Como é o Teste de Cooper?

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Quando fazemos nossa matrícula em uma academia, uma das primeiras etapas é a avaliação física. Esta é indispensável para os profissionais conhecerem melhor as suas características pessoais, para então realizarem as recomendações e dicas convenientes aos seus objetivos e particularidades. Esse teste não é feito em qualquer estabelecimento, por isso é importante ficar por dentro de como é o teste de Cooper, e como ele pode ser importante para você avaliar os seus rendimentos. Vamos entender um pouco melhor sobre quais são as características dessa avaliação.

O que é?

O doutor Kenneth H. Cooper foi responsável pela criação desse método de teste. Em 1968, era necessário um método para avaliar a resistência física dos combatentes, e esse teste foi a alternativa encontrada.

O teste de Cooper deve ser feito com a finalidade de medir o condicionamento aeróbico, ou seja, identificar a capacidade do seu corpo de utilizar o oxigênio para a produção de energia, então transformá-la em ação. Esse teste está intimamente ligado ao conceito de VO2 máx, que dito de forma simples, nada mais é que o valor equivalente ao consumo máximo de oxigênio que o seu corpo pode conter. O teste de Cooper nada mais é que um teste de resistência.

A avaliação permite que o condicionamento físico da pessoa seja classificado de acordo com a distância percorrida, idade e sexo. O teste de Cooper é muito comum em testes militares.

Essa pode ser considerada uma opção simples e barata para conhecer as características físicas de uma pessoa, e conhecer a sua evolução através da comparação dos resultados periódicos pode se tornar a motivação para se manter firme no propósito de seguir em busca da vida saudável e com resultados sempre melhores.

Como funciona?

São necessários os seguintes equipamentos para a realização do teste: uma esteira plana ou com leve inclinação, marcadores, folhas de registro e cronômetro.

O procedimento exige que os marcadores sejam postos de acordo com a definição dos intervalos, assim auxiliando na medição da distância percorrida. O ideal é que os intervalos sejam de 20 metros, ou seja, você precisaria de 20 marcadores.

É recomendado que os participantes corram durante 12 minutos, o máximo que conseguirem, e a distância total deve ser gravada para avaliação. É permitido realizar o teste de Cooper em descanso, mas o recomendado é utilizar calçados leves e apropriados para atividades físicas.

É necessário calcular o valor de VO2 máx, para que então os resultados sejam interpretados através das tabelas pré-determinadas com valores aproximados. O VO2 máx pode ser calculado a partir da seguinte fórmula:

VO2 máx= (Distância percorrida (metros) – 504.9)
                                                     44,73

Após calcular o valor de VO2 máx, você poderá acompanhar se possui capacidade aeróbica condizente com sua faixa etária ou não. Esse acompanhamento é muito interessante para buscar evoluir o condicionamento físico.

A tabela abaixo pode ser utilizada para orientação geral da interpretação dos resultados obtidos no teste de Cooper. Esses resultados são baseados em algumas fontes e são apenas valores aproximados aos reais.

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Quem deve fazer o teste de Cooper?

Esse teste é realizado por esportistas e atletas que necessitam de um maior suporte para possíveis eventualidades durante as competições, mas pessoas fisicamente ativas também podem pedir que os seus educadores físicos orientem para a realização do teste. Vale lembrar que é necessário um teste para identificar se você está apto a realizar o esforço necessário ou não.

Confiabilidade

A confiança nos resultados obtidos com o teste de Cooper pode variar de acordo com a pessoa a qual for responsável pelo cálculo de VO2 máx, pois esse valor é indispensável para a identificação de seu condicionamento físico. As estratégias de estimulação ao exercício e o seu nível de motivação também podem ser o diferencial para você correr mais e atingir melhores resultados.

Vantagens

Por ser uma avaliação de baixo custo, o teste de Cooper pode ser feito com grandes grupos, ou seja, você pode combinar com toda a família para realizarem o teste juntos, assim acompanharão a evolução física de todos.

Esse teste também possibilita que você tenha um melhor controle sobre sua dieta e exercícios, pois identificará onde melhor ajustar para manter a progressão esperada.

É permitido realizar o teste não só sobre o solo com marcações a cada 100 metros, mas há aqueles que preferem correr sobre a esteira, o que exige monitoramento da distância percorrida, a qual pode ser visualizada no display do aparelho, enquanto os testes realizados em pistas contam com marcações feitas no chão.

Desvantagens

O desempenho nesse teste pode ser muito afetado pela motivação, já que é uma avaliação extremamente pontual. Manter o controle e buscar atingir as metas pode se tornar um desafio que muitas vezes leva algumas pessoas a refazerem o teste.

Calculadora

A internet sempre busca facilitar a vida das pessoas, por isso, não pense que o Teste de Cooper ficou fora dessa. Se você acha que os seus cálculos serão imprecisos ou pouco confiáveis, há calculadoras online que identificam o valor de VO2 Máx para você, basta entrar com os dados necessários, que é o sexo, idade e distância percorrida durante os 12 minutos. Segue o link para facilitar o seu teste:

http://pt.calcuworld.com/calculadoras-da-saude-e-de-exercicios/teste-de-cooper/

Você já realizou um teste de Cooper? Como foi o seu preparo para o teste, e qual foi o seu resultado? Por que motivo o realizou? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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2 comentários em “Como é o Teste de Cooper?”

  1. Faço a distancia regularmente na academia, tenho 58 anos e geralmente ultrapasso os 2.800 m, cheguei ao máximo de 3.200 m.