Trend com protetor solar “parcial” traz prática arriscada

publicado em

Criar um jogo de luz e sombra na pele, usando o protetor solar: esta é a nova trend nas redes sociais, que está preocupando os especialistas por possíveis riscos à saúde.

Trend protetor solar
Imagem: Reprodução TikTok

Volta e meia nos deparamos com as mais variadas trends surgindo nas redes sociais, principalmente, no TikTok. A novidade da vez já ligou um alerta nos dermatologistas por conta do seu perigo.

Na verdade, até parece algo simples e inofensivo, já que a trend propõe simplesmente que se aplique protetor solar em determinadas áreas do rosto ou do corpo, deixando as demais expostas ao sol para criar efeitos de luz e sombra com contornos naturais.

A tal prática arriscada, que usa a hashtag #sunscreencontouring (em português, contorno de protetor solar), já conta com milhares de vídeos e visualizações, e a proposta não poderia ser mais inusitada: criar a técnica de contorno facial, geralmente feita com maquiagem, usando o protetor solar.

O problema é que partes do rosto ficam totalmente expostas, sem o protetor solar, o que não é recomendado por especialistas. Enquanto essas partes ficam expostas, outras recebem uma boa quantidade de protetor (as regiões que não se deseja queimar). 

  Continua Depois da Publicidade  
Trend protetor solar
Imagem: Reprodução TikTok

A ideia é deixar o sol agir para criar linhas com o bronzeado, que seriam sombreadas se fossem maquiadas. Existem até vídeos indo mais além nessa trend, sugerindo que se faça o mesmo em regiões como a barriga, com o intuito de salientar os gominhos do abdômen.

Alerta de risco

Parece que as pessoas estão ignorando tudo o que aprenderam ou não aprenderam nada mesmo. O fato é que essa trend vai na contramão do que se deve fazer em relação à saúde da pele. 

Por exemplo, deixar parte da pele exposta ao sol sem protetor traz sérios riscos e, portanto, faz mal para ela. É fundamental proteger a pele toda, sem deixar nenhuma parte exposta ao sol.

Mesmo que a curto prazo, a ideia possa parecer inofensiva, a longo prazo isso pode resultar em sérios problemas, como envelhecimento precoce, manchas e, até mesmo câncer de pele

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo especialistas, não adianta nada passar protetor em parte do rosto ou corpo e deixar o restante exposto ao sol. 

A melhor forma de conseguir esse efeito de luz e sombra no rosto, é com uma maquiagem, sempre optando por produtos testados dermatologicamente, sem esquecer de retirá-la antes de dormir. 

Além disso, sempre que se expor ao sol, é aconselhável usar maquiagem com filtro solar ou combinar o uso da maquiagem com o protetor solar.

Já, para conseguir o efeito desejado no corpo, a dica é apostar em autobronzeadores, que tenham procedência e sejam devidamente certificados.

É preciso entender que enquanto a maquiagem pode ser colocada e removida, com o bronzeado isso não acontece. Após bronzear a pele, o dano já está feito e o efeito do sol é acumulativo. Qualquer possível dano celular, será para a vida toda.

  Continua Depois da Publicidade  

No mais, a dica é ter muita cautela antes de sair seguindo as trends das redes sociais, na maioria das vezes, criadas por pessoas leigas e sem nenhum estudo das possíveis consequências.

Você já conhecia essa trend? O que achou? Tem o hábito de passar protetor solar diariamente? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário