muita cautela na hora de buscar medidas alternativas para tratar a dor de cabeça, principalmente, quando não houver comprovação científica.
Os riscos por trás da técnica Hair Popping
Durante a execução da técnica, há um som muito peculiar de um estalo. Na verdade, esse som corresponde ao da gálea aponeurótica (tecido mole entre o couro cabeludo e o crânio) saltando do crânio, e é aí que está o grande problema.
Este puxão forte de cabelo, na verdade, pode resultar em alopecia cicatricial, ou seja, pode acontecer de não nascer mais cabelo nessa região, ficando um buraco no couro. Há ainda o sério risco de ocorrer sangramentos no couro cabeludo, feridas e infecções, como foliculite, uma condição de pele que dá muito coceira, é dolorida e desagradável.
Dores de cabeça, lesões e estalos frequentes no couro cabeludo, infecções e feridas provenientes de algum corte, danos no folículo capilar e até alopecia, são só alguns dos muitos riscos associados a esta tendência.
Resumindo, além de não ter sido comprovado cientificamente nenhum benefício com essa técnica, ela pode ser arriscada e bem dolorosa. Portanto, a recomendação, em caso de dores frequentes de cabeça, é procurar um médico. Só ele poderá investigar as causas e apontar o melhor tratamento.