Locais onde você não sabia que precisa usar protetor solar e que vão te surpreender

publicado em

Não é de hoje que ouvimos falar da importância de passar protetor solar diariamente. Entretanto, algumas pessoas só se lembram do produto quando vão à praia ou piscina e nos dias em que faz mais calor. 

Já outras até passam o protetor solar com maior frequência, porém, em meio à correria nem sempre conseguem aplicar o produto direitinho ou em todos os locais do corpo que precisam da proteção.

Filtro solar
É importante ficar atento aos locais que costumam ser negligenciados na hora de passar protetor solar

É por essas e outras que é importante ficar atento aos locais onde é necessário passar protetor solar, o que inclui tanto lugares no sentido de espaços físicos onde uma pessoa pode estar presente quanto partes do seu corpo. Alguns certamente vão te surpreender!

Avião

Quem viaja de avião regularmente fica particularmente vulnerável à exposição e ao dano solar. Inclusive, pesquisas já mostraram que pilotos e tripulações de voo apresentam mais casos de melanoma (câncer de pele) do que pessoas em outras profissões.

Um dos motivos é que estar dentro de um avião, passando acima das nuvens, é o mais próximo que chegamos dos perigosos raios solares. 

A dermatologista Lauren Kole explicou ao Health que quando está em um avião, o passageiro conta com menos proteção das nuvens. “Então, se você sentar à janela, a exposição ultravioleta (UV) pode ser significativa”, completou.

Algumas janelas e para-brisas até são formuladas para bloquear os raios ultravioleta B (UVB), mas deixam passar os raios ultravioleta A (UVA). 

Um estudo de 2015 apontou que pilotos e comissários de bordo estavam expostos principalmente aos raios UVA. Os pesquisadores indicaram ainda que a exposição poderia se comparar a uma sessão de cama de bronzeamento.

Para quem pega voos com frequência, eis a recomendação que a professora associada de dermatologia da Universidade Vanderbilt, Jami Miller, deu ao Health: antes de subir em um avião, passar protetor solar nos locais que ficam expostos, como a face, as mãos e os braços.

Carro

Assim como os aviões, os carros também permitem a entrada dos tão prejudiciais raios UV. Os parabrisas de alguns carros até são produzidos com o objetivo de bloquear todos os raios UVA e UVB, mas um estudo de 2016 apontou que as janelas laterais e de trás oferecem menos proteção.

Para aumentar a proteção, além de passar protetor solar nas áreas do corpo que estão expostas antes de entrar no carro, existe a opção de colocar películas de proteção contra raios UV nas janelas do carro.

Água, neve e outras superfícies refletoras

Mesmo que você vá para a sombra ou esteja se protegendo com um chapéu, é preciso ficar atento às superfícies que estão por perto: se elas forem capazes de refletir a luz do sol, ainda assim poderá haver uma exposição aos raios UV.

A professora associada de dermatologia Jami Miller explicou que tudo que tem uma coloração clara pode refletir a luz solar de volta para você. 

“Você pode não pensar que precisa de qualquer coisa (para te proteger contra os raios solares) porque, por exemplo, está embaixo de uma sombrinha, mas você ainda pode pegar bastante sol devido à luz (que está) refletindo de outras coisas”, alertou.

Dias nublados e inverno

Mesmo em dias nublados em que você não vê muito o sol, é necessário passar protetor solar. Isso porque as nuvens bloqueiam parte dos raios UV, mas não todos. 

Além disso, mesmo que o sol seja menos visto no inverno, o protetor solar também precisa ser passado nessa época. Especialmente para quem estiver em um local com neve, que pode fazer com que mais raios UV sejam refletidos na pele.

A exposição aos raios UV se acumula ao longo do tempo, portanto, a falta de proteção nos dias nublados e no inverno também pode ser prejudicial.

Luzes artificiais

As pesquisas estão começando a mostrar como as luzes artificiais UV também podem fazer mal para a pele. Por exemplo, você já foi a um salão de beleza que tinha cabines para secar unha com luz UV?

Um estudo de 2023 encontrou dano ao DNA em células humanas quando elas foram expostas à radiação UVA usada em secadores de unha. Os pesquisadores observaram mutações celulares similares às que são vistas em casos de câncer de pele.

Embora o estudo não tenha sido feito em seres humanos, ele alerta quanto aos riscos dos secadores de unha com UV. Uma saída seria passar protetor solar antes de ir ao salão para fazer as unhas ou usar luvas de manicure, que deixam apenas as unhas expostas.

Porém, mesmo assim ainda é possível pegar câncer de pele embaixo da unha, alertou a Dra. Kole, que também afirmou que usar o acessório ou passar protetor solar não é 100% seguro.

Couro cabeludo e linha do cabelo

As áreas do couro cabeludo que ficam expostas e a linha do cabelo ou contorno do couro cabeludo, onde o cabelo tende a ser mais fino, também precisam receber a aplicação de protetor solar. Apesar disso, elas costumam ser esquecidas pelas pessoas.

Outra dica é usar um chapéu para ter uma proteção extra. Entretanto, especialmente se o chapéu tiver furos ou buracos, também será preciso passar protetor solar debaixo dele. Entenda como o sol faz mal para os seus cabelos.

Embaixo da roupa

Não é preciso passar protetor nas partes do corpo que estão cobertas por roupa, certo? Não é bem assim que funciona: nem todas as peças e tipos de roupa funcionam do mesmo modo quando se trata da proteção contra o sol.

Mas, uma regrinha pode ajudar: se você consegue enxergar a luz através do tecido da roupa que está usando, isso indica que os raios UV conseguem atingir a pele embaixo dessa peça de roupa.

Para não correr riscos, vale a pena passar protetor solar pelo corpo antes de se vestir ou até mesmo investir em roupas com fator de proteção ultravioleta (FPU).

Pés e orelhas

Talvez os seus pés não vejam a luz do sol com frequência, porém quando você for usar sandálias, chinelos ou ficar descalço, é importante não se esquecer de passar protetor solar nos pés.

Outra área que pode ser negligenciada são as orelhas. Assim, quando for aplicar protetor solar no rosto, lembre-se de espalhar o produto nas orelhas, dando uma atenção especial à parte de cima das orelhas e aos lóbulos das orelhas.

Embaixo dos braços

Embora não seja necessário passar protetor solar nas axilas todos os dias, fazer isso é importante caso você fique sentado ou deitado ao ar livre (na praia, por exemplo) com os braços atrás da cabeça ou se estiver perto de superfícies que podem refletir a luz do sol.

Pálpebras

As pálpebras e outras áreas delicadas de pele perto dos olhos são alguns daqueles locais que as pessoas costumam esquecer de proteger contra o sol, mas a proteção é necessária. Ao mesmo tempo, é importante ter cuidado com o protetor solar escolhido para usar na região.

O conselho da dermatologista Lauren Kole é utilizar um protetor solar mineral não irritante nas regiões da pálpebra e abaixo dos olhos. O produto não deve conter parabenos e álcool, além de ser dermatologicamente testado.

Recomenda-se ainda aplicar o protetor em pequenas quantidades e reaplicar de duas a três vezes ao dia quando houver exposição ao sol. Outro cuidado necessário é usar óculos de sol para proteger os olhos. As informações são do Yahoo Life e do Beleza na Web.

Você tem o hábito de passar protetor solar? Já usava o produto nos locais citados? Vai começar a usar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário