Descobrir uma gravidez é um momento único. Por isso, ter confiança no teste é muito importante. Saiba de uma vez por todas se o teste de gravidez de farmácia é confiável ou não!
O teste de gravidez de farmácia funciona detectando o hormônio beta HCG na urina. Tal hormônio só é produzido durante uma gestação. Mas será que isso é suficiente para que ele seja totalmente eficaz?
Aliás, os níveis de hormônio beta HCG serve até para detectar a idade gestacional em alguns testes.
Veja então se você pode confiar no teste de farmácia e quando fazer o teste para ter resultados mais confiáveis.
Aproveite e confira também o vídeo abaixo em que a nossa nutricionista mostra quais são os alimentos que você deve evitar ou tomar cuidado durante a gestação:
Teste de gravidez caseiro
O teste de farmácia, conhecido também como teste de gravidez caseiro, por poder ser feito em casa, é muito popular.
De fato, esse teste facilita muito a vida da mulher que não precisa marcar uma consulta ou esperar o resultado de um exame laboratorial para saber se esta grávida.
Embora a maioria dos testes de gravidez de farmácia sejam muito bons, é importante saber quando fazer o teste de gravidez para evitar um falso negativo.
O falso negativo ocorre quando o teste é feito muito precocemente. Nesse caso, o nível dos hormônios da gravidez ainda está muito baixo. Por isso, o teste não é capaz de detectar o beta HCG e mostra um resultado negativo, mesmo que a mulher esteja grávida.
Porém, o contrário nunca acontece. Isto é, uma mulher nunca terá um teste de gravidez positivo sem estar grávida. Isso acontece porque o corpo da mulher não produz hormônios da gestação sem estar grávida.
Assim, se o teste deu positivo, acredite: você está grávida!
Quando fazer
Para que seu teste seja confiável de verdade, vale a pena seguir as orientações do fabricante que vem na embalagem ou bula do produto.
Use a primeira urina do dia
A maioria dos testes orienta que o exame seja feito com a primeira urina do dia – pois é ela que terá a maior concentração de beta HCG.
Usar a urina da manhã garante um resultado mais preciso e evita falso negativo por níveis baixos de hormônio na urina.
Espere o primeiro dia de atraso da menstruação
Além disso, é sugerido que o teste só seja feito após um dia de atraso da menstruação, pois isso vai garantir que o espermatozóide já teve tempo suficiente para fecundar um óvulo.
Isso também evita falso negativo, pois ao fazer o teste antes do atraso, pode ser que os níveis de beta hcg ainda estejam muito baixos e não sejam identificados pelo teste.
Veja também quais os primeiros sintomas da gestação.
Como fazer
A forma de fazer o teste também pode afetar o resultado. Por isso, veja o modo correto de fazer o teste para reduzir o risco de um falso negativo.
Apesar de todos os testes funcionarem da mesma forma, alguns são mais sensíveis – ou seja, detectam níveis mais baixos de hormônio. Por isso, seguir as instruções de cada fabricante é indispensável para ter um resultado correto.
Você pode encontrar essas informações na bula ou na própria embalagem do teste.
Se for um teste do tipo caneta, basta urinar na marca indicada e deixá-la na posição horizontal por 5 ou 10 minutos. Já os testes na forma de tiras geralmente são feitos coletando uma amostra de urina em um pote estéril e mergulhando a tira por alguns segundos sobre a urina.
Posso confiar só no teste de gravidez de farmácia?
Depende! O teste de gravidez de farmácia é muito confiável e tem precisão de 99% se o resultado for positivo. No entanto, quando o teste dá negativo pode ser um falso negativo.
Por isso, se o resultado der negativo e sua menstruação continuar atrasada, vale a pena fazer um novo teste.
Por outro lado, mesmo que você confirme sua gravidez por um teste caseiro de gravidez, não deixe de ir ao médico para confirmar a gestação e iniciar o pré-natal e acompanhar esse momento tão importante na vida da mulher.
Fontes e Referências Adicionais
- Mayo Clinic – Home pregnancy testes: can you trust the results?
- Journal of Immunoassay and Immunochemistry – Home pregnancy tests in the hands of the intended user
- U.S. Food & Drug Administration (FDA) – Pregnancy
- Clinical Chemistry and Laboratory Medicine – The utility of six over-the-counter (home) pregnancy tests
- U.S. Department of Health & Human Services – Pregnancy tests
- NHS – Doing a pregnancy test
Fontes e Referências Adicionais
- Mayo Clinic – Home pregnancy testes: can you trust the results?
- Journal of Immunoassay and Immunochemistry – Home pregnancy tests in the hands of the intended user
- U.S. Food & Drug Administration (FDA) – Pregnancy
- Clinical Chemistry and Laboratory Medicine – The utility of six over-the-counter (home) pregnancy tests
- U.S. Department of Health & Human Services – Pregnancy tests
- NHS – Doing a pregnancy test