Especialista da Área:

Tomate Seco Engorda ou Emagrece?

Já conhecemos o tomate como um alimento nutritivo, que pode fazer parte de uma alimentação saudável devido aos seus importantes benefícios e ser utilizado em dietas que têm o foco do emagrecimento ou de evitar o ganho de peso.

Mas e quanto ao tomate seco, que é a versão desidratada do alimento? Será que o tomate seco engorda ou emagrece? Quantas calorias possui esse tipo do alimento? É tudo o que vamos descobrir abaixo!

O tomate seco engorda ou emagrece? 

Para entender se o tomate seco engorda ou emagrece, vamos começar dando uma olhada na quantidade de calorias encontradas no alimento.

Uma porção de 40 g ou três colheres de sopa de tomate seco em conserva apresenta 129 calorias enquanto 40 g de tomate seco ao sol carrega 103 calorias.

As quantidades podem não aparentar ser tão exorbitantes assim, no entanto, se calcularmos esses valores para porções maiores, como de 100 g, por exemplo, o que temos são 322 calorias de tomate seco em conserva e 258 calorias de tomate seco ao sol em cada 100 g.

Com isso, observamos que o tomate seco é muito mais calórico do que o tomate em sua versão natural, que contém 18 calorias a cada 100 g ou 7,2 calorias em uma porção de 40 g.

Ou seja, é preciso ter bastante cuidado ao consumir o tomate seco se o objetivo for emagrecer ou, pelo menos, não engordar. Ao menos a partir do ponto de vista calórico, o exagero no consumo do tomate seco engorda.

O tomate seco foi listado como um dos alimentos que aparentam ser inofensivos, porém, podem prejudicar um regime com restrição de calorias. Isso porque as pessoas o comem, muitas vezes em quantidade, achando que é a mesma coisa que um tomate fresco.

Isso não significa que o tomate seco deva ser completamente rejeitado 

Até porque, conforme encontramos, o alimento é bastante nutritivo. Pesquisas já indicaram que o processo de desidratação faz com que o licopeno do tomate, que é apresentado como um excelente antioxidante, se concentre e tenha a sua potência aumentada.

O tomate em conserva carrega três vezes mais licopeno do que o tomate fresco e o óleo utilizado nessa conserva facilita a absorção da substância por parte do organismo.

Além disso, o tomate seco contém quase o dobro de vitamina A, seis vezes mais potássio e sete vezes mais magnésio do que o tomate fresco. O alimento ainda é fonte de nutrientes como zinco, fósforo, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C e vitamina E.

Ainda que sejam calóricos, especialmente em porções maiores, os tomates secos podem contribuir com a saciedade proporcionada por uma refeição porque servem como fonte de fibras, um nutriente conhecido justamente por trazer esse efeito.

Uma porção de 40 g ou três colheres de sopa de tomate seco em conserva carrega 1,5 g de fibras, enquanto uma porção de 40 g de tomate seco ao sol apresenta aproximadamente 4,9 g do nutriente.

Como toda dieta – tenha ela o objetivo do aumento, da manutenção ou da perda de peso – precisa ser saudável e nutritiva, para quem não quer engordar, a solução é consumir o tomate seco de maneira moderada.

Por exemplo, você pode colocar três rodelinhas de tomate seco em uma salada ou dentro de um lanche natural light.

Por outro lado, o alimento também é rico em sódio e gorduras

Entretanto, não é somente quem deseja e/ou necessita evitar o aumento de peso que deve consumir o tomate seco com moderação – a recomendação vale para todo mundo porque, além de ser rico em calorias, o alimento também apresenta quantidades elevadas de sódio e gorduras.

Considerações importantes 

Queremos lembrar que mais importante do que saber simplesmente se o tomate seco engorda ou emagrece é encontrar todo um programa alimentar que permita que a perda, manutenção ou o ganho de peso (sim, ele é necessário para quem sofre com o baixo peso) aconteça de maneira saudável, fornecendo todos os nutrientes e a energia que são requeridas pelo organismo para que ele seja capaz de funcionar corretamente.

Até porque, tomando como exemplo a necessidade do emagrecimento, não vai adiantar comer o tomate seco moderadamente e sabiamente se perder a mão com outros alimentos e exagerar nas comidas cheias de calorias e açúcar, não é mesmo?

Portanto, qualquer que seja o seu objetivo em relação à sua forma física, um conselho sempre importante de ser recordado é o de contar com o acompanhamento de um nutricionista, que poderá ajudar de maneira profissional justamente a encontrar uma dieta que auxilie a alcançar as metas desejadas e se encaixe na rotina da pessoa, ao mesmo tempo em que não prejudica a saúde do organismo.

Você já imaginava que o tomate seco engorda se consumido em excesso? Tem costume de comer tomate seco com certa frequência? De que formas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário