Treino de Corrida – 22 Dicas para Melhores Resultados

O treino de corrida vem ganhando adeptos que prezam por esse esporte tanto por ser um exercício completo, quanto pelos ótimos resultados que ele traz em relativamente pouco tempo.

A corrida é um esporte muito popular e social, já que reúne diversas pessoas em volta deste interesse comum, seja apenas pelo treino ou para participar de corridas oficiais.

Por isso, reunimos 22 dicas de profissionais e amadores que garantem melhores resultados para o seu treino de corrida, mas antes, vamos ver o que correr pode fazer com o seu corpo.

Como correr pode mudar o seu corpo

Correr pode ajudar a melhorar a saúde geral, o aspecto do seu corpo e até mesmo o seu humor. Isso porque, ao correr, o organismo libera endorfinas que te dão maior sensação de bem estar. Isso pode ajudar e muito na hora de se motivar para adquirir uma rotina, seja de treino de corrida ou de qualquer outro tipo de exercício.

Correr regularmente pode queimar gordura ao mesmo tempo em que fortalece os músculos, já que este é um esporte completo, que exercita todo o corpo. Aliar este treino a uma dieta balanceada é quase garantia de perda de peso, já que correr exige muito do corpo e queima bastantes calorias.

Ainda que fortaleça o corpo, ao correr, os seus músculos vão crescer até certo ponto, apenas o necessário para aguentar os impactos da corrida. Então, se a ideia é ganhar músculos, você deve conciliar um treino de corrida com um treino de musculação.

A corrida pode melhorar o funcionamento do seu sistema metabólico, ajudando a queimar calorias mesmo depois de ter acabado o treino, desde que você corra regularmente.

Quanto mais você praticar um treino de corrida, mais você vai conseguir correr, já que ele vai aumentar a eficiência com que o seu corpo cria energia. Além disso, a rotina de corrida vai melhorar a resistência do seu corpo, seja durante a corrida ou não.

Mais do que tudo isso, a saúde do seu coração vai melhorar muito depois de começar a treinar a corrida. Isso porque o aumento dos batimentos cardíacos por um longo período de tempo pode fortalecer a musculatura do coração e melhorar a eficiência do bombeamento de oxigênio pelo seu corpo.

A circulação melhora ao passo que os vasos sanguíneos se dilatam e a capacidade de seus pulmões aumentam. Com o tempo, o sistema cardiovascular adapta-se a um nível maior de energia e isso também colabora com a sua eficiência, melhorando sua saúde como um todo.

Dicas para melhores resultados no treino de corrida

1. Corra todos os dias

Regularidade é a chave para um treino de corrida de sucesso. Além de criar o hábito, correr diariamente ajuda o organismo a queimar gordura mais facilmente.

2. Depois de comer, espere pelo menos duas horas antes de começar o treino

Para a maioria das pessoas, duas horas é tempo suficiente para esvaziar o estômago, principalmente se foi consumido muito carboidrato. Se você treinar de barriga cheia, seu processo digestivo será deficiente, provocando inchaço, dores e até vômito.

3. Comece o treino de corrida com 10 minutos de caminhada e corridas lentas e termine-o da mesma forma

O aquecimento é essencial para que seu corpo comece a aumentar o fluxo sanguíneo e aquecer os músculos gradativamente. O fim do treino pode ser ainda mais importante. Parar o treino de repente pode causar cãibras, náusea, tontura e até desmaios.

4. Aumente a quilometragem semanalmente, mas não passe de 10% por semana

Especialistas afirmam que o melhor é ir com calma ao aumentar a quilometragem do seu treino. Alguns estudos apontam que quem aumenta muito drasticamente a quilometragem e a intensidade tem maiores chances de se machucar e até mesmo de se desmotivar a continuar com o treino de corrida.

5. O tipo mais efetivo de treino é quando você se prepara para uma corrida

Se você tem uma meta, como por exemplo fazer uma corrida de 10 quilômetros, crie um objetivo de qual é o ritmo que você quer realizar esta corrida e treine de acordo com esta meta.

6. Crie motivos para se motivar

Há muitas corridas beneficentes que podem ser uma boa motivação na hora do treino. Além disso, participar de corridas com pessoas conhecidas também é uma boa motivação para seguir firme no treino.

7. Invista em conforto

Isso engloba tanto os tênis de corrida que você escolher, quanto as roupas e até as meias. Para mulheres, é fundamental usar um sutiã esportivo adequado e confortável.

8. Anote a evolução de seu treino de corrida

Esta também é uma forma de se motivar, principalmente se você está começando a correr agora. Anotando os seus tempos, você vai notar que o seu progresso é gradual e vai se motivar a bater os seus resultados cada vez mais.

9. Se você sente alguma dor por mais de dois dias enquanto corre, tire dois dias de folga

Se você sentir algum incômodo ao correr, pode ser que esteja começando a se lesionar. Por isso, é muito importante não forçar a musculatura neste momento e tirar alguns dias de descanso dos treinos pesados.

10. Não se agasalhe tanto em dias de frio

Se você treina ao ar livre ou vai participar de uma corrida, não se agasalhe demasiadamente, pois assim que você começar a correr, seu corpo vai se aquecer e usar muito agasalho pode prejudicar o seu desempenho. Além disso, é fundamental usar roupas adequadas e que deixem o seu corpo respirar corretamente.

11. Quanto maior a corrida, menor o ritmo

Mesmo que você tenha um condicionamento físico exemplar, ao correr em provas longas, é preciso diminuir o ritmo para conseguir manter seu desempenho até o final.

12. Esqueça as festas

Antes de uma corrida ou uma sessão intensa de treinos para uma corrida, evite tomar bebidas alcoólicas, já que elas influenciam negativamente na qualidade do sono e no nível de hidratação do corpo.

13. Antes de uma corrida, foque sua alimentação em carboidratos

Especialistas afirmam que enfatizar nos carboidratos alguns dias antes de uma corrida pode beneficiar seus resultados, principalmente em corridas longas.

14. Faça um rodízio de tênis

Em vez de ter apenas um tênis para corrida, alternar entre um e outro pode ajudar na vida útil de seus calçados.

15. Treine de forma inteligente

Para adquirir maior força, seu corpo precisa de tempo para se recuperar de um treino. Misture treinos leves com treinos intensos para evitar que seu corpo se esforce demais.

16. Não compare seus resultados com os de outras pessoas

Comparações são muito úteis, desde que sejam de seus próprios resultados. Sempre vai haver alguém mais rápido e em melhor forma que você, portanto fazer comparações com outras pessoas pode te desestimular. Foque-se nos seus próprios resultados e progressos para se motivar cada vez mais.

17. Beba mais café

Para quem não tem o costume de treinar, uma xícara de café antes do treino de corrida pode ajudar. Alguns especialistas afirmam que a cafeína pode colaborar para uma queima de calorias mais eficiente, além de dar maior energia na hora do treino.

18. Nunca acelere em descidas

Por mais tentador que seja, acelerar em descidas é quase garantia de que você vai lesionar os seus joelhos. Isso porque na descida o seu corpo recebe mais força de impacto, forçando ainda mais os joelhos.

19. Seja um corredor sociável

Correr pode ser um esporte solitário, mas existem muitos grupos de corredores que podem ajudar a fazer deste esporte algo mais sociável. Se você treina em uma academia, é fácil identificar os corredores e formar um grupo para participar de corridas juntos e se motivar cada vez mais.

20. Divulgue suas metas e suas realizações

Se você gosta de usar redes sociais, existem alguns aplicativos que postam o seu desempenho no treino de corrida. Esta é outra forma de descobrir quem de seus amigos também pratica corrida e incentivar outras pessoas.

21. Não coma nem beba nada novo antes de uma corrida ou de um treino intenso

Nestes momentos você não quer nenhuma surpresa, portanto mantenha sua alimentação como de costume para não dificultar a digestão nem correr o risco de ter uma indigestão antes da corrida.

22. Apenas corra

Imponha-se uma meta de uma corrida longa e foque nela. Ao terminar sua primeira corrida longa, você vai se sentir muito bem e se motivar em continuar praticando treino de corrida.

Você tem o costume de praticar o treino de corrida? Quantas vezes por semana? Acredita que precisa melhorar que aspectos destas dicas acima para melhores resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...

Deixe um comentário