Um cobertor pesado pode ajudar a melhorar sua insônia

Especialista:
atualizado em 20/10/2020

A qualidade do sono tem impactos significativos na qualidade de vida. Mas você já parou para pensar que a insônia pode estar relacionada com seu cobertor? Isso mesmo!

É o que mostra uma pesquisa realizada na Suécia. Ela aponta que seus dias de insônia podem estar perto do fim. O aliado da vez: cobertores pesados!

Eles foram testados em um grupo de pesquisa que utilizou diferentes pesos acoplados em cobertores. A ideia foi observar ao longo de um ano os benefícios do toque sobre o corpo na hora de dormir. Uma alternativa segura e eficaz no tratamento de quem sofre com a insônia.

Resultados do estudo

De acordo com os pesquisadores, os pacientes avaliados que sofrem com distúrbios do sono apresentaram redução da gravidade da insônia, melhor sono e menos sonolência durante o dia ao dormir com um cobertor pesado.

Eles relataram melhora principalmente na manutenção do sono, maior nível de atividade diurna e redução dos sintomas de fadiga, depressão e ansiedade.

Por que ocorreu?

Uma boa explicação para o efeito calmante é a pressão que o cobertor exerce em diferentes pontos do corpo, estimulando a sensação de toque semelhante à massagem e acupressão (técnica da medicina chinesa que pode amenizar a insônia, dor de cabeça, estresse e ansiedade).

O toque é uma necessidade básica que proporciona calma e conforto, de acordo com a teoria psicanalítica do ambiente de retenção. Por isso, o cobertor pesado causou um grande efeito sobre a insônia, reduzindo também a ansiedade e depressão.

À primeira vista, pode parecer estranho dormir com cobertores cheios de pesos, não é mesmo? Mas para buscar a solução de um problema, a experiência é bem vinda.

De onde vem a insônia?

Insônia

As principais causas de insônia são reflexos dos maus hábitos de sono, depressão, ansiedade, falta de atividade física e doenças crônicas. Além disso, pode estar relacionado ao uso de alguns medicamentos.

Entre os principais sintomas da insônia estão, por exemplo, dificuldade para dormir, dificuldade de permanecer dormindo e sentir-se cansado.

O que fazer para não ter insônia?

  1. Melhorar os hábitos de sono;
  2. Mudar os hábitos alimentares;
  3. Procurar uma terapia comportamental;
  4. Identificar o controle das causas que provocam insônia;
  5. Evitar usar remédios para dormir sem prescrição do médico.

Além disso, outra dica interessante é experimentar alguns destes melhores chás para dormir bem e rápido.

Fontes e Referência Adicionais

Você sofre muito com insônia? O que achou da pesquisa e seus resultados? Comente abaixo!

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