Teste de ovulação – Como funciona e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 31/03/2021

Tentando engravidar ou evitar uma gravidez? Saiba como funciona o teste de ovulação, como fazer e como ele pode te ajudar a saber seus dias mais férteis.

  Continua Depois da Publicidade  

O teste de ovulação serve para ajudar a mulher a identificar os dias mais férteis do seu ciclo menstrual. Ou seja, é uma forma de avaliar a fertilidade feminina e promover ou evitar uma gravidez.

Existem kits de testes de ovulação que funcionam mais ou menos como um teste de gravidez. Mas, ao invés de detectar o hormônio da gestação, o teste de ovulação identifica o principal hormônio da fertilidade – que é o hormônio luteinizante.

De fato, esse hormônio só aumenta nos 2 dias mais férteis de todo o ciclo.

Como funciona o teste de ovulação

A mulher ovula uma vez por mês em uma janela de tempo muito curta – e dura cerca de 24 horas. Em geral, a ovulação acontece na metade de um ciclo menstrual normal. Porém, nem todo ciclo menstrual é igual e o dia da ovulação pode mudar. 

Além disso, vários fatores podem interferir na data da ovulação, como por exemplo:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Alimentação;
  • Doenças pré-existentes.

Como existem muitas variáveis e é difícil prever exatamente a data da ovulação, o teste ajuda a identificar essa janela com mais precisão.

O teste de ovulação funciona detectando a presença do hormônio luteinizante (hormônio LH) na urina. Geralmente, ele é um kit de ovulação que vem com várias tiras para você usar em casa.

O aumento do LH no organismo da mulher é um indicativo de que o ovário vai liberar um óvulo. Por isso, se o teste der positivo é provável que a ovulação já esteja acontecendo ou que ela ocorra dentro das próximas 36 horas.

Como fazer e quando fazer

quando fazer o teste de ovulação

Agora, saiba como você deve fazer o teste de ovulação.

  Continua Depois da Publicidade  

Para realizar o teste, você vai precisar urinar na tira ou então em um copinho que vem junto com o kit e depois mergulhar a tira nele. É importante ler as instruções do produto para saber exatamente como ele deve ser feito.

Se a linha do teste for mais escura do que a linha de controle, isso significa que você está prestes a ovular! Se ela for fraca ou não aparecer, espere mais um pouco para fazer o teste novamente com uma nova tira.

Para não ter que fazer um teste de ovulação por dia, vale a pena usar métodos complementares para saber que dia será sua ovulação.

Isso pode ser feito facilmente observando o seu ciclo menstrual ou usando aplicativos que monitoram a sua menstruação e que estimam os seus dias mais férteis.

Quando é a melhor data?

O melhor dia de detectar um aumento do LH vai depender da duração do seu ciclo. Por exemplo, em um ciclo regular de 28 dias, por exemplo, vale a pena começar a fazer o teste no dia 10 do ciclo.

Já em ciclos irregulares, pode ser interessante começar o teste um pouco antes do décimo dia do ciclo (em ciclos menores do que 28 dias) e um pouco depois (em ciclos maiores do que 28 dias). 

Mas não se preocupe tanto em acertar a data, pois geralmente o kit de ovulação vem com 5 a 10 tiras, para você ir testando durante a semana mais provável da janela de fertilidade.

Além disso, existem outras formas de monitorar o seu período fértil. Isso é feito, por exemplo, observando sinais do corpo como por exemplo:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Aumento da temperatura corporal basal;
  • Muco cervical com aparência e consistência de clara de ovo;
  • Maior libido;
  • Dor pélvica leve.

Caso a sua menstruação seja muito irregular ou você sofra de problemas como a síndrome dos ovários policísticos, pode ser difícil prever os seus dias mais férteis para saber quando fazer o teste.

Nesse caso, converse com seu ginecologista, pois ele pode te ajudar a encontrar os melhores dias para fazer o teste de ovulação.

Teste de ovulação funciona mesmo?

Sim, o teste de ovulação é bastante confiável. Mas como qualquer teste, é importante seguir algumas instruções para ter um resultado mais preciso. Assim, algumas dicas incluem:

1. Fazer o teste entre 12h e 20h

É comum o nível de hormônio luteinizante aumentar pela manhã, mas ele só vai ser eliminado em grandes quantidades na urina algumas horas depois. Por isso, pode ser uma boa ideia fazer o teste lá pelo meio dia ou até mais tarde para ter certeza que o hormônio será detectado.

Mas o teste é feito para funcionar em qualquer horário do dia. Apenas tente fazer o teste sempre nos mesmos horários para poder comparar os resultados de um dia para o outro – principalmente se você adquirir um kit de ovulação com visor digital.

2. Usar urina concentrada

Como em qualquer outro exame de urina, é importante reter a urina por pelo menos duas horas antes. Isso porque, se a urina estiver pouco concentrada, pode ser que o teste não funcione. 

Assim, tente não beber muita água e retenha a urina por algumas horinhas antes de usar o kit de ovulação.

3. Seguir as instruções

O fabricante do kit de ovulação sabe exatamente como aquele produto funciona. Dessa forma, não deixe de ler a descrição do produto e seguir as instruções de uso para ter resultados mais exatos e confiáveis.

Saber o dia provável da ovulação é ótimo para quem quer aumentar as chances de engravidar, pois assim é possível direcionar a relação sexual em torno daquela data.

A saber, o esperma pode ficar no corpo da mulher por até 5 dias. Sendo assim, você pode “programar” a relação sexual entre 5 dias antes da ovulação até 1 dia depois do início da ovulação para aumentar as chances de engravidar.

Por outro lado, quem quer evitar uma gravidez pode usar o teste como um guia para saber quando aumentar ainda mais a proteção ao ter uma relação.

De qualquer forma, toda mulher se beneficia do teste de ovulação – independentemente do motivo do uso.

Fontes e Referências Adicionais

Você já fez algum teste de ovulação de farmácia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário